Venha fazer parte da KTO
Argentinos Juniors x Corinthians

Pela Copa Sul-Americana, o Corinthians vai perdendo do Argentinos Juniors

Acompanhe ao vivo
x
Fórum do Corinthians

Você sabe o porque os imundos tem apelido de porco? Te explico

Tópico popular Entenda as regras
Foto do perfil de MATHEUS

Ranking: 3.000º

Matheus 1.032 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 18/01/2021 às 12:20
Por MATHEUS LEME MARCOLINO DE OLIVEIRA (@matheuscorinthians97)

Trinta mil pessoas se aglomeravam na sede social do Corinthians na manhã do dia 28 de abril de 1969. Em vez dos habituais gritos de incentivo, a consternação tomava conta do Parque São Jorge. Horas antes, dois jogadores do time alvinegro, o lateral-direito Lidu e o ponta-esquerda Eduardo, morreram num acidente de trânsito.

A dor corintiana era refletida numa homenagem marcada por lenços brancos agitados de forma silenciosa. Lidu tinha apenas 22 anos. Eduardo, 25. Ambos haviam estreado no time no ano anterior, eram titulares absolutos da equipe e jogavam sob uma enorme expectativa. O Corinthians estava na fila de títulos e caminhava para a conquista do Campeonato Paulista daquele ano.

Foi essa tragédia que fez o Palmeiras ganhar o apelido de porco, após uma decisão polêmica tomada pela diretoria alviverde diante de um pedido corintiano.

O acidente aconteceu horas depois de um jogo do Corinthians disputado em Sorocaba contra o São Bento. À 0h10, Lidu, que havia tirado a carteira de motorista quatro meses antes, perdeu o controle de um Fusca bege na altura da Ponte da Vila Maria, na Marginal do Rio Tietê. O automóvel placa 9-26-79 estava a 80 km/h quando subiu no canteiro central e capotou três vezes até parar na outra pista.

Lidu e Eduardo foram levados com ao Pronto-Socorro de Santana, na zona norte de São Paulo. Chegarem ao local à 0h30, mortos. Horas depois, as homenagens se desenrolaram. Jogadores do Corinthians, entre eles Rivellino, foram ao Instituto Médico Legal (IML). De lá, para o Parque São Jorge, onde os corpos foram velados com a presença de jogadores de Palmeiras e São Paulo - Lidu foi enterrado em Presidente Prudente, e Eduardo, no Rio de Janeiro.

O pedido corintiano

No dia 3 de maio, apenas cinco dias após a tragédia, representantes dos 14 times do Campeonato Paulista fizeram uma votação após um pedido feito pelo Corinthians. O clube alvinegro queria uma autorização para inscrever fora do prazo dois atletas nas vagas de Lidu e Eduardo.

A reunião na sede da Federação Paulista de Futebol, porém, acabou antes do esperado. Em menos de 40 minutos, decidiu-se que o Corinthians não poderia substituir os jogadores mortos - a regra era a seguinte: todos os 13 clubes precisavam dar o aval. Mas o Palmeiras, quinto clube a votar, disse não ao clube alvinegro e, com isso, encerrou a discussão.

Antes do Palmeiras, São Bento, Botafogo, Ferroviária e Guarani tinham dito sim ao Corinthians, que já havia conseguido outros votos favoráveis nos bastidores, como os de São Paulo, Santos e XV de Piracicaba. Na ocasião, a decisão palmeirense foi proferida pelo diretor de futebol José Gimenez Lopes, que deu explicações em seguida.

Para o cartola palmeirense, o pedido deveria ser feito primeiro à Confederação Brasileira de Desportos, a CBD, anterior à CBF, além do Conselho Arbitral da Fifa. 'Se eu não quebrasse a provável unanimidade, estaria admitindo as modificações pretendidas e que poderiam não ter legitimidade perante órgãos superiores', disse Gimenez após a reunião.

O Corinthians se conformou com a situação, embora perder dois titulares deixasse a equipe do técnico Dino Sani bastante fragilizada. 'Jogaremos com o que tivermos', disse o diretor corintiano Elmo Franchini.

Nos bastidores, o presidente alvinegro Wadih Helu disse que o Palmeiras tivera 'espírito de porco' ao dizer não. Nascia ali, de forma negativa, o apelido do Palmeiras, citado entre torcedores rivais até a década de 1980.

A perda de Lidu e Eduardo fez o Corinthians, na fila há 14 anos na época, cair de produção no campeonato. Até o fatídico dia, o time tinha vencido 12 dos 15 jogos do Paulistão, incluindo clássicos contra Palmeiras, Santos e São Paulo. No restante do segundo turno, os corintianos perderam cinco partidas (três diante dos rivais). No quadrangular final, não somou pontos e acabou derrotado em todos os três clássicos. 'Todo mundo sabe que o Corinthians perdeu o campeonato quando perdeu Lidu e Eduardo', disse Helu em junho de 1969.

E a torcida dos cara se vangloria como porco, como se fosse algo bom...

Por isso que todo castigo para os imundo é pouco.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Claudio Ferreira Santos

Ranking: 9º

Claudio 50.625 posts

@claudiofsantos em 18/01/2021 às 12:42

Além disso, sabemos que os italianos (europeus) não gostam de tomar banho!

Foto do perfil de Mario Ayres

Ranking: 233º

Mario 8.996 posts

@marioayres em 18/01/2021 às 14:26

Eu era muito mlk naqueles dias tristes, todos sentiram a morte das jovens promessas. Lembro de Lidu roubando uma bola de Pelé, sim, do maior de todos os tempos, imagina o potencial dele. A marginal estava em construção, era loucura acelerar e os carros daquela época não tinham o nível de segurança que os de hoje oferecem. Foi uma perda, até hoje inesquecível. Quanto as sem mundial e sem copinha, depois daquela esperar o que deles, só porcaria.

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Robson Gualda

Ranking: 33º

Robson 27.247 posts

@robson.gualda em 18/01/2021 às 15:07

Lembro desta história

Foto do perfil de Anderson Sabino

Ranking: 232º

Anderson 8.998 posts

@sabino em 18/01/2021 às 14:40

Meados dos anos 80 a torcida do Palmeiras ainda não aceitava e gostava muito do apelido de porco...

Foto do perfil de Coringão Timão

Ranking: 173º

Coringão 10.404 posts

@bregas em 18/01/2021 às 13:27

Essa história é clássica. Sempre bom lembrar dela. Aos suínos infiltrados lembrem-se da nojeira que o seu time sempre foi.

Publicidade

Foto do perfil de Guilherme Oliveira Souza

Ranking: 4.329º

Guilherme 648 posts

@guilherme.oliveira.s em 18/01/2021 às 13:21

São uns porcos mesmo!

Foto do perfil de Bruno Timão

Ranking: 764º

Bruno 3.930 posts

@bruno.prado13 em 18/01/2021 às 13:19

Time de #$!@%, time nojento, odeio esses pragas

Se Deus quiser Santos e Grêmio vão tirar os títulos desses pragas que já estão comemorando interiormente

Foto do perfil de Cesar Augusto Dutra Da Rosa

Ranking: 1.795º

Cesar 1.820 posts

@cesardutra em 18/01/2021 às 13:06

Este time foi cruel de desumano...

Foto do perfil de Victor 1

Ranking: 102º

Victor 14.175 posts

@victor.pr em 18/01/2021 às 13:02

Pensei que palmeirense não tomava banho kkk não fazia ideia dessa história aí.

Muito bom seu tópico.