Venha fazer parte da KTO
x

Post de Lucas no fórum "Análise dos jogos" do Meu Timão

Muito bom o post. Também sempre fui muito crítico do Ramiro, mas, sinceramente, nos últimos jogos ele é um dos menos piores.

Volto ao que todo mundo tá falando: o time é muito, muito mal treinado!

Como melhorar? Cara, eu iria no esquema do Tite 2015: no apoio 2 blocos de 3 jogadores que vão triangular, tentar abrir espaços para mandar para o meio, ou na cabeçada do Jô, ou num chute de fora. Pela direita, o trio seria Araos, Fagner e Ramiro, pela esquerda seria cantillo, Gustavo e Piton. Quando tivesse no lado esquerdo, Fagner e Ramiro manteriam um pouco mais recuado e Camacho e araos aparecendo pra dar opção para o chute no meio. Quando tiver do lado direito, piton e Camacho mantém se recuados, cantillo dá opção no meio e Gustavo na outra ponta.

O time não é nada compacto! O araos corre de um lado para o outro sem saber o que fazer! Cantillo também! Fagner e Piton não sabem qual é a hora de apoiar. Gustavo perdido. Jô volta porque fica puto que a bola não chega. Não adianta trocar peças, quem entrar vai sofrer nesse time sem encaixe.

Na defesa, fica sempre um buraco no meio e os laterais saem pra tentar fechar algo que não era pra eles fazerem, a bola vai rapidamente pra ponta e la vem bola perigosa na área!

Também defendi muito o TN, mas não é resultado, é desempenho que tá faltando. O time parece um catado em campo.

Sinceramente, só temos 9 ptos pelo peso da camisa e pelos jogadores que as vezes decidem sozinho. Jogamos pior os 6 jogos.

em Análise dos jogos > Análise tática jogo Corinthians e Botafogo: escancarando as falhas...

Em resposta ao tópico:

Tá difícil defender certos jogadores. E principalmente Tiago Nunes, que nesse jogo falhou taticamente. O jogo contra o Goiás, por incrível que pareça, foi mais organizado que esse, que foi um verdadeiro caô de mal posicionamento e jogadores específicos indo pra marcação por opção do técnico.

PRIMEIRO TEMPO

O primeiro tempo foi uma vergonha, e nem vou falar do frango do Cássio: Fagner, apesar do gol, pecou muito na marcação e passe, Gil errou demais, Camacho e Cantillo falhando demais na marcação. Quando Ramiro recebe a bola, ele é caçado porque ele não tem quem adiantar, ou se passa a bola é no campo de defesa.


Observem o mapa de calor do 1º tempo: o Corinthians ficou totalmente na defensiva, e observem que os ataques do Botafogo saíram pelos lados. Isso porque os laterais avançavam muito pelos lados, nas costas dos laterais. Foram 8 chutes do Botafogo contra 4 do Corinthians.

Por que passes no campo de defesa, pergunta o torcedor inteligente? Porque TN propôs uma partida pra manter uma maior posse de bola defensivamente. E isso, meus amigos, não funciona num time que tem como esquema um 3-5-2 com a linha de 5 extremamente poderosa pra sufocar o meio-campo como é o Botafogo. Por isso, quem critica Ramiro, Araos e principalmente Gustavo Silva não sabem o que diz – e isso será provado já já -, porque a proposta do jogo foi posse de bola no campo de defesa, tocando a bola sem objetividade, se posicionando em linha. Araos praticamente era o volante do time, dificilmente conseguia ir pelos lados – detalhe, ele passou a bola apenas 22 vezes em todo o jogo! E o absurdo é o Ramiro ter que virar lateral pra tentar cobrir o Fagner, como se tivesse velocidade pra isso! O certo é um dos volantes recuar pra virar zagueiro, e nem isso eles foram eficientes!

SEGUNDO TEMPO

Agora no segundo tempo a coisa mudou, dessa vez com grande mérito do treinador. Tiago Nunes tirou Cantillo pra entrada de Otero. Mais tarde tiraria Araos pra entrar Mateus Vital, e aí foi de fato uma mudança inteligente: porque assim alternou para um 4-1-4-1 mantendo Camacho de volante, Otero na esquerda, Ramiro centralizado, Vital e Gustavo Silva. Deu maior liberdade ao Araos e Ramiro, sufocando melhor o esquema 3-5-2 do Botafogo e neutralizando principalmente Honda, Kalou e Alexandre.

Mas ainda assim os laterais estavam uma vergonha: falhavam muito na marcação. O segundo gol, do marfinense Kalou – jogador que sempre gostei aliás -, foi justamente devido ao Ruan jogando nas costas de Fagner. E Camacho e Gil falhando bisonhamente.
Ainda assim o gol do Jô sairia devido a essa mudança tática, que mudou o time principalmente devido ao Otero, que mostrou a que veio. OTERO TITULAR JÁ!

EXPLICANDO O RAMIRO

O mapa de calor mais acima corresponde ao posicionamento dele em campo e o mapa com pontos representa todos os “pífios” 45 passes que ele recebeu – pífio porque deveria ter recebido mais em ataque. Não tem como demonstrar, mas resumidamente o lado esquerdo dele se compõe de uns 3 passes antes dos 20 minutos e uns 5 ou 6 passes entre os 34 e 43 do primeiro tempo, com mais uns 3 passes entre os 60-70 minutos e outros 3 ou 4 depois dos 80. E A GRANDE MAIORIA DOS PASSES FOI NO CAMPO DE DEFESA! Percebem agora que nesse jogo Ramiro não pode ser culpado? Não pode porque o esquema tático do time não o favorece, tanto que ele teve que recuar demais, sendo até lateral e por vezes se posicionando aonde Cantillo ficaria pra receber passes de Avelar ou Piton!

A proposta do Tiago Nunes foi ter maior posse de bola na defesa, E NUM 4-2-3-1! Não é à toa que o time foi trucidado, ainda mais num esquema do Botafogo composto de 5 meias muito bons! Isso prova que o Paulo Autuori deu um verdadeiro nó tático no Tiago Nunes.

RESUMO DO JOGO


Nesse três quadros acima vocês podem ver os jogadores que mais passaram no jogo e a posse de bola do jogo todo. O “melhor” passador foi Vital (que não errou nenhum passe). Agora quem passou mais vezes a bola? Camacho, Gil, Danilo Avelar, Fagner e Lucas Piton! E qual jogador foi o mais acurado? Camacho, disparado! Estão vendo como não é tão simples criticar jogadores? E diga-se de passagem, Camacho foi um dos melhores em campo.

Outros dados do jogo:

- Araos e Piton driblaram 3 vezes, os maiores dribladores, Caio Alexandre do Botafogo driblou 3 vezes.

- Honda foi quem roubou bolas com mais sucesso: 3 vezes, mas de 6 tentativas e Honda nunca foi volante, mas sim meia-central ofensivo. Camacho chega em segundo, também com 3, mas com 4 tentativas – pois é, Camacho sendo melhor nesse quesito como no paulista. Depois vem Kanu do Botafogo e Ramiro, ambos com 2 roubadas de 3. Repetindo: será que é tão simples assim criticar um jogador?

- Quem chutou mais a gol? Os 5 primeiros: Kalou, Honda e Bruno Nazário com 3, Otero e Gil com 2! E quem chutou a gol? Bruno Nazário e Otero com 2, Kalou, Danilo Avelar, Fagner e Gustavo Silva (Mosquito) com 1! Dos chutes defendidos, Gil chutou 2 vezes, Vital e Mosquito – que mal foi acionado no jogo todo, parecendo enfeite do TN – 1 de cada.

- Os 4 melhores dribladores do jogo são todos do Botafogo: Kalou, Nazário, Caio e Babi não erraram um drible sequer. O quinto melhor foi adivinhem quem? Otero, com 67% de dribles acertados!

- O melhor interceptador do Corinthians foi Danilo Avelar com 2: 1 na defesa (aquela em que ele salvou o gol) e no lado esquerdo (virou lateral de novo kkkk)

- Para quem diz que Gustavo Silva jogou mal, ele passou a bola apenas 15 VEZES – ou seja, ele mal foi acionado em campo! Jô passou a bola apenas 18 vezes, então por aí vocês devem entender o que tá acontecendo com o Gustavo né? Araos, coitado, passou a bola 22 vezes só! Ramiro passou 45 vezes. Agora quem passou mais bolas: Camacho, 78; Piton, 72; Gil, 71; Fagner, 66, E O CÁSSIO PASSSOU 35 VEZES!

- Um detalhe sobre o Gustavo Silva é que ele bloqueou o adversário com sucesso uma vez só...ok, mas em que posição ele roubou? NA POSIÇÃO DO Camacho! Piton bloqueou 3 vezes e Gil apenas 2 vezes.

CONCLUSÃO

As pessoas me acusam de ser defensor do Ramiro. De fato eu gosto dele, mas nunca fui de “defender jogador”, procuro agir com imparcialidade. Nesse jogo ficou evidente uma coisa: não dá pra julgar um jogador se a abordagem tática do time o desfavorece – e como desfavoreceu! Araos teve que muitas vezes jogar quase como um volante. Gustavo Silva então nem se fala: que culpa ele tem se mal foi acionado em campo, parecendo um enfeite de gramado?!

Não consegui passar o mapa de calor do Avelar, mas ele ficou praticamente na defensiva ao invés de participar do meio-campo como nos outros jogos. É principalmente pelo Avelar e o meio-campo que ele escolhe é que percebo o que o Tiago Nunes quer, como ficou evidenciado aqui.

Nunca me senti tão decepcionado com o treinador como hoje. Certamente ele deve ficar de olho, pois aqui foi provado com análise tática e números que o que aconteceu hoje foi pra descaracterizar jogadores, sem perceber quem é que está sendo descaracterizado de fato. A teimosia tem limites: se o Tiago Nunes quiser ficar, que aborde os jogadores de acordo com as suas características ao mesmo tempo em que observa o adversário, e não fazendo o que fez hoje, por covardia tática e desprestígio profissional. Botafogo tem todo o mérito, mas um Corinthians melhor escalado e com abordagem tática diferente sem dúvida sufocaria o Botafogo. O melhor seria como Tiago abordou no segundo tempo, e aí fica provado que, de repente, podemos voltar a um 4-1-4-1 ofensivo.

VAI CORINTHIANS!

Responder ao post do Lucas

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Épico
    Avatar de Corinthian Casuals

    Andrés Sanchez articula a volta da Renovação e Transferência

    Última resposta há 3 minutos por Fábio Tavares de Farias de.Almeida

    34respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de LEANDRO SILVEIRA DE OLIVEIRA

    Vai jogar quem estiver melhor

    Última resposta há 5 minutos por Sérgio Libanori

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Yuri Andrade

    O Corinthians precisa dar tempo para o Antônio!

    Última resposta há 5 minutos por Fábio de Carvalho

    51respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Ghost Corinthiano

    Especialista explica os problemas táticos do Corinthians!

    Última resposta há 5 minutos por Mauricio Barbosa

    139respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Nikola Tesla

    3 Milhões de Reais

    Última resposta há 6 minutos por Fábio de Carvalho

    11respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Shu Neto

    Gabriel vai voltar e ser peça fundamental

    Última resposta há 6 minutos por keneki ken

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fantasma

    Pessoal quer a globo paparicando o Corinthians

    Criado em 1 hora por Fantasma

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Corintiano sofredor !!

    Não sei se vocês assistem o Corinthians TV!

    Última resposta há 6 minutos por Fábio de Carvalho

    14respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de EDILSON EVARISTO JUNIOR

    Titular e Capitão!

    Última resposta há 6 minutos por Daniel Maya

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de André Silva Novais

    Garro e Coronado!

    Última resposta há 6 minutos por Ayrton Faria

    55respostas

    acessar o tópico