Venha fazer parte da KTO
x

Post de Raphael no fórum "Análise dos jogos" do Meu Timão

Já pensou em mandar seu currículo para cifut? Agregaria muito suas análises. Parabéns pelo tópico

em Análise dos jogos > Análise Brasileirão II - Características dos times e a desonestidade...

Em resposta ao tópico:

https://www.meutimao.com.br/forum-do-corinthians/analise-dos-jogos/800158/analise-tatica-brasileirao-sera-que-o-timao-e-tao-problematico-assim Análise tática Brasileirão - Será que o Timão é tão problemático assim? Li há muito tempo que os treinadores realmente eficientes memorizaram apenas 30% daquilo que é mais importante num jogo. Isso porque o que funcionou sempre... meutimao.com.br meutimao.com.br

O link acima é do primeiro artigo sobre o Brasileirão que eu fiz. Naquela ocasião, muita coisa do que eu disse se provou correta com o passar do tempo, mas o que eu não imaginava era a evolução que o São Paulo teria.

Evoluímos muito. Descobrimos novos métodos. Mas os adversários também evoluíram. Mancini vive ressaltando que temos que melhorar certos fundamentos, e é sobre esses fundamentos que falarei aqui.

Primeiro mostrarei um ranking de jogadores com fundamentos bem específicos que serão analisados aqui, e depois mostrarei os melhores jogadores dos quatro primeiros colocados no momento em que foi escrito esse artigo - São Paulo, Internacional, Atlético-MG e Flamengo - para em seguida dar o meu parecer sobre o que temos que melhorar. Aliás, desses, apenas do Internacional eu não darei destaque porque falei bastante deles no último artigo.

Como vocês podem ver, os times que estão no topo atualmente possuem justamente os jogadores que estão melhores ranqueados sob esses fundamentos: passes, cruzamentos, finalizações e viradas de jogo (inversões).

São Paulo

Daniel Alves

A evolução tática do Daniel Alves pra essa temporada foi simplesmente absurda. No ano retrasado ele buscava fazer a transição de lateral direito para meio-campista e agora, com Fernando Diniz, o cara fez muito mais do que isso: além de meio-campista, ele faz a transição como meia-atacante agudo e meia-direita, além de volante e lateral-direito, como vocês podem ver no mapa de calor da temporada! Junto com Gabriel Sara, Tchê Tchê, Igor Gomes e os laterais, é a mola principal de ataque para que Brenner ou outro faça os gols.

Contra nós no último jogo, eu fiz a questão de dizer - e provar - que a falha do São Paulo naquela ocasião foi em não ter adiantado Daniel Alves como adiantou o Sara. Se fizesse isso, muito provavelmente perderíamos o jogo, principalmente diante de um Gabriel que perdeu a perna no segundo tempo. Aliás, se não fosse o Camacho e principalmente Gustavo Silva, certamente teríamos sofrido o empate ou até tomado a virada. E falo desde já: se não adiantar Daniel Alves contra o Santos no jogo de daqui à pouco e reter a descida dos laterais, cometerão o mesmíssimo erro que cometeram conosco!

O mapa acima é a derrota do São Paulo para o Bragantino. No Twitter, a equipe do Footstats disse que o 'Bragantino conseguiu o que quase ninguém fez, segurar o SPFC no seu campo de defesa. Geralmente, na esmagadora maioria dos jogos, essa mancha do SPFC é no campo de ataque' (grifo meu). E vou dizer a vocês: nesse jogo Daniel Alves ficou a maior parte do tempo plantado no ataque na posição de meia-atacante e teve que fazer a dureza de voltar algumas vezes para defender nas duas pontas! .

Em jogos que o São Paulo empatou ou perdeu, sempre foi pelo fato de não explorar Daniel Alves ou Gabriel Sara como deveriam, e sempre afogando os lados do campo. Vamos ver o que será daqui pra frente com o São Paulo.

Atlético-MG

Júnior Alonso, Savarino e Guga

A melhora do time se deve a esses três jogadores. Do primeiro artigo até o momento, o time evoluiu bastante. Na ocasião, eu disse que que eles só estão na frente porque eles valorizam a posse de bola no ataque mas eles falhavam na recomposição dos laterais de modo totalmente idêntico ao Corinthians - e ainda assim eles estão na frente! Disse aquilo na época para provar que o Timão não tinha nenhuma diferença de falhas com os primeiros na ocasião - e inclusive devo dizer aqui que o São Paulo vem apresentado as mesmas falhas de recomposição dos laterais que o Corinthians naqueles tempos.

Como podem ver acima, Alonso é um zagueiro que também joga de lateral direito e é extremamente participativo no ataque, quase como um meio-campista - tanto que, apesar de estar logo atrás de Daniel Alves na quantidade de passes, é bem mais preciso do que ele, só perdendo para o Thiago Heleno. Nesse âmbito, posso dizer com tranquilidade que, se Danilo Avelar não tivesse se machucado, ele seria o maior passador e o melhor criador de ataques do campeonato, visto que ele vem evoluindo justamente para isso.

Guga é um lateral-direito que também é meia-direita, e junto com Guilherme Arana, são os principais articuladores para que Keno faça seus gols. E Savarino é o melhor do time e um dos melhores do campeonato para cruzamentos. Levando em conta que o time é o terceiro passador mais preciso do campeonato e levando em conta que os principais articuladores do time são defensores, podemos nos surpreender com o fato de eles estarem em terceiro lugar. Por isso eu disse que Danilo Avelar poderia ter levado o Corinthians a outro patamar: porque hoje, zagueiros que participam do ataque são imprescindíveis no futebol moderno, como vimos há muitos anos no Barcelona com Piqué. Congestionar o meio-campo tem tido a marca registrada do Atlético desde que evoluiu nesse sentido, então podemos entender que devemos tomar muito cuidado quando analisamos times sem olhar o seu contexto estratégico, tático e estatístico.

Flamengo

Filipe Luís, Gérson e Pedro

Filipe Luís possui uma característica impressionante: é extremamente preciso em inverter bolas. Dos 24 que ele deu, ele não errou nenhum! E Gérson é o quarto melhor do campeonato nesse sentido. Apesar de não ser um time que inverte muito as bolas, quando eles fazem assim eles são extremamente precisos. Por isso eu fiz questão de colocar essa característica, porque isso é uma coisa que faz falta no futebol.

Agora o Pedro realmente me impressiona muito: apesar da função dele ser centroavante, ele também compõe o meio campo e vira realmente um articulador de jogadas com 81% de acertos durante essa temporada! Só perde pra Thiago Galhardo, que além de centroavante é de fato um meia-central e meia-esquerda. O que comprova algo que...bem, que venho sendo bem abelhudo ao falar isso(!): que, na falta de centroavantes de ofício (não que eles não sejam, mas para provar um fato), precisamos de meia-atacantes e de homens-surpresa para congestionar o meio-campo e ataque. Não precisamos de centroavante para fazer gols, e finalmente o Corinthians aprendeu isso graças ao Mancini.

Desonestidade coletiva

No primeiro artigo não destaquei certos fatores porque naquela ocasião realmente não havia necessidade. Agora eu realmente preciso provar certos fatos.

Provamos aqui que os melhores times são precisos para passar, que buscam o ataque, que cruzam bem e invertem bem a bola.

O Corinthians melhorou, de maneira gritante, nos passes, na troca de posições e na marcação-pressão, coisas que insistia bastante e falava que essas são as características dos melhores - já falei isso em outros artigos e nem preciso colocar aqui. Agora preciso falar de uma coisa muito importante e que no Corinthians tem sido flagrante de longa data: a desonestidade coletiva.

Pensem num assunto que pediam há muito tempo pra eu falar! Agora estou falando aqui, finalmente! Por desonestidade coletiva quero dizer a característica de explorar apenas um grupo de jogadores específicos e negligenciar outros só porque ele possui menos fama ou é ruim. E embora outros clubes apresentem isso, no Timão isso é bem mais visível por questões de previsibilidade.

https://www.meutimao.com.br/forum-do-corinthians/analise-dos-jogos/817184/analise-tatica-everaldo-sem-piada-abordagem-seria-e-a-critica-e-noutro-sentido Análise tática Everaldo – sem piada, abordagem séria, e a crítica é noutro sentido Quando se trata de um jogador altamente questionado, é difícil fazer um título mais profissional, já que há torcedores péssimos para dialogar mas ávidos para... meutimao.com.br meutimao.com.br

O artigo acima explica muito bem o que eu quero dizer com isso, mostrando sobre o Everaldo. Ali eu busquei provar que o problema na grande maioria dos jogos não era o Everaldo, mas era o coletivo que não o explorava com frequência como deveria ser. E para provar o que eu digo vou mostrar um jogador muito específico: Gustavo Silva.

O jogador que antes era apelidado de Mosquito e que pede com frequência para o chamarem pelo nome verdadeiro vem se destacando ultimamente por alguns fatores. No jogo contra o São Paulo, eu evidenciei uma coisa interessantísima: Gustavo foi o que menos recebeu bolas (deu apenas 5 passes) enquanto Otero e Cazares receberam mais do que o dobro, mas ainda assim ele foi o mais preciso dos passadores -não errou nenhum passe-, não errou nenhum desarme por baixo, foi mais um líbero na defesa e ainda finalizaria 2 vezes. E ele jogou 27 minutos e o coletivo não prestou atenção nele durante 27 minutos, mas ele proporcionalmente foi o melhor da equipe!

No jogo contra o Goiás isso ficou flagrante: nesse jogo (aonde ele fez o gol), ele passou apenas 20 vezes enquanto só o Jô passou 34! Cazares e Otero então foram mais do que o dobro: o primeiro passou 58 vezes e segundo 46! E no jogo contra o Botafogo (aonde ele deu a assistência primorosa para o gol de Cazares e é o jogo do mapa acima ), ele foi estatisticamente o melhor da partida e Gustavo Silva acertou 13 passes de 17 com 70 minutos em campo! Além disso, ele ganhou 9 duelos no chão de 12!

Percebem agora, olhando Gustavo Silva e Everaldo, o quando a desonestidade coletiva atrapalha o clube? E notem que Everaldo é tão preciso quanto, só não conseguindo finalizar porque a desonestidade coletiva era flagrante. O São Paulo há um bom tempo vinha e vêm cometendo o mesmo erro: exploram muito os passes entre Daniel Alves e Gabriel Sara e ignoram muito Igor Silva - que, devo dizer, é um dos meias mais precisos pra finalizar (melhor do que Daniel Alves, que só fez um gol no campeonato). Internacional também falha muito, mas muito mesmo, nesse sentido, e só está bem hoje devido muito ao Thiago Galhardo que corre em todo o campo de ataque.

A desonestidade coletiva é um defeito psicológico tão grave quanto cair no negativismo por jogar na casa do adversário. Não estou exagerando na comparação: a desonestidade coletiva é mesmo um fator psicológico negativo que evidencia a falha de caráter de determinados times, uma espécie de preconceito. Jogadores bons e ruins existem em todo lugar, jogadores com fama e sem fama existem em todo lugar, mas combater isso é a essência do coletivo.

CONCLUSÃO

Agora ficou mais claro o real equilíbrio do campeonato. Antes criticavam demais as falhas do Corinthians, mas no primeiro artigo provei que os primeiros colocados na ocasião tinham muitas falhas que o Corinthians também tinha. E agora, mostrando a evolução dos times, provei o que vem sendo a tendência mundial de futebol e finalmente expliquei sobre desonestidade coletiva.

Mancini concertou muita coisa no Corinthians ao observar tais evoluções e provando, como eu disse no primeiro ou segundo jogo, que ele é um técnico que é atualizado sobre o futebol mundial - tanto que é a primeira vez na carreira que ele usa vários esquemas táticos de acordo com o time que joga. Nesse Brasileirão atípico o time aprendeu muito, e pode evoluir: cabe ao elenco e a nova gestão fazer os acertos e não haver interferências.

VAI, CORINTHIANS!

Responder ao post do Raphael

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Épico
    Avatar de Luis Fernando

    ENQUETE: Você acredita que o Augusto Melo é capaz de melhorar o Corinthians?

    Última resposta há 2 segundos por Marcos Dambrosio

    755votos

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Loro José

    Coronado não viajou com o elenco kkkkkkk

    Última resposta há 26 segundos por Egidio Massucato

    14respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Roger guedes mimado

    Vou explicar porque o patrocínio dos colchoes é bom (entenda)

    Última resposta há 30 segundos por Pedro Botan

    9respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Guerrilheiro da Fiel (Renato)

    ENQUETE: Enquete você é a Favor ou contra a Renovação de Cássio e do Paulinho

    Última resposta há 38 segundos por Adenilson da silva nascimento Denilson

    411votos

    acessar o tópico
  • Avatar de Rafael Abrantes

    Saiu Vidro Augusto e entra Vidror Coronado..

    Criado em 1 minuto por Rafael Abrantes

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Mohamad Ali Smaidi

    O Cássio perderá a titularidade somente de um jeito

    Última resposta há 1 minuto por Paulo Junior

    24respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Belo Cleiton

    Conorado e o resort corintiano. Acampamento de férias é mais pegado que nossos treinos..

    Última resposta há 1 minuto por Alberto Camus

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Cristiano Almeida

    Enquete dando 82% Para não renovação de veteranos!

    Criado em 1 minuto por Cristiano Almeida

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Marcel

    Segundo o Globo esporte

    Última resposta há 2 minutos por Cristiano Almeida

    18respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Caio Santos

    Eita que a segunda feira começou “bem” pros corintianos

    Última resposta há 2 minutos por Gilberto Grande

    53respostas

    acessar o tópico