Venha fazer parte da KTO
x

Post de Luiz no fórum "Análise dos jogos" do Meu Timão

Precisaríamos de alguns bons nomes para ajudar essa molecada a ganhar confiança!

em Análise dos jogos > Análise tática do jogo Corinthians e Ponte Preta: será que Vágner...

Em resposta ao tópico:

Estou gostando muito da ideia do Mancini em explorar novos jogadores, principalmente da base. A ideia é clara: criar dois times com propostas de jogo diferentes, e acredito, ao contrário do que estão dizendo os entendidos por aí, que a ideia vem dando muito certo até o momento, pois diante do cenário de ter praticamente um time titular inteiro com Coronavírus, mostrar que podemos armar um elenco composto em sua maioria de jogadores da base está sendo muito positivo. Os dois últimos jogos provaram que temos jogadores altamente promissores, basta lapidá-los. E hoje vimos mais uma amostra disso.

Hoje o Corinthians cometeu muitos erros, mesmo sendo superior ao adversário. Por isso – e por conta dos últimos 2 jogos – a torcida deveria ser bem mais tolerante do que anda sendo agora, pois muitos fazem críticas sem sentido, influenciados por quem não deveria. É sobre os erros de hoje que me debruçarei aqui, para provar que o Corinthians pode ser bem mais incisivo e melhor armado do que muitos acham.

O ESQUEMA

O Corinthians jogou num 4-2-4 com Luan e Antony jogando em ataque, e defensivamente atuavam numa linha de 5 e outra de 4 devido ao recuo constante do Cantillo. Varanda na ponta direita e Vital na esquerda foram bem incisivos em campo. Tinha vezes que o time era até armado num 4-1-5 – isso mesmo: 5 meias que atacavam . Isso se devia ao Roni jogar mais aprofundado, e isso explica a blitz no meio-campo. Uma decepção minha foi justamente o Varanda: ele poderia ter participado um pouco mais...mas entendo que era devido a maior mobilidade de João Victor, apesar de não concordar com esse tipo de exploramento, e sobre o Victor falarei daqui a pouco.

Notem que Vital e Cantillo participaram muito no jogo em termos de passes. Como eu disse antes, Varanda não teve muita participação devido à valorização do João Victor, que como podem ver, foi o que errou muitos passes, o que também não dá pra exigir do rapaz nesse sentido, uma vez que está jogando agora e fora da sua função. Agora tem uma coisa positiva: notem que Matheus Donelli, o goleiro, teve pouquíssima participação. Falo isso porque no Brasileirão, um dos maiores passadores era o Cássio, mostrando que o time passava a bola na defesa, e nesse jogo – e no do Palmeiras – não foi assim.

Observem que o Corinthians jogou muito mais espalhado no campo todo, coisa que já muitos anos eu não via. E um time que joga tão espalhado assim são os que possuem mais chances de ganhar, e isso em parte se deve ao 4-2-4 transicionando para o 4-1-5.

QUAIS FORAM OS ERROS?

O Corinthians cometeu 3 falhas no jogo. A primeira foi em não explorar mais a agudeza de ataque do Luan como deveria, aquela agudeza que ele vinha demonstrando desde que virou reserva do Mancini e conseguia fazer gols e assistências quando entrava – ele jogou praticamente como um meia de criação, apesar de ter dado lá os seus ataques.

O segundo foi em não ter feito Antony participar mais das jogadas: se queriam um falso 9 extremamente móvel, ele deveria receber bem mais bolas do que recebeu. A movimentação no mapa de calor dele, como vocês viram acima, foi perfeita para um meia-atacante de tamanha mobilidade como a que ele tem, mas não adiantou nada porque ele mal foi acionado. Colocar Jô no lugar do rapaz pouco adiantou, já que manteve o esquema 4-2-4 (agora com participação do Luan como falso 9) e 4-1-5. Devo dizer aqui que a negligência do Antony foi exatamente o mesmíssimo problema que Léo Natel teve no jogo contra o Palmeiras – por isso quem criticou Natel naquele jogo definitivamente não sabia o que estava dizendo. Por isso tantas vezes eu ressalto que de nada adianta culpar o atacante ou meia sendo que mal tiveram participações agressivas, seja por falta de coletivo, seja por jogar fora da função.

E a terceira falha foi em manter Cantillo preso como primeiro volante – praticamente um líbero – impedindo que ele participasse mais das jogadas. Ele deveria jogar mais adiantado do que jogou hoje, e isso minou bastante não só a sua principal característica como também desmereceu uma precisão maior de passes em meio-campo.

Tudo isso fez com que o Corinthians, por mais posse de bola que tivesse, não conseguisse criar como deveria. Mais inteligente teria sido se colocasse Araos no lugar do Roni logo no início do segundo tempo e ter fixado Luan como falso 9, com Araos, Vital e Luan alternando de posição. Assim a bola chegaria com mais acurácia dentro da área.

OS MELHORES EM CAMPO

Nem preciso dizer que Mateus Vital foi o melhor: ele foi preciso em praticamente todos os principais pontos estatísticos, melhor do que vinha sendo Otero, apesar de este ter entrado muito bem hoje e quase ter feito um gol olímpico. Se ele continuar a melhorar como vem melhorando com Mancini, ele é o titular absoluto.

Um jogador que me impressionou demais foi João Victor. Ele é zagueiro, mas jogou na lateral direita e foi praticamente um meia, tendo finalizado 2 vezes a gol, duelou 7 vezes no chão e 3 aéreos, desarmou 3 vezes e interceptou 4 passes, sendo pra mim o melhor da partida depois de Vital. A únicas ressalvas que faço é que ele perdeu muitas posses de bola e errou muitos passes. Também precisa melhorar os cruzamentos, mas não vou pegar esse jogo como parâmetro porque, como o time não tinha centroavante, não é um parâmetro abordável. As jogadas se concentraram muito nele e pouco com Varanda devido a filosofia que considero tosca de dar mais valor ao lateral do que ao meia ou ponta, mas ainda assim não dá pra criticar o rapaz, que sem dúvida hoje é o melhor substituto do Fagner. Este que abra o olho!

Bruno Méndez foi outro que me surpreendeu: nunca vi ele jogando de lateral-esquerdo - o próprio Mancini revelou a conversa que eles tiveram antes do jogo, com ele dizendo que nunca fez a função - mas foi disparado melhor que Fábio Santos nas últimas partidas. Foi graças ao Méndez em conjunto com Cantillo e Roni que os ataques fluíram a partir da defesa, provando que realmente podemos ter 2 times tinindo em campo.

Luan, ao contrário do que dizem os teóricos de plantão, foi extremamente bem. Foi o principal responsável, junto com Vital, na criação de jogadas. Se não finalizou com mais frequência, foi devido ao fato de o coletivo ter sido mais participativo. Notem que, ao contrário dos outros jogos, Luan foi muito dinâmico na posse de bola, cobrindo boa parte do meio campo.

CONCLUSÃO

Pouco a pouco o time vai mostrando a cara, e os torcedores frenéticos que querem tirar o Mancini devem pensar duas vezes agora. Apesar de preferir o esquema com Luan como expliquei antes, confesso que também queria ver Cauê no time.

Antes de terminar, muitos querem saber o porquê de eu não fazer a mesma análise que eu faço para jogos da base. A resposta é que não há um site que mostre as estatísticas de jogo para esses jogos, e acredito que para obter esses dados, ou eu teria que pagar uma empresa como o InStats – que é simplesmente a maior empresa de obtenção de estatísticas de futebol – ou com o próprio CIFUT, coisa que eu duvido muito conseguir. É um sonho meu poder fazer análises da base, pois um dos motivos para o não-fortalecimento da base é justamente a falta de informações com o mesmo calibre que eu exponho aqui.

Ainda assim, o que vimos hoje foi altamente promissor, e espero ver muito mais da base, que realmente agora, mais do que nunca, é a nossa esperança. Agora é a hora pra pressionar menos Mancini e mais o alto escalão e a panelinha. Podemos sim ter dois times tinindo em campo, basta, como eu disse antes, lapidá-los.

VAI, CORINTHIANS!

Responder ao post do Luiz

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Épico
    Avatar de Edney Paes

    Ernst & Young recomenda contratação de CEO, mas os urubus não querem!

    Última resposta há 1 segundo por Ricardo Alves

    21respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de tite é nois

    O que o Antônio tá fazendo é preocupante!

    Criado em 7 segundos por tite é nois

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Ayltom D.

    Equilibrando gratidão e renovação: o desafio da gestão esportiva

    Última resposta há 8 segundos por Eduardo siqueira

    48respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Lucas Martins

    Felipão é de f#@$#

    Última resposta há 22 segundos por Rafael Santos Silva

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Thiago Ferreira

    Olhar o Rival Perder do por 2x0 na altitude e virar o jogo é deixar nós mais pra baixo!

    Última resposta há 24 segundos por Eziel Guimarães

    16respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Diego Pinheiro

    Um dia Cássio entrou no lugar do goleiro que tinha acabado de ser Campeão Brasileiro

    Última resposta há 24 segundos por Eu não vou cair

    167respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Gustavo Henrique

    Off WhatsApp verde

    Última resposta há 27 segundos por Sandra Lima

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Edilson Capeta

    Se isso for verdade, Augusto Melo deve explicações...

    Última resposta há 43 segundos por gabriel queiroga

    17respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Aldo Silva

    Reunião pelo futuro do Cássio:precisa desse drama todo pra por o Cássio na reserva?

    Criado em 1 minuto por Aldo Silva

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de FAMILIA NASCIMENTO 7

    Já tem treinador novo na área! Vamos debater!

    Última resposta há 1 minuto por FAMILIA NASCIMENTO 7

    53respostas

    acessar o tópico