Post de sei de nada não bacana Silva no fórum "Análise dos jogos" do Meu Timão

Você perguntou cadê o pessoal que fica pedindo o Renato Gaúcho? Bom, eu não gosto dele e nunca pedi ele aqui, mas uma coisa é certa, você não pode definir ele em uma partida, essa contra o Corinthians, você tem que ver os títulos e ótimos jogos que o grêmio teve, o time joga bonito e pra frente, ganhou títulos importantes, agora você vem arrebentar com o cara com o argumento só de 1 jogo?

em Análise dos jogos > Análise tática jogo Corinthians e Gêmio: cadê o pessoal que pedia...

Em resposta ao tópico:

VOLTEEEEEI! Tive problemas nos últimos dois jogos - no último domingo inclusive fui mesário - mas voltei com o dedo afiado no teclado! (E estou escrevendo pra não decepcionar uns amigos ai kkkkk!)

Em várias lives que vi, teve muito flamenguista e gremista elogiando o Corinthians e dizendo que merecia vencer. Luan e Fagner foram os principais articuladores com dois a menos. Bruno Méndez e Gil foram monstros, Marllon quando entrou foi excelente.

Mário Marra disse, com muito acerto, que o Corinthians não deixou o Grêmio jogar o que está acostumado, e esses mapas acima provam isso: enquanto o Grêmio (azul) ficou mais vezes posicionado no meio, o Corinthians (branco) sufocava justamente no meio, forçando o Grêmio a jogar pelos lados, com muitos cruzamentos infelizes. Jean Pierre, que deveria jogar mais avançado, cometeu o mesmo erro tático de Cantillo (por opção de Mancini) e jogou mais atrás, e esse, disparado, foi o principal erro do Renato gaúcho.

A verdade é que Gaúcho foi engolido taticamente pelo Mancini. É muita inteligência colocar Gabriel para neutralizar a zona central e impedir o ataque pelo meio, e mais inteligência ainda para dar liberdade a Luan puxar o ataque pelo meio, surpreendendo demais o Grêmio; e nessa brincadeira até Fagner ousou fazer a mesma coisa mais de uma vez.

Esse mapa de chutes mostra uma coisa interessantíssima: Grêmio (azul) chutou 15 vezes, desses, 7 foram fora. 7 desse chutes totais foram na área; e desses chutes, 4 foram fora; e desses 4,2 foram de escanteio e 2 de bola rolando! Daí vocês entendem o quão difícil foi infiltrar na área do Corinthians! O Grêmio chutou 3 bolas a gol, e o Timão apenas 1 (aquele do Fagner ao 79 do segundo tempo).

Esse mapa de passes eu pude filtrar a partir dos 73 do segundo tempo, quando o jogo ficou mais intenso, e todos esses passes foram em ataque . Foram 22 passes em ataque do Corinthians e 43 do Grêmio - observem que o Grêmio jogou mais pelos lados porque o Timão neutralizou o ponto forte deles que e no meio.

Agora o torcedor inteligente pergunta: por que nesse período Luan pegou 7 vezes na bola e acertou apenas 3? A resposta esta nesse segundo mapa, filtrado agora nos passes no meio-campo. Nesse período o Corinthians a bola 14 vezes e o Grêmio 50. A jogada do Grêmio era passar mais vezes a bola no meio para infiltrar na área, mas uma vez que Gabriel marcava muito bem (e mais tarde Camacho e Xavier), o Grêmio passou a atacar bem mais pelo lado esquerdo deles (o lado do Fagner), mas eram surpreendidos pela marcação sabem de quem? Bruno Méndez!

Méndez foi o principal defensor quando Fagner atacava. No primeiro tempo Cafú, além de atacar, conseguia acompanhar a defesa quando Fagner atacava, mas depois dele ninguém mais veio - por isso queria que colocasse Ramiro no jogo. Depois, Xavier viria a defender Fagner - Gabriel nem conseguia fazer isso de tanto que estava ocupado com o meio-campo. Quando acontecia um contra-ataque, o que acontecia muitas vezes era de a linha de defesa depender somente de Bruno Méndez, Gil e Fábio Santos, que o faziam com maestria - e é por isso que tem muita gente cogitando a ideia de um time com 3 zagueiros e tendo mais opções de meio-campo numa linha de 5.

CONCLUSÃO

Renato Gaúcho foi engolido taticamente por Mancini, disso não tenho dúvida nenhuma. Não soube se infiltrar no meio, não adiantou Jean Pierre, não se infiltrou na área como deveria, foi um show de horrores gremista. Mas com muito mérito do Mancini, que realmente viu o jogo. Outra coisa que ocorreu foi, como disse um comentarista da ESPN, de haver uma discrepância gremista de valorizarem tanto a marcação em cima do Luan sendo que, pra um time que o despachou para o Timão com 'alegria', agora vê ele aproveitando as oportunidades que podia justamente na zona central de ataque, para a surpresa do Gaúcho.

Mais vergonhoso ainda foi o fato de o Grêmio ter vindo com força máxima para o jogo e ter jogado da forma como jogou. Esse jogo não foi nenhum 'milagre': foi inteligência estratégica que vimos aqui, um treinador engolindo outro. E os torcedores que pediram Renato Gaúcho para treinador do Corinthians com certeza ficaram sem voz, porque de tática não houve nada.

VAI CORINTHIANS!

Responder ao post do sei de nada não bacana Silva

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Épico
    Avatar de Wilson Roberto de Paula Souza

    Viva a Sul Americana!

    Última resposta 5 segundos por Marcos Túllio Vieira que tem 26 posts no fórum

    35respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Eli Cardoso

    Araos Treinando entre os titulares

    Última resposta 5 segundos por Ricardo Gomes que tem 30.721 posts no fórum

    34respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Leonardo dos Santos Pereira

    Olha como é fácil enxugar a folha salarial e ainda valorizar nossos jogadores

    Última resposta 21 segundos por edson figueiredo que tem 146 posts no fórum

    56respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Carlos Gabas

    Cazares fora e agora diretoria?

    Última resposta 29 segundos por Andrés roubou meu Nome. que tem 7.970 posts no fórum

    12respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Phelipi pereira da silva costa

    Morsa é fod# off pra descontrair!

    Última resposta 1 minuto por Oilson Amorim dos Reis que tem 92.318 posts no fórum

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Ricardo Costa dos Santos

    Claudinho

    Última resposta 1 minuto por Francisco eduardo que tem 57 posts no fórum

    24respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de PAULO GROU

    Empresários e representante, BANDO DE URUBUS

    Criado em 14 minutos por PAULO GROU que tem 1 post no fórum

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Matheus Araújo

    Jô não está gordo

    Última resposta 2 minutos por dunha dunha que tem 59 posts no fórum

    137respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Ton Morello

    Revolante! Essa é a palavra!

    Última resposta 2 minutos por Tiago lopes que tem 2.543 posts no fórum

    8respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Lucas Barros

    Sem Cazares? Quais são as alternativas que nós temos?

    Última resposta 3 minutos por Tiago lopes que tem 2.543 posts no fórum

    31respostas

    acessar o tópico