Venha fazer parte da KTO
x

Post de Durval no fórum "Análise dos jogos" do Meu Timão

Sendo objetivo...treino é treino...jogo é jogo, como dizia o velho Didi (bicampeão mundial) pela seleção brasileira, simples não adianta o cara arrebentar durante a semana no treino e chega no jogo amarela errando passes de 05 metros sou corinthiano das antigas e não aceito esse tipo de erro

em Análise dos jogos > Análise tática do jogo América-MG e Corinthians: Vágner Mancini foi...

Em resposta ao tópico:

Antes de mais nada, devo uma explicação para o pessoal que me acompanha: geralmente escrevo meus artigos depois do jogo, mas não pude fazer o artigo antes porque os sites e aplicativos nas quais eu busco para fazer estatísticas não trazem todas as informações da Copa do Brasil, com a exceção do 365 Scores e de outro site que achei – e ainda assim eles me foram postar os mapas de calor apenas aos 20 do segundo tempo, e outros ainda foram me colocar os dados hoje (sexta-feira)! E por isso nem me preocupei em preparar o artigo naquela noite. Mas agora conseguirei fazer uma boa análise.

A grande maioria ainda está com dor de cachola depois do jogo. Mas vou ser sincero com vocês: sou corintiano, mas nunca fui “clubista” – se for pra defender até mesmo o Palmeiras, eu faço sem preconceitos, e esse tipo de caráter é uma coisa que venho forjando por anos. Mas também não acredito no que o clube diz de si mesmo e nem no que o jogador diz de si mesmo, e tampouco o que ele fala sobre o clube e vice-versa – e os episódios que vem acontecendo no nosso próprio time e no de outros tem cada vez mais educado os torcedores para não serem clubistas. A eliminação não foi vexatória pra mim porque eu sabia da qualidade do adversário e do nosso próprio – não que o time escalado fosse ruim, e entendo quem não aprova determinados jogadores, mas sim na falta de “fibra” de alguns deles. Por exemplo, Everaldo não é pra ser titular numa partida em que o adversário possui uma defesa comportada taticamente como foi contra o América-MG, mas sim contra um Santos por exemplo, que possui falhas de recomposição defensiva como tem mostrado no Brasileirão. Se tiverem a coragem de lerem com a taça vazia, procurarei provar que Everaldo foi o menos culpado nesse jogo. E mostrarei que as substituições deveriam ser outras, e é a primeira vez que responsabilizo o Mancini.

QUAIS FORAM OS PRINCIPAIS ERROS?

O principal erro pra mim foi não ter colocado Luan ou Araos no lugar de Cazares após ele se machucar. Se colocasse o Luan, poderia jogar num 4-4-2 recuando Davó para a meia-direita – que é a posição dele de fato - e centralizando Ramiro, facilitando demais pra Vital. Ou poderia entrar num 4-1-4-1, sendo que nesse esquema Éderson seria o único volante, Xavier como segundo volante e armador totalmente centralizado, Ramiro na direita e Vital na esquerda, Luan/Araos como meia-atacante na Zona 14 e Davó de falso 9. Nesse esquema tático, partindo de Xavier, todos podem trocar de posição em todos os lados do campo ofensivo, com a exceção do Luan, que só poderia trocar de posição com Davó.

Essas seriam as substituições acertadas. Mas Mancini preferiu colocar mais um meia veloz e centralizando Mateus Vital, o que não deu certo por um 2 motivos: primeiro, Vital não pôde jogar centralizado como ele queria devido ao sufoco do meio-campo americano, como se vê no mapa de calor dele; e segundo porque Everaldo não recebeu o apoio que deveria.

Observem os mapas de calor dos jogadores: notem que organizei como uma montagem de esquema tático, partindo do volante, num 4-2-3-1, a partir dos volantes, de baixo para cima. Percebam que Vital virou praticamente um volante, fazendo com que Everaldo ficasse isolado – e como ele ficou mais isolado, sempre tinha dois ou três americanos para marcar e roubar a bola dele ou o pressionando para que errasse passes. É esse o segredo de neutralizar jogadores rápidos: neutralizar jogadores que interligam para isolar o meia veloz. Pois não é assim que procuram fazer com Marinho, ou mesmo com Neymar? Longe de mim comparar Everaldo a esses jogadores, apenas abordo taticamente as semelhanças de condições que eles se encontram numa partida assim.

Os dois mapas provam tudo o que eu disse antes: o mapa de cima mostra a posição média dos jogadores, com titulares e reservas, e o mapa de baixo é o mapa de calor do jogo todo. Observem que, quando Cazares (10) saiu e entrou Everaldo (37), este não recebeu apoio de ninguém – tinha um enorme buraco no nosso lado esquerdo devido a isso, e é onde o América-MG mais atacou. Notem que Vital (22) virou um mero segundo volante. Só Luan (7) é quem mais tarde apoiaria Everaldo. Quem deveria apoiar Everaldo no jogo era Éderson – e ele foi muito péssimo na partida. Errou muitos passes e deixou jogadores passarem por ele. E outro que deveria apoiar ele é Lucas Piton, mas ele também errou muitos passes – 67% de acerto apenas. O nosso lado esquerdo – o de Piton – foi extremamente visado para atacar. E Davó, que reclamou o tempo todo da falta de bola no ataque, virou mais um volante.

Dos titulares que são meias, Ramiro foi o melhor da partida: foi o mais preciso em termos de passes – 81% - e se posicionou como pôde. Só não pôde virar centroavante porque o esquema não permitia.

Daí podemos entender muita coisa: Mancini explicou que Everaldo foi colocado para se ter maior velocidade, mas era justamente isso o que menos precisávamos! Era importante que preenchêssemos a zona defensiva deles, e para isso precisávamos de jogadores com capacidade para rodar a bola e trocar de posição o tempo todo, coisa que não houve. E o mais curioso de Everaldo é que ele fez apenas uma falta no jogo todo, o que gerou o cartão. Isso deve dizer alguma coisa sobre a abordagem dele. Não nego que ele não merecia o cartão, mas o fato de não ser faltoso mostra um caráter melhor do que Gabriel por exemplo, na Libertadores passada.

E não adiantou colocar Gabriel e Cantillo porque não houve pressão de jogadores, com a exceção do próprio Cantillo. Ele foi um primor: acertou TODOS os 33 passes, mas foram passes com pouca objetividade porque quem as recebeu cometia o erro da previsibilidade: até eu, com problema de menisco, saberia roubar a bola dos caras porque eu saberia aonde eles passariam a bola (acho que nessa eu exagerei kkkkkkkk)! Outro erro foi a entrada de Natel que, ao invés de se posicionar na esquerda, virou ponta direita e não se infiltrou na área como gosta de fazer.

Pra esse jogo, era imprescindível colocar Roni. Ele daria um excelente suporte ao Cantillo. Outra coisa que não falei é que Araos e Luan poderiam perfeitamente entrarem no jogo e jogarem juntos, desde que Roni entrasse também. Com Roni, teríamos uma solidez melhor no ataque e furaríamos facilmente a defesa pelo meio, uma vez que a mobilidade dele combinado com a infiltração de Xavier e a mobilidade de Araos e Ramiro facilitariam demais essa infiltração, e Luan seria extremamente beneficiado com isso.

CONCLUSÃO

Ficou evidente que o time não possuiu taticamente o mesmo comportamento de domingo. Se vocês olharem o meu último artigo do jogo contra o Inter e olharem o mapa de calor, verão a diferença absurda: enquanto naquele jogo o Corinthians andou pelo campo todo e concentrou a marcação no meio-campo, aqui eles jogaram praticamente só atrás. Se acusam Everaldo de errar passes, deveriam antes acusar outros que falharam nesse âmbito e de jogarem só atrás, a exemplo de Piton e Éderson, que além de errarem o tempo todo não apoiaram ele. É absurdamente fora de contexto colocar Everaldo como culpado nessa partida, uma vez que o meio-campo, à exceção de Ramiro, falharam em demasia. O pobre do Vital fez o possível dentro do que foi pedido pra ele fazer, mas a posição dele em campo o prejudicou muito, e foi outro que não apoiou Everaldo. Por isso, pensem duas vezes antes de crucificarem jogadores que mal tiveram participação tática no time.

UMA CERTA SEQUÊNCIA DE ERROS NÃO É CONDENÁVEL QUANDO O JOGADOR TEVE POUCA PARTICIPAÇÃO EM CAMPO, CHEGANDO A LÓGICA DE QUE SÓ É CENSURÁVEL OS ERROS QUANDO SÃO PROPORCIONAIS – REPITO, PROPORCIONAIS – A PARTICIPAÇÃO DO JOGADOR NO MESMO NÍVEL DOS OUTROS.

Se Everaldo tivesse tanta participação quanto teve Fagner ou Ramiro ou Cantillo, aí poderia dizer que ele falhou, mas não é o caso, simples assim. Outra coisa que vimos é que não adianta ter um jogador que seja excelente passador sendo que o time não faz isso valer a pena em ataque.

Esse é o primeiro jogo do Mancini que coloco boa parte da responsabilidade nele, uma vez que a troca de jogadores não foi acertada. Precisávamos de maior acerto de passes no meio campo, o que tivemos muito pouco. Aliás, se o Cantillo jogar como jogou nesse jogo, prefiro mil vezes ele titular ao invés do Éderson, mas não adianta nada se ele não tiver meias que tocam bem e agridem o adversário. Mas bola pra frente que só nos restou o Brasileirão, e temos tudo pra fazer um excelente campeonato, agora que achamos o jogo certo. Já descobrimos 90 por cento do time ideal e esquema ideal, e já damos motivos para os adversários nos temerem.

VAI CORINTHIANS!

Responder ao post do Durval

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Paulo Henrique Sola

    Essa é a maior diferença na história entre Corinthians e Palmeiras!

    Última resposta há 21 segundos por Márcio José Rodrigues

    17respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Thiago Ferreira

    Olhar o Rival Perder do por 2x0 na altitude e virar o jogo é deixar nós mais pra baixo!

    Última resposta há 56 segundos por Felipe Jhors

    5respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Ayltom D.

    Equilibrando gratidão e renovação: o desafio da gestão esportiva

    Última resposta há 1 minuto por Fábio de Carvalho

    30respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Yuri m.

    Roque citadini: Acórdão entre Augusto e andrez

    Última resposta há 3 minutos por Raphael De carvalho

    59respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Caosfera Records

    Desrespeito do Cássio com COLEGAS E TORCIDA

    Última resposta há 4 minutos por Ítalo Amaury Teixeira da Silva

    8respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Felipe alves

    Cássio e Safagner não está nem aí para o clube e sim pra eles próprios entra no c* um do outro rala

    Última resposta há 4 minutos por Andre andre

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de B R C

    Sonho: jogar igual ao Bolívar contra o Flamingo

    Última resposta há 5 minutos por Andre andre

    8respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Jonathan Mello

    O Corinthians acabou depois desse dia

    Última resposta há 5 minutos por Matheus Ramos

    223respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Leonardo Fernando

    Martin anselmi é o nome que o Corinthians tem que investi pra técnico Alô Augusto melo se vire

    Última resposta há 7 minutos por Thiago Alonso Netto

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Haaland Corinthiano

    O mais bizarro dessa notícia do GE sobre Cássio poder ficar fora domingo

    Última resposta há 8 minutos por Edwin Duval

    42respostas

    acessar o tópico