Post de Jonathan no fórum "Análise dos jogos" do Meu Timão

O Peñarol de poderoso não tem nada. É time com nível de Serie A2 do Paulista, o que é normal para o limitado futebol uruguaio.

em Análise dos jogos > Como anda o Peñarol? Análise completa e polêmica por trás da disputa...

Em resposta ao tópico:

Fala, corintianos!

Estou de volta porque quinta-feira (29), o Timão tem jogo importantíssimo pela Sul-Americana! O adversário é o líder do grupo, o poderoso Peñarol; e para irmos nos preparando, vou falar um pouco desse gigante uruguaio.

Como sabem, esse perfil fala exclusivamente do Corinthians e seus adversários na Sul-Americana, com textos 100% originais. Para apresentar o Peñarol, pretendo dividi-lo em três tópicos, assim como fiz com o River Plate. Um falando da história do clube, um falando de seus principais jogadores, e um terceiro explicando o esquema tático do time.

Dito isso, vamos lá!

O Club Atlético Peñarol é um clube uruguaio sediado na cidade de Montevidéu, capital do país. O time foi fundado em 1891, sendo um dos mais antigos clubes sul-americanos. Seu nome deriva do bairro Peñarol localizado na periferia de Montevidéu.

O Peñarol já conquistou 5 vezes a Libertadores (1960,1961,1966,1982,1987), 3 vezes o Mundial (1961,1966,1982), e 50 vezes o Campeonato Uruguaio, o que o faz o segundo maior campeão nacional do mundo, somente atrás do Rangers da Escócia.

Sua torcida é conhecida pelo seu fanatismo e pela enorme festa que costuma fazer em seu estádio, o Campeón del Siglo, que tem capacidade para 40.000 pessoas. O Peñarol tem como seu maior rival o Nacional, o outro grande clube da capital uruguaia que conta com um vasto rol de títulos, incluindo 3 Libertadores da América.

Apesar de não conquistar a Libertadores desde 1987, o Peñarol está longe de ser um clube que vive do passado. O time tem em sua história recente a conquista de diversos campeonatos uruguaios (incluindo um tricampeonato em 2016,2017 e 2018) e boas campanhas na Libertadores, com destaque para a final de 2011, quando o Peñarol saiu com o vice-campeonato após ser derrotado pelo Santos.

Na última temporada, que acabou somente no começo de abril de 2021 por conta de paralisações em decorrência da pandemia, o Peñarol ficou em 3° lugar no Campeonato Uruguaio e viu seu maior rival, o Nacional, conquistar seu 48° título nacional.

O que mais chama atenção, no entanto, é que o Peñarol está disputando a Sul-Americana, e não a Libertadores. Afinal de contas, a federação uruguaia conta com 4 vagas para a principal competição do continente, que costumam ser dadas para os 4 primeiros colocados do Campeonato Uruguaio. Se o Peñarol ficou em 3° lugar, porque então disputa a Sula?

A resposta para essa pergunta é bastante complexa, mas vou tentar respondê-la de maneira bastante clara. Se ficar alguma dúvida, podem me perguntar nos comentários que eu respondo da melhor forma possível.

Primeiramente, é preciso entender que por causa da pandemia, as competições uruguaias ainda estão no calendário do ano passado. Ou seja, em fevereiro, quando a Conmebol pediu às federações os classificados para a Libertadores 2021, o campeonato uruguaio ainda não tinha terminado.

Sendo assim a situação no mês de fevereiro era a seguinte: Com o Campeonato Uruguaio encerrando somente em abril, os 2 times que iriam para a Pré-Libertadores e os 2 times que iriam direto para a fase de grupos ainda não estavam definidos. Dessa forma, sobrou para a Federação Uruguaia de Futebol perguntar quais times gostariam de jogar a Pré-Libertadores e quais times tentariam se classificar de forma direta pelo campeonato nacional, entrando assim na competição em abril de acordo com o posicionamento final da tabela.

Com essa situação apresentada aos times uruguaios, Nacional, Peñarol, Rentista e Montevidéu, os quatro primeiros colocados no Campeonato Uruguaio, se recusaram a entrar na fase preliminar da Libertadores declarando que iriam lutar pela vaga direta. Sendo assim, as 2 vagas para a Pré-Libertadores foram para os times do Liverpool e o do Montevideo Wanderers, que ocupavam a 5° e a 6° colocação do campeonato.

No final da competição então, somente os dois primeiros colocados se classificaram para a Libertadores, e o 3° e 4° colocado não jogaram nem mesmo a Pré-Libertadores. Como o Peñarol terminou o campeonato em 3°, restou ao time jogar a Sul-Americana.

Apesar de tudo isso, o Peñarol vive ótima fase. Para se ter uma ideia, dos últimos 15 jogos, o Peñarol perdeu apenas 1. Com o Campeonato Uruguaio já finalizado, atualmente o Peñarol está disputando somente a Sul-Americana, e chega forte após a goleada por 5x1 em cima do Sport Huancayo.

Vai, Corinthians!

Responder ao post do Jonathan

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Omiaranha

    Corinthians precisa trazer o Gum pra voltar a jogar com 3 zagueiros

    Criado em 2 segundos por Omiaranha que tem 665 posts no fórum

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Jean Guedes

    Treinadores pós Carille

    Última resposta 5 segundos por Bruno Barbosa que tem 1.109 posts no fórum

    30respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de BIG DOG

    Os números não mentem!

    Última resposta 5 segundos por Alex Bahu que tem 29.765 posts no fórum

    7respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Jonas Maurício

    ENQUETE: Demitir o Sylvinho ou dar mais tempo?

    Última resposta 18 segundos por André Correa que tem 312 posts no fórum

    1.1kvotos

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Matheus Lima

    É só fazer isso Sylvinho, se escalar assim as coisas melhoram, para de ser teimoso!

    Última resposta 37 segundos por JPZ que tem 3.866 posts no fórum

    28respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Diogo Curto

    Mais um tapa na cara do usuário do fórum

    Última resposta 51 segundos por Matheus Reus que tem 673 posts no fórum

    14respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Yuri Andrade

    Vejam essa imagem!

    Última resposta 1 minuto por Evan Salvatore que tem 567 posts no fórum

    45respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Alex

    Viram o Renato gaúcho falando um bom tempo no ouvido do Luan?

    Última resposta 2 minutos por wilson santos que tem 1.749 posts no fórum

    21respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fiel Oz

    Desculpem, fui infiel

    Última resposta 2 minutos por Alex Bahu que tem 29.765 posts no fórum

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de odair rodrigues

    Precisamos renovar esse elenco

    Última resposta 2 minutos por Phil Corintiano que tem 4.612 posts no fórum

    42respostas

    acessar o tópico
x