Venha fazer parte da KTO
x

Post de Vinícius no fórum "Análise dos jogos" do Meu Timão

Um bom texto, mas Mundial começou em 2000, portanto Peñarol nunca foi campeão mundial FIFA. Corinthians já foi duas vezes.

Em matéria de tradição, não estamos atrás, já que o campeonato brasileiro sempre foi muito mais forte que o uruguaio. Agora em elenco e entrosamento, obviamente os uruguaios têm vantagem. É jogar com raça e organizado que dá pra passar.

Se fizer um jogo parecido com o que fez na Vila Belmiro, o Timão tem sim chances de vitória. E aí é fazer a lição de casa com o resto o grupo e partir pra fase de mata-mata, onde todos sabemos, o Corinthians cresce com elenco bom, ruim ou mediano.

Vai Corinthians!

em Análise dos jogos > Como anda o Peñarol? Análise completa e polêmica por trás da disputa...

Em resposta ao tópico:

Fala, corintianos!

Estou de volta porque quinta-feira (29), o Timão tem jogo importantíssimo pela Sul-Americana! O adversário é o líder do grupo, o poderoso Peñarol; e para irmos nos preparando, vou falar um pouco desse gigante uruguaio.

Como sabem, esse perfil fala exclusivamente do Corinthians e seus adversários na Sul-Americana, com textos 100% originais. Para apresentar o Peñarol, pretendo dividi-lo em três tópicos, assim como fiz com o River Plate. Um falando da história do clube, um falando de seus principais jogadores, e um terceiro explicando o esquema tático do time.

Dito isso, vamos lá!

O Club Atlético Peñarol é um clube uruguaio sediado na cidade de Montevidéu, capital do país. O time foi fundado em 1891, sendo um dos mais antigos clubes sul-americanos. Seu nome deriva do bairro Peñarol localizado na periferia de Montevidéu.

O Peñarol já conquistou 5 vezes a Libertadores (1960,1961,1966,1982,1987), 3 vezes o Mundial (1961,1966,1982), e 50 vezes o Campeonato Uruguaio, o que o faz o segundo maior campeão nacional do mundo, somente atrás do Rangers da Escócia.

Sua torcida é conhecida pelo seu fanatismo e pela enorme festa que costuma fazer em seu estádio, o Campeón del Siglo, que tem capacidade para 40.000 pessoas. O Peñarol tem como seu maior rival o Nacional, o outro grande clube da capital uruguaia que conta com um vasto rol de títulos, incluindo 3 Libertadores da América.

Apesar de não conquistar a Libertadores desde 1987, o Peñarol está longe de ser um clube que vive do passado. O time tem em sua história recente a conquista de diversos campeonatos uruguaios (incluindo um tricampeonato em 2016,2017 e 2018) e boas campanhas na Libertadores, com destaque para a final de 2011, quando o Peñarol saiu com o vice-campeonato após ser derrotado pelo Santos.

Na última temporada, que acabou somente no começo de abril de 2021 por conta de paralisações em decorrência da pandemia, o Peñarol ficou em 3° lugar no Campeonato Uruguaio e viu seu maior rival, o Nacional, conquistar seu 48° título nacional.

O que mais chama atenção, no entanto, é que o Peñarol está disputando a Sul-Americana, e não a Libertadores. Afinal de contas, a federação uruguaia conta com 4 vagas para a principal competição do continente, que costumam ser dadas para os 4 primeiros colocados do Campeonato Uruguaio. Se o Peñarol ficou em 3° lugar, porque então disputa a Sula?

A resposta para essa pergunta é bastante complexa, mas vou tentar respondê-la de maneira bastante clara. Se ficar alguma dúvida, podem me perguntar nos comentários que eu respondo da melhor forma possível.

Primeiramente, é preciso entender que por causa da pandemia, as competições uruguaias ainda estão no calendário do ano passado. Ou seja, em fevereiro, quando a Conmebol pediu às federações os classificados para a Libertadores 2021, o campeonato uruguaio ainda não tinha terminado.

Sendo assim a situação no mês de fevereiro era a seguinte: Com o Campeonato Uruguaio encerrando somente em abril, os 2 times que iriam para a Pré-Libertadores e os 2 times que iriam direto para a fase de grupos ainda não estavam definidos. Dessa forma, sobrou para a Federação Uruguaia de Futebol perguntar quais times gostariam de jogar a Pré-Libertadores e quais times tentariam se classificar de forma direta pelo campeonato nacional, entrando assim na competição em abril de acordo com o posicionamento final da tabela.

Com essa situação apresentada aos times uruguaios, Nacional, Peñarol, Rentista e Montevidéu, os quatro primeiros colocados no Campeonato Uruguaio, se recusaram a entrar na fase preliminar da Libertadores declarando que iriam lutar pela vaga direta. Sendo assim, as 2 vagas para a Pré-Libertadores foram para os times do Liverpool e o do Montevideo Wanderers, que ocupavam a 5° e a 6° colocação do campeonato.

No final da competição então, somente os dois primeiros colocados se classificaram para a Libertadores, e o 3° e 4° colocado não jogaram nem mesmo a Pré-Libertadores. Como o Peñarol terminou o campeonato em 3°, restou ao time jogar a Sul-Americana.

Apesar de tudo isso, o Peñarol vive ótima fase. Para se ter uma ideia, dos últimos 15 jogos, o Peñarol perdeu apenas 1. Com o Campeonato Uruguaio já finalizado, atualmente o Peñarol está disputando somente a Sul-Americana, e chega forte após a goleada por 5x1 em cima do Sport Huancayo.

Vai, Corinthians!

Responder ao post do Vinícius

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Lendário
    Avatar de Alexandre Araujo

    Viola vai às lágrimas na eternização dos pés na calçada da fama no Parque São Jorge

    Última resposta há 7 segundos por Fabio Gavioli

    71respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Igor Rykovski

    Prefiro esse Fagner e prefiro o time desse jeito

    Última resposta há 2 minutos por Vinicius

    35respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Lúcifer da fiel

    Erick Sanchez seria uma opção viável

    Última resposta há 2 minutos por Luis soung ju kim

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Evandro Manuel

    Entendi o Romero agora

    Última resposta há 4 minutos por Caio Fuji

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Bruce Wayne

    Tem que acabar com essa PONTUAÇÃO do Fiel Torcedor!

    Última resposta há 4 minutos por Luis soung ju kim

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Rubens B.

    Pra que serviu esse jogo?

    Última resposta há 6 minutos por José Roberto

    20respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Leeh

    Cada dia mais difícil

    Última resposta há 7 minutos por Luis soung ju kim

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de sandro rogério

    Romero tem muito nossa cara, obrigado paraguaio!

    Última resposta há 9 minutos por Gabriel Mussoi

    16respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Igor Mesquita

    Yuri Alberto

    Última resposta há 10 minutos por Bang Won

    114respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Luis Fernando

    O Vasco vive num mundo paralelo

    Última resposta há 10 minutos por Luis soung ju kim

    9respostas

    acessar o tópico