Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Análise tática Corinthians e Vasco: curuis!

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Félix

Ranking: 4.635º

Félix 588 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 22/02/2021 às 00:30
Por Félix Rodrigues de Lima (@felix.rodrigues.de.l)

https://www.meutimao.com.br/forum-do-corinthians/bate-papo-da-torcida/844415/analise-do-jogo-santos-x-corinthians-sera-que-ha-uma-nova-panelinha Análise do jogo Santos x Corinthians – será que há uma nova panelinha? Talvez estranhem a natureza da pergunta. Mas provarei aqui que a pergunta foi inteiramente justificada, porque aconteceram certas coisas em campo muito, mas... meutimao.com.br meutimao.com.br

Aconselho que leiam esse artigo acima, do último jogo contra o Santos. Muito do que direi tem a ver com esse artigo.

Não tem muito sobre o que falar desse jogo. Há tempos que não ficava tão decepcionado com o comportamento de alguns jogadores como o que vimos hoje. Isso foi algo digno de protesto: por serem egoístas com os companheiros, pela apatia em campo, pelas palavras e atos feitos por alguns...Mancini pedia o tempo inteiro para o time atacar e até acontecia – por um lado só. Ramiro, a pedido do técnico, se adiantava para passar aos companheiros, mas eles afastavam muito das linhas e não adiantava de nada. O treinador pedia coisas que o time não atendia: várias vezes ouvi o nome do Fábio Santos e de Vital, como se fosse para avisar que eles estavam ali para receberem a bola, coisa que aconteceu pouquíssimas vezes. E nunca vi Mancini com tanta raiva estampada na cara misturado com apreensão como nesse jogo.

Nesse artigo, a pedido de muitos, vou explicar um pouquinho de como eu vejo o futebol - mas um pouquinho mesmo, porque não é assim tão elaborado. Como eu digo as coisas que digo, por que eu chego a determinadas conclusões. O modo como eu enxergo o futebol vem de muitas coisas fora do esporte, que me auxiliam a perceber determinados conceitos. O que eu faço é tentar perceber o que se passa na mente dos atletas, comissão técnica e alto escalão ao mesmo tempo em que eu analiso estrategicamente a partida, exatamente como faz um jogador de xadrez (embora eu definitivamente não seja um bom enxadrista!) aonde a psicologia é tão importante quanto a estratégia e tática. Mas vamos ao jogo.

O JOGO

As coisas que digo são fruto de uma vida de estudo, meditação e reflexão. Passei a observar a vida e as pessoas como elas são, percebendo o valor do chamado caráter moral. Tudo o que eu faço é sempre se perguntando o que é moral, o que é ético, o que é de bom tom, o que é coerente.

Há um tempo atrás, provei que Everaldo e Gustavo Silva eram os menos culpados por certos jogos: expliquei que na verdade eles eram proporcionalmente bem mais precisos do que o resto do time, e na verdade eles ou jogam fora de suas posições ou são desprestigiados taticamente e não tem uma maior participação nas jogadas. Chamei isso na época de desonestidade coletiva, e muita gente concordou comigo na época. O que vimos no jogo contra o Santos e nesse jogo foi exatamente a mesma coisa.

Como eu cheguei a essa conclusão? Bem, não é a primeira vez que noto comportamento semelhante: vejo isso constantemente no meio aonde vivo. Também noto muito isso no meio político, por exemplo. Quando olho que no mapa de calor e noto que o mapa está pintado no lado direito, e comparo o mapa individual de cada jogador, eu percebo alguma coisa errada...e me faço a pergunta: se um time que preenche o meio-campo concentra a posse de bola em um só ponto, isso significa que há jogadores que não estão recebendo a bola como deveriam...se for assim, quem são os “carentes”, e o que tá acontecendo de verdade?

A solução pra essa pergunta, naturalmente, é olhar para um gráfico que mostra a posse de bola de cada jogador...e temos a resposta: Araos e Léo Natel foram os menos privilegiados. Apesar do mapa e gráfico ser contraditório, eu coloco Mateus Vital nessa lista, e explico o porquê: foi pelo fato de, quando a bola vinha pelo lado esquerdo, ele muitas vezes ficava posicionado mais atrás da área ao invés de próximo a ela, e ficava dependente da aproximação do Ramiro, Fábio Santos ou Araos... e como Araos era o menos visado para passar a bola, os componentes do lado direito recuavam para os zagueiros, de pé em pé, até chegar ao Fábio Santos, o que forçava Vital a ficar por perto pra receber a bola e recuar novamente para o Fábio ou um volante e repetir toooooodo o processo até o outro lado. E foi nessa morosidade que a coisa andou, desprestigiando qualquer tentativa de agudeza de Vital em ataque, apenas do Fábio Santos.

Esse mapa de posse de bola confirma o que eu disse antes: o Corinthians concentrou muitos passes no miolo de zaga e na meia direita, indo pra ponta. O lado esquerdo servia só para passes e tinha pouca profundidade de Vital, como os mapas anteriores mostraram – a profundidade vinha do Fábio Santos, que fazia muito pouco.

Também tem o fato de que a defesa e meio-campo ficavam muito afastados entre si, gerando um buraco enorme no nosso campo de ataque. Além disso, as linhas ficavam extremamente afastadas, com os pontas jogando muito na beira – Vital e Gabriel Pereira que o digam. Isso facilitava e muito a defesa adversária tomar a bola, cientes de que o Corinthians atacaria por um lado só.

Esse mapa com pontos mostra os passes do Mateus Vital no jogo todo. Notem que a maioria dos passes era mais atrás da área de ataque, devido, como eu disse, a espera de um volante e do lateral esquerdo que mal havia.

As declarações pós jogo me dizem muito o que acontece internamente. No último jogo, Cássio soltou algumas desforras, coisa que vem fazendo muito faz um bom tempo. Já vi declarações como a dele antes: da boca de indivíduos falsos, de disseminadores de intrigas e pressão de grupo. Também vejo em pessoas que usam da lei do mais forte, do elitismo. E o torcedor percebeu essa atitude dele: daí o protesto feito pela torcida na Globo, elegendo Walter e Luan como os “melhores em campo”.

Outra conclusão a que cheguei foi o de por que não ter colocado Luan, sendo que pra esse jogo ele era a melhor opção... tenho certeza que Mancini, por conta própria, jamais colocaria o Jô em uma situação onde nem Natel, nem Araos e nem Vital eram culpados. Isso porque, se levar em conta que nos jogos em que ganhávamos ele não colocava um centroavante fixo e por vezes fazia uso do Luan em campo, e também levando em conta o caráter coerente do técnico, Mancini realmente queria ganhar, até porque por várias vezes ele pedia uma coisa e os jogadores faziam outra – e devo frisar que os únicos que obedeceram à risca eram Ramiro, Gabriel e Michel Macedo. Tenho certeza de que Mancini nunca colocaria Jô sabendo que se a bola não chegava na área, não era culpa de um falso 9. Quem teria influenciado? Só pode ser o alto escalão...

Naquela situação, eu tiraria um dos volantes, sofrendo o risco, para colocar o Luan e fazer o papel de falso 9, trazendo Natel para a esquerda e revezando posição com o Araos. Aí colocaria Cazares no lugar do Araos quando fosse necessário. A necessidade era fazer a bola chegar na área ou chutar de longe, e não enrolar a bola num lado só.

CONCLUSÃO

Diferente dos muitos jornalistas que falam de futebol por meio de demagogia e mostrando o jogo como se estivesse lendo um texto, o meu método pessoal é diferente: muitas vezes não olho o futebol em si, mas sim o ser humano. Afinal, o futebol foi criado por humanos, e cada atitude em campo e fora dele mostra características de comportamento humano muito específicos.

Michel Macedo, Gabriel, Gabriel Pereira e Ramiro foram os melhores do jogo porque realmente buscaram fazer o melhor. Apesar da tática errada, foram os mais precisos e os que mais agrediram. Quando Cazares entrou, Ramiro deu o seu melhor, provando o que eu disse em outro artigo em que “mataram” a característica principal dele. Senti muita falta de um chute fora da área: sempre é útil um chute de longe para enervar o goleiro e para iludir o adversário: se chutam mais de longe, é possível infiltrar a bola na área quando eles menos esperam.

Temos um último jogo e depois uma nova temporada começa. A última coisa que os torcedores querem são intrigas injustificadas e demérito, e essas duas coisas são os que fazem um time desmoronar. A base tem que ser valorizada, e espero que um trabalho grande seja feito nesse sentido. Resgatar o conceito máximo do valor corintiano deve ser a principal meta: e pra isso, deve-se dar mérito a quem merece o mérito e reforçar pontualmente ao invés de gastos sem nexo.

VAI, CORINTHIANS!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Adauto Junior

Ranking: 1.357º

Adauto 2.335 posts

@adauto.junior4 em 22/02/2021 às 08:41

Caraca mano que aula! Parabéns.

Foto do perfil de Alexandre S

Ranking: 128º

Alexandre 12.689 posts

@asiqueira08 em 22/02/2021 às 10:38

Cara, eu vejo você fazer um monte de análise, usando um monte de dados, mas eu não consigo concordar muito com o que você escreve. O Vital não teve profundidade porque ele não dá profundidade. Ele se posiciona para receber a bola mais para trás e 90% das jogadas que ele faz é trazendo a bola para o meio (o que faz com que ela volte para a direita).

Com relação ao Michel, elogiado por você, também não vejo da mesma forma. Ele recebeu um monte de bolas perigosas no bico da área mas não conseguiu fazer nenhuma jogada de perigo. Chegou até a cair em uma ou duas oportunidades.

Infelizmente o jogo do Corinthians não fluiu nessa última rodada. O Vaxco não jogou e só se defendeu, mas o Corinthians também não quis jogar. Leo Natel foi horrível, Araos perdeu absolutamente todas as jogadas, nosso lado direito que costuma ser o mais forte saiu com os dois lesionados...

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Sérgio Libanori

Ranking: 82º

Sérgio 16.019 posts

@sergio.libanori em 23/02/2021 às 02:08

Análise tática de Corinthians x Vasco. O Corinthians não fez nada e o Vasco fez menos ainda kkk O Corinthians é um time horrível de futebol. O Vasco não é um time de futebol kkk

Foto do perfil de Allison Chagas

Ranking: 1.831º

Allison 1.781 posts

@allison.chagas em 22/02/2021 às 20:58

?

Foto do perfil de Pedro Teixeira

Ranking: 338º

Pedro 6.935 posts

@pedro.teixeira em 22/02/2021 às 20:26

O cara falar que michel macedo foi um dos melhores é sacanagem com a cara do torcedor. Estatísticas não entram em campo, não tem como você dizer que um lateral que não consegue chegar na linha de fundo seja um dos melhores jogadores do jogo kkkk

Foto do perfil de Flávia Sccp

Ranking: 3º

Flávia 35.513 posts

@flavia.sccp em 22/02/2021 às 19:15

Êêêêêê, trabalhão novamente!

Parabéns pela paciência, mano!

Publicidade

Foto do perfil de Juliana Bauer

Ranking: 3.476º

Juliana 856 posts

@juliana.bauer2 em 22/02/2021 às 19:07

Corcodo com você

Foto do perfil de Luis Marques Ferreira Junior

Luis 6 posts

@luis.marques.ferreir em 22/02/2021 às 17:36

Que scout top, parabéns, visão de jogo muito melhor que muitos comentaristas por aí, você fala com propriedade e embasamento!

Foto do perfil de Luiz Fernando Balestrero

Ranking: 1.236º

Luiz 2.558 posts

@luiz.fernando.balest em 22/02/2021 às 17:26

Que jogo feio meu Deus!

Foto do perfil de Eder O Balbani

Ranking: 213º

Eder 9.286 posts

@ederbalbani em 22/02/2021 às 17:16

O que eu vi foi a tática do acaba logo para eu ir para o cabelereiro.