Quando o Corinthians jogava contra os times treinados pelo Mancini eu ficava de orelha em pé porque eram times muito encardidos, que dificultavam muito um resultado positivo, quando não acontecia de a gente perder. Agora, estando do nosso lado, dá para confirmar isso. Basta ver que o Grêmio não conseguiu ganhar da gente com 9. Concluindo, é um treinador que sabe trabalhar na dificuldade e com o que tem em mãos. Chegou em Boa hora. Segue o jogo! Vai Corinthians!
em Bate-Papo da Torcida > Vagner Mancini e o seu moderno feijão com arroz
Em resposta ao tópico:
Quando o Corinthians trouxe o Mancini a esmagadora maioria torceu o nariz, ficou preocupada não por não entender nada de futebol, mas pelo fato do nome não ter currículo ao ponto de trazer segurança pra um time que não parecia ter solução.
Hoje, os problemas ainda estão aí, mas o que mudou é que alguns deles agora parecem sim ter solução.
O que quero discutir agora é justamente o que mais me agrada no Mancini: os esquemas e escalações que utiliza.
Não, eu não concordo com todas as escalações do Mancini, na verdade não me lembro de uma que tenha concordado 100%, mas não estou falando sobre concordar.
Fazia alguns anos que parecia que só existia UMA ÚNICA FORMAÇÃO POSSÍVEL: goleiro, dois zagueiros e dois laterais; primeiro e segundo volantes; dois pontas e um meia; centroavante.
E ACABOU O RESTO É ESCALAÇÃO!
Muitas formas de jogar diferente, muitos treinadores mas no fim, se resumiu a substituição de jogador e se vai defender ou atacar
Chegamos ao ponto de ver Vagner Love fazendo a função do Romero.
Num dado momento em 2018, ficamos sem nada para por na frente e o Carille da primeira passagem passou a jogar sem centroavante. E fomos campeões paulista. Corinthians naquele momento jogava um futebol legal de se ver, a mídia ficava tentando atacar com a acusação de estar tentando matar a posição do centroavante, o desespero era pelo temor de ver um time que confundia a defesa adversária.
Daí veio Loss, mudou o esquema, depois Jair ventura, tudo voltou ao 'normal' Jonathan, Roger, terminamos 2018 a dois pontos de sermos rebaixados.
Não sei se o Mancini vai dar certo ou errado, mas é o primeiro treinador que pode entrar com qualquer esquema e tudo num feijão com arroz. Sem inventar nada, só utilizando o que já existe e existiu no futebol brasileiro, mas não IGUAL.
Eu não sei se o Mancini vai dar certo no Corinthians, mas sei que ele pode surpreender porque está disposto a fazer algo diferente, porém não novo. Era só isso que eu queria.