Venha fazer parte da KTO
x

Post de Cesar no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Este time foi cruel de desumano...

em Bate-Papo da Torcida > Você sabe o porque os imundos tem apelido de porco? Te explico

Em resposta ao tópico:

Trinta mil pessoas se aglomeravam na sede social do Corinthians na manhã do dia 28 de abril de 1969. Em vez dos habituais gritos de incentivo, a consternação tomava conta do Parque São Jorge. Horas antes, dois jogadores do time alvinegro, o lateral-direito Lidu e o ponta-esquerda Eduardo, morreram num acidente de trânsito.

A dor corintiana era refletida numa homenagem marcada por lenços brancos agitados de forma silenciosa. Lidu tinha apenas 22 anos. Eduardo, 25. Ambos haviam estreado no time no ano anterior, eram titulares absolutos da equipe e jogavam sob uma enorme expectativa. O Corinthians estava na fila de títulos e caminhava para a conquista do Campeonato Paulista daquele ano.

Foi essa tragédia que fez o Palmeiras ganhar o apelido de porco, após uma decisão polêmica tomada pela diretoria alviverde diante de um pedido corintiano.

O acidente aconteceu horas depois de um jogo do Corinthians disputado em Sorocaba contra o São Bento. À 0h10, Lidu, que havia tirado a carteira de motorista quatro meses antes, perdeu o controle de um Fusca bege na altura da Ponte da Vila Maria, na Marginal do Rio Tietê. O automóvel placa 9-26-79 estava a 80 km/h quando subiu no canteiro central e capotou três vezes até parar na outra pista.

Lidu e Eduardo foram levados com ao Pronto-Socorro de Santana, na zona norte de São Paulo. Chegarem ao local à 0h30, mortos. Horas depois, as homenagens se desenrolaram. Jogadores do Corinthians, entre eles Rivellino, foram ao Instituto Médico Legal (IML). De lá, para o Parque São Jorge, onde os corpos foram velados com a presença de jogadores de Palmeiras e São Paulo - Lidu foi enterrado em Presidente Prudente, e Eduardo, no Rio de Janeiro.

O pedido corintiano

No dia 3 de maio, apenas cinco dias após a tragédia, representantes dos 14 times do Campeonato Paulista fizeram uma votação após um pedido feito pelo Corinthians. O clube alvinegro queria uma autorização para inscrever fora do prazo dois atletas nas vagas de Lidu e Eduardo.

A reunião na sede da Federação Paulista de Futebol, porém, acabou antes do esperado. Em menos de 40 minutos, decidiu-se que o Corinthians não poderia substituir os jogadores mortos - a regra era a seguinte: todos os 13 clubes precisavam dar o aval. Mas o Palmeiras, quinto clube a votar, disse não ao clube alvinegro e, com isso, encerrou a discussão.

Antes do Palmeiras, São Bento, Botafogo, Ferroviária e Guarani tinham dito sim ao Corinthians, que já havia conseguido outros votos favoráveis nos bastidores, como os de São Paulo, Santos e XV de Piracicaba. Na ocasião, a decisão palmeirense foi proferida pelo diretor de futebol José Gimenez Lopes, que deu explicações em seguida.

Para o cartola palmeirense, o pedido deveria ser feito primeiro à Confederação Brasileira de Desportos, a CBD, anterior à CBF, além do Conselho Arbitral da Fifa. 'Se eu não quebrasse a provável unanimidade, estaria admitindo as modificações pretendidas e que poderiam não ter legitimidade perante órgãos superiores', disse Gimenez após a reunião.

O Corinthians se conformou com a situação, embora perder dois titulares deixasse a equipe do técnico Dino Sani bastante fragilizada. 'Jogaremos com o que tivermos', disse o diretor corintiano Elmo Franchini.

Nos bastidores, o presidente alvinegro Wadih Helu disse que o Palmeiras tivera 'espírito de porco' ao dizer não. Nascia ali, de forma negativa, o apelido do Palmeiras, citado entre torcedores rivais até a década de 1980.

A perda de Lidu e Eduardo fez o Corinthians, na fila há 14 anos na época, cair de produção no campeonato. Até o fatídico dia, o time tinha vencido 12 dos 15 jogos do Paulistão, incluindo clássicos contra Palmeiras, Santos e São Paulo. No restante do segundo turno, os corintianos perderam cinco partidas (três diante dos rivais). No quadrangular final, não somou pontos e acabou derrotado em todos os três clássicos. 'Todo mundo sabe que o Corinthians perdeu o campeonato quando perdeu Lidu e Eduardo', disse Helu em junho de 1969.

E a torcida dos cara se vangloria como porco, como se fosse algo bom...

Por isso que todo castigo para os imundo é pouco.

Responder ao post do Cesar

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de JR JR

    Cássio de saída

    Última resposta há 9 segundos por Luiz Henrique Melegatti

    38respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de LEANDRO SILVEIRA DE OLIVEIRA

    Vai jogar quem estiver melhor

    Última resposta há 16 segundos por Sérgio Libanori

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Jonathas dos Santos Campanhan

    GE: Lesão de Maycon deve acelerar renovação do Paulinho

    Última resposta há 26 segundos por Herbert de Souza

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Torcedor Corinthiano

    Rockzinho pesado, jogador fazendo cara de mal, roda de bobinho

    Última resposta há 28 segundos por Luís A. R. Silva

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Coringão Bimundial

    Desculpas e desculpas para defender o treinador

    Última resposta há 28 segundos por Antonio Nesio

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de B R C

    Impopular: Acho que não vai dar para o Tonhão se o Presidente não for homem

    Última resposta há 37 segundos por Celso Macedo

    35respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Eder Silva

    O time tem vários problemas, mas vamos resolver o principal primeiro!

    Última resposta há 49 segundos por Roger timão

    9respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de ANTONIO APARECIDO MAGRI

    Nós corinthiano quando vê certos vídeos se lamenta e chora

    Criado em 57 segundos por ANTONIO APARECIDO MAGRI

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de GUILHERME HENRIQUE ZILLIG RADUAN

    O Corinthians parece aquele filme: a morte de tá parabéns!

    Última resposta há 59 segundos por Baltazar Oswaldo Silva

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Matheus Gava Siqueira

    Cássio, esse tópico é para você ler!

    Última resposta há 1 minuto por Fernando Rosely

    120respostas

    acessar o tópico