Venha fazer parte da KTO
x

Post de Luiz no fórum "Análise dos jogos" do Meu Timão

Que jogo feio meu Deus!

em Análise dos jogos > Análise tática Corinthians e Vasco: curuis!

Em resposta ao tópico:

https://www.meutimao.com.br/forum-do-corinthians/bate-papo-da-torcida/844415/analise-do-jogo-santos-x-corinthians-sera-que-ha-uma-nova-panelinha Análise do jogo Santos x Corinthians – será que há uma nova panelinha? Talvez estranhem a natureza da pergunta. Mas provarei aqui que a pergunta foi inteiramente justificada, porque aconteceram certas coisas em campo muito, mas... meutimao.com.br meutimao.com.br

Aconselho que leiam esse artigo acima, do último jogo contra o Santos. Muito do que direi tem a ver com esse artigo.

Não tem muito sobre o que falar desse jogo. Há tempos que não ficava tão decepcionado com o comportamento de alguns jogadores como o que vimos hoje. Isso foi algo digno de protesto: por serem egoístas com os companheiros, pela apatia em campo, pelas palavras e atos feitos por alguns...Mancini pedia o tempo inteiro para o time atacar e até acontecia – por um lado só. Ramiro, a pedido do técnico, se adiantava para passar aos companheiros, mas eles afastavam muito das linhas e não adiantava de nada. O treinador pedia coisas que o time não atendia: várias vezes ouvi o nome do Fábio Santos e de Vital, como se fosse para avisar que eles estavam ali para receberem a bola, coisa que aconteceu pouquíssimas vezes. E nunca vi Mancini com tanta raiva estampada na cara misturado com apreensão como nesse jogo.

Nesse artigo, a pedido de muitos, vou explicar um pouquinho de como eu vejo o futebol - mas um pouquinho mesmo, porque não é assim tão elaborado. Como eu digo as coisas que digo, por que eu chego a determinadas conclusões. O modo como eu enxergo o futebol vem de muitas coisas fora do esporte, que me auxiliam a perceber determinados conceitos. O que eu faço é tentar perceber o que se passa na mente dos atletas, comissão técnica e alto escalão ao mesmo tempo em que eu analiso estrategicamente a partida, exatamente como faz um jogador de xadrez (embora eu definitivamente não seja um bom enxadrista!) aonde a psicologia é tão importante quanto a estratégia e tática. Mas vamos ao jogo.

O JOGO

As coisas que digo são fruto de uma vida de estudo, meditação e reflexão. Passei a observar a vida e as pessoas como elas são, percebendo o valor do chamado caráter moral. Tudo o que eu faço é sempre se perguntando o que é moral, o que é ético, o que é de bom tom, o que é coerente.

Há um tempo atrás, provei que Everaldo e Gustavo Silva eram os menos culpados por certos jogos: expliquei que na verdade eles eram proporcionalmente bem mais precisos do que o resto do time, e na verdade eles ou jogam fora de suas posições ou são desprestigiados taticamente e não tem uma maior participação nas jogadas. Chamei isso na época de desonestidade coletiva, e muita gente concordou comigo na época. O que vimos no jogo contra o Santos e nesse jogo foi exatamente a mesma coisa.

Como eu cheguei a essa conclusão? Bem, não é a primeira vez que noto comportamento semelhante: vejo isso constantemente no meio aonde vivo. Também noto muito isso no meio político, por exemplo. Quando olho que no mapa de calor e noto que o mapa está pintado no lado direito, e comparo o mapa individual de cada jogador, eu percebo alguma coisa errada...e me faço a pergunta: se um time que preenche o meio-campo concentra a posse de bola em um só ponto, isso significa que há jogadores que não estão recebendo a bola como deveriam...se for assim, quem são os “carentes”, e o que tá acontecendo de verdade?

A solução pra essa pergunta, naturalmente, é olhar para um gráfico que mostra a posse de bola de cada jogador...e temos a resposta: Araos e Léo Natel foram os menos privilegiados. Apesar do mapa e gráfico ser contraditório, eu coloco Mateus Vital nessa lista, e explico o porquê: foi pelo fato de, quando a bola vinha pelo lado esquerdo, ele muitas vezes ficava posicionado mais atrás da área ao invés de próximo a ela, e ficava dependente da aproximação do Ramiro, Fábio Santos ou Araos... e como Araos era o menos visado para passar a bola, os componentes do lado direito recuavam para os zagueiros, de pé em pé, até chegar ao Fábio Santos, o que forçava Vital a ficar por perto pra receber a bola e recuar novamente para o Fábio ou um volante e repetir toooooodo o processo até o outro lado. E foi nessa morosidade que a coisa andou, desprestigiando qualquer tentativa de agudeza de Vital em ataque, apenas do Fábio Santos.

Esse mapa de posse de bola confirma o que eu disse antes: o Corinthians concentrou muitos passes no miolo de zaga e na meia direita, indo pra ponta. O lado esquerdo servia só para passes e tinha pouca profundidade de Vital, como os mapas anteriores mostraram – a profundidade vinha do Fábio Santos, que fazia muito pouco.

Também tem o fato de que a defesa e meio-campo ficavam muito afastados entre si, gerando um buraco enorme no nosso campo de ataque. Além disso, as linhas ficavam extremamente afastadas, com os pontas jogando muito na beira – Vital e Gabriel Pereira que o digam. Isso facilitava e muito a defesa adversária tomar a bola, cientes de que o Corinthians atacaria por um lado só.

Esse mapa com pontos mostra os passes do Mateus Vital no jogo todo. Notem que a maioria dos passes era mais atrás da área de ataque, devido, como eu disse, a espera de um volante e do lateral esquerdo que mal havia.

As declarações pós jogo me dizem muito o que acontece internamente. No último jogo, Cássio soltou algumas desforras, coisa que vem fazendo muito faz um bom tempo. Já vi declarações como a dele antes: da boca de indivíduos falsos, de disseminadores de intrigas e pressão de grupo. Também vejo em pessoas que usam da lei do mais forte, do elitismo. E o torcedor percebeu essa atitude dele: daí o protesto feito pela torcida na Globo, elegendo Walter e Luan como os “melhores em campo”.

Outra conclusão a que cheguei foi o de por que não ter colocado Luan, sendo que pra esse jogo ele era a melhor opção... tenho certeza que Mancini, por conta própria, jamais colocaria o Jô em uma situação onde nem Natel, nem Araos e nem Vital eram culpados. Isso porque, se levar em conta que nos jogos em que ganhávamos ele não colocava um centroavante fixo e por vezes fazia uso do Luan em campo, e também levando em conta o caráter coerente do técnico, Mancini realmente queria ganhar, até porque por várias vezes ele pedia uma coisa e os jogadores faziam outra – e devo frisar que os únicos que obedeceram à risca eram Ramiro, Gabriel e Michel Macedo. Tenho certeza de que Mancini nunca colocaria Jô sabendo que se a bola não chegava na área, não era culpa de um falso 9. Quem teria influenciado? Só pode ser o alto escalão...

Naquela situação, eu tiraria um dos volantes, sofrendo o risco, para colocar o Luan e fazer o papel de falso 9, trazendo Natel para a esquerda e revezando posição com o Araos. Aí colocaria Cazares no lugar do Araos quando fosse necessário. A necessidade era fazer a bola chegar na área ou chutar de longe, e não enrolar a bola num lado só.

CONCLUSÃO

Diferente dos muitos jornalistas que falam de futebol por meio de demagogia e mostrando o jogo como se estivesse lendo um texto, o meu método pessoal é diferente: muitas vezes não olho o futebol em si, mas sim o ser humano. Afinal, o futebol foi criado por humanos, e cada atitude em campo e fora dele mostra características de comportamento humano muito específicos.

Michel Macedo, Gabriel, Gabriel Pereira e Ramiro foram os melhores do jogo porque realmente buscaram fazer o melhor. Apesar da tática errada, foram os mais precisos e os que mais agrediram. Quando Cazares entrou, Ramiro deu o seu melhor, provando o que eu disse em outro artigo em que “mataram” a característica principal dele. Senti muita falta de um chute fora da área: sempre é útil um chute de longe para enervar o goleiro e para iludir o adversário: se chutam mais de longe, é possível infiltrar a bola na área quando eles menos esperam.

Temos um último jogo e depois uma nova temporada começa. A última coisa que os torcedores querem são intrigas injustificadas e demérito, e essas duas coisas são os que fazem um time desmoronar. A base tem que ser valorizada, e espero que um trabalho grande seja feito nesse sentido. Resgatar o conceito máximo do valor corintiano deve ser a principal meta: e pra isso, deve-se dar mérito a quem merece o mérito e reforçar pontualmente ao invés de gastos sem nexo.

VAI, CORINTHIANS!

Responder ao post do Luiz

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Ayrton Faria

    Esse cara enche nossos olhos e alimenta nossa ALMA

    Última resposta há 2 segundos por Evandro

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Garrincha Corinthiano

    E o corta luz do Juizão no 3* gol kkkkkkk

    Criado em 2 minutos por Garrincha Corinthiano

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Diogo BM

    Se o Romero

    Última resposta há 13 segundos por Marcello Figueiredo

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de ANDRE LUIS G.

    Neto detona Denilson Robinho e Daniel Alves

    Última resposta há 18 segundos por Fishbowl Dominic

    50respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Edilson Capeta

    Alguém morreu?

    Última resposta há 20 segundos por Jurandir Venanzoni

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Café_com_Bobagem

    Bidu em meio tempo, fez mais que o Hugo a temporada toda...

    Última resposta há 21 segundos por André Castro

    10respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Erik Cortez

    Caca

    Última resposta há 21 segundos por J@A Corinthians

    14respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Falcão

    Romero só presta de 9, ele de ponta não dá

    Última resposta há 24 segundos por Fabio francisco barbosa dos prazeres das chagas

    5respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Valber Henrique

    Qualquer vitória será motivo de menosprezo...

    Última resposta há 29 segundos por Lyncon Moura

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Fábio Franco

    Cemitério de jogadas!

    Última resposta há 34 segundos por Daniel Medina

    16respostas

    acessar o tópico