Post de Carlão no fórum "Análise dos jogos" do Meu Timão

Bela análise!

em Análise dos jogos > Análise do Luan e do Corinthians contra o Bragantino

Em resposta ao tópico:

A passionalidade no futebol impede a racionalidade lógica, isso é fato. É muito fácil ser tendencioso – praticado pelos convencionalistas que afirmam e acreditam em qualquer coisa –, mas difícil é ser tendencioso com método – e isso é a arte dos falaciosos que usam de demagogia. Analisando o que o Benja disse, nota-se que ele, além de parcialista, agiu com método exatamente como fazem os falaciosos midiáticos, para a convencionalidade dos tendenciosos comuns.

Ao olhar a reprise do jogo, notei muitas falhas de estratégia do Mancini. Compreendo que ele queria um time mais defensivo no meio-campo e sem avançar muito devido a agudeza de ataque do adversário, mas cometeu alguns erros estratégicos nisso. E é sobre esses erros que gostaria de falar, com ênfase no fato de que o Luan, ao contrário do que muitos dizem, tem pouca culpa no jogo.

LUAN

Esse mapa mostra como o Corinthians se comportou no jogo todo. Notem que o Corinthians se posicionou bem mais pelo lado direito do que pelo esquerdo, e somente no meio-campo. No primeiro tempo foi mais aterrador: o time ficou bem mais na defensiva do que isso. Agora notem o mapa e os dados do Luan e aí perceberão o erro do time: o Luan jogou como meia-direita e como “volante de impulsão” – termo inventado de improviso por minha humilde pessoa pra designar alguém que aciona o ataque da defesa! –, sendo que a real função dele é de meia-atacante ou falso 9 que faz a transição para a meia-esquerda! Em outras palavras, ele jogou numa posição totalmente diferente da dele – e o único passe decisivo dele foi dado em plena área como um falso 9. Os últimos jogos dele provam isso, mostram como ele foi eficiente – basta olhar meus artigos anteriores – portanto o argumento não é ilógico.

E falando em chutes...

O Corinthians finalizou a mesma quantia que o Bragantino: 13 vezes, e desses, 4 foram a gol, 5 fora e 4 bloqueados; enquanto que o do Bragantino, tirando o total de bloqueados que foram os mesmos, foi totalmente o inverso: 5 foram a gol e 4 fora!

Agora esse mapa acima é que mata a charada do jogo: aí vemos as assistências para finalização...notem que o Bragantino deu 5 assistências perigosas no nosso lado esquerdo, e desses, 2 resultaram em gol!

QUAL FOI O ERRO DO CORINTHIANS?

O erro do Corinthians foi armar um 4-2-3-1 defensivo em que tirou a melhor característica do Ramiro, que é participar do meio-campo em ataque, para exigir que ele fizesse um papel bem mais defensivo do que ele gostaria – como mostra os dados e mapa acima – ao mesmo tempo em que explorava constantemente o ataque pelos lados com Fagner e Fábio Santos, expondo em demasia os lados do campo. Ramiro foi ruim na partida porque o time foi sufocado num 4-4-2 com meias velozes, e aí está a burrice do Mancini. Nem Gustavo Silva nem Mateus Vital recuavam como deveriam porque até eles recuarem a linha meio-campista adversária bem treinada já estava avançada, criando sérios perigos para o lado esquerdo constantemente desguarnecido com os abusos do Fábio Santos. Mais interessante seria se, com os mesmos jogadores, o esquema fosse um 4-1-4-1 com Ramiro mais adiantado perto de Cazares e Luan no segundo tempo jogando como falso 9. O time seria muito mais móvel e os laterais voltariam à tempo.

Devo acrescentar que a falha semelhante foi visto no jogo contra o Palmeiras, aonde o mesmo esquema tático foi usado e os laterais abusavam em ir ao ataque, desguarnecendo principalmente o nosso lado esquerdo (Fábio Santos). Mateus Vital, assim como Luan, é um meia-atacante, e na verdade ele joga bem melhor quando recua defensivamente pelo meio para fazer a transição pelos lados e não apenas recuando pela lateral esquerda para apoiar o lateral, pois ele não tem velocidade pra isso. E desse jeito sempre deu certo pra ele porque dá tempo pra recuar com tranquilidade enquanto pensa em um ataque.

CONCLUSÃO

Mancini errou feio na estratégia, disso todos concordam. Mas Luan, proporcionalmente, foi um dos melhores em campo dentro do que o técnico pediu, o que não foi nem de longe o ideal. Se buscava agudeza de ataque no segundo tempo, o mais interessante seria colocar Everaldo como meia-direita, com Xavier como único volante e Luan como falso 9 trocando de posição com Vital.

Desconsiderar um time que faz o básico de maneira incisiva é uma péssima abordagem. É assim que subestimaram o Santos por muito tempo. No próximo jogo estaremos muito desfalcados, mas acredito que seria a chance ideal para Angelo Araos, desde que o coloquem como meia-esquerda e não façam com que Fábio Santos desça demais, e coloquem o Luan na posição correta. E para o segundo tempo, colocar Everaldo ou até mesmo Jonathan Jesus para o lado direito e freiando o ímpeto do Fagner. Uma coisa eu digo, pra sugestão: é preciso tirar o senso comum de que os laterais devem correr até a área, pois eles podem ser muito úteis no meio-campo armando o jogo com o volante e um dos zagueiros.

VAI CORINTHIANS!

Responder ao post do Carlão

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Mateus Almeida

    Domingo já pode escalar assim

    Última resposta 9 segundos por Arthur Teotonio que tem 81 posts no fórum

    5respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Midea Group Verificado

    ENQUETE: A Midea quer saber: quem foi o melhor jogador da partida entre Corinthians e Inter de Limeira?

    Última resposta 9 segundos por Pedro Leopoldo Sampaio que tem 79 posts no fórum

    485votos

    acessar o tópico
  • Avatar de Fernando Lucena

    Será que esse ano teremos torcida nós estádios?

    Criado em 10 segundos por Fernando Lucena que tem 428 posts no fórum

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Adeildo Félix

    Grande próximo objetivo: Fazer um jogo de igual com o Penarol

    Última resposta 12 segundos por Philippe Dutra que tem 15.557 posts no fórum

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de O Fiscalizador

    Eu não acredito que tenha cara tão burro a esse ponto

    Última resposta 21 segundos por Diego Taigo Silva que tem 1.206 posts no fórum

    56respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Jhonatan Cardoso

    Função tática do Ramiro

    Última resposta 23 segundos por Mazzarop OL que tem 2.719 posts no fórum

    28respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Beto Teixeira

    Jadson é um ídolo subestimado?

    Última resposta 25 segundos por Midea Group que tem 530 posts no fórum

    35respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Caio Batista

    Temos que parar de criticar o Mancini um pouco

    Última resposta 39 segundos por Slash Eduardo Oliveira que tem 438 posts no fórum

    29respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Rafael Radiante

    A verdade é que se o Mancini fosse Português ou Argentino a mídia estaria aplaudindo ele agora

    Última resposta 42 segundos por Alessandro Rodrigues que tem 2.327 posts no fórum

    24respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Luiz Carlos Bombonato Goulart (Luizão)

    Definitivamente, não dá pra liberar o Jemerson

    Última resposta 47 segundos por Pé de anjo que tem 8.086 posts no fórum

    94respostas

    acessar o tópico
x