Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Análise tática de Corinthians x Peñarol: parte ofensiva relativamente bem, defesa péssima

Tópico popular Entenda as regras
Foto do perfil de Félix

Ranking: 4.635º

Félix 588 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 30/04/2021 às 00:36
Por Félix Rodrigues de Lima (@felix.rodrigues.de.l)

Começo essa curta análise pedindo pra vocês olharem o mapa de calor e o mapas desses três jogadores, assim entenderão qual foi o real problema do jogo.

Luan jogou muito preso no meio-campo – no primeiro tempo ele mal passava do meio-campo, e ainda assim criava seus perigos. Devido a isso, Léo Natel e Otero estavam extremamente isolados nas pontas, e quando a bola chegava neles, um bolo de listrados pretos-amarelos chegavam e interceptavam os passes.

A interação de jogadores foi ligeiramente mais distribuída do que naquela vergonha do primeiro jogo na Sul-Americana – mas notem que os passes ainda foram bem mais concentrados nos volantes e para Léo Natel, Fagner e Luan, sendo que, como já expliquei, deixar os pontas isolados e manter Luan praticamente como um volante foi a falha estratégica do time.


Esse mapa de passes explica muito bem o que eu expliquei no início. No jogo todo, quem passou mais vezes a bola, disparado, foi Cantillo, porém explorando um Luan extremamente recuado e os pontas muito isolados. Isso facilitava bastante para as linhas de 5 e 4 do Peñarol, e é por isso que nem Otero e nem Léo Natel conseguiram passar da defesa como gostariam.

CONCLUSÃO

Esse é um jogo em que coloco Vagner Mancini como falho estrategicamente – e quem me acompanha sabe que já critiquei o técnico em outras ocasiões. Se era pra ser essa a escalação, seria muito melhor um 4-4-2 alternando para um 4-5-1 em ataque junto com um 3-4-3 do que um 4-2-3-1 com Luan recuado.

Tirar o Luan realmente foi uma tolice. Entendo que era pra trazer Otero para o meio e dar mais liberdade ao Cantillo – mas de que adiantou isso se o esquema se manteve? A falha nunca foi em Luan reter a bola no meio ou por erros de passe até a área, mas sim em jogar mais compactado. Nisso o Mancini foi péssimo: o maior passador, como vimos, foi Cantillo, que prendia a bola entre o meio-campo e a defesa, forçando Luan a buscar a bola ali... nesse caso, chamar Luan de lento é não fazer a leitura correta do jogo e dizer uma inverdade sobre ele. Nem Jô nem Cauê têm responsabilidades nesse jogo, porque foi justamente nessas falhas que não veio uma bola decente para eles. Melhor seria se mantivesse o Luan próximo da área e colocasse Adson, Gabriel Pereira, Vitinho, Matheus Araújo e Gustavo Silva. Dessa forma, a mobilidade seria maior e as bolas pelo meio seriam mais frequentes e perigosas.

A defesa foi péssima hoje. Bruno Méndez, apesar de ter falhado no gol, foi muito, mas muito melhor do que o Gil. Fagner foi bem no ataque como há muito tempo não vejo, mas se não fosse o Bruno Méndez cobrir por ele (Fagner) e pelo Gil, a goleada era certa.

Tenho uma impressão que, depois desse jogo, os “titulares” definitivamente perderam seu espaço. Os rapazes estão mostrando mais serviço do que eles, e esse jogo foi a gota d’água para os titulares. Desse time manteria Bruno Méndez, Luan, Otero – se jogar no meio – e Cantillo. No domingo, o São Paulo provavelmente virá com os titulares em campo...se os rapazes entrarem e ganharem, ficará provado o que assevero há tempos, e se perderem mas jogarem do mesmo jeito que vêm jogando – principalmente como contra o Santos – pode ser que seja reconhecível o esforço. Porém, se Mancini manter praticamente o mesmo time que jogou hoje e perder, receio que será o fim da linha para o treinador.

VAI, CORINTHIANS!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Gabriel Ribeiro De Carvalho

Ranking: 864º

Gabriel 3.520 posts

@gabriel.ribeiro.de.c Apoiador em 30/04/2021 às 09:34

A galera não tem paciência para discordar da análise. Prefere falar que o time é um lixo e qualquer outra adjetivação... Eu discordo de algumas coisas, como dizer que o Jô n teve responsabilidade nenhuma. Ele errou um gol na cara e n criou nada de bom para o ataque, então ele tem parcela de culpa sim. Enquanto o ataque produzir e n conseguir converter em gol, também tem culpa, por isso eu até entendo o 'relativamente bem', já que criou, mas não fazem o gol, tem muita displicência ai de n conseguir reverter em gols as oportunidades.

Foto do perfil de Cezar Oliveira

Ranking: 3.408º

Cezar 882 posts

@cezar.oliveira em 30/04/2021 às 10:17

Relativamente bem? O Jô matando todas as jogadas, Otero não criando nada, o Léo Natel tropeçando nas próprias pernas.

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Fernando Zemetek

Ranking: 150º

Fernando 11.044 posts

@fernando.zemetek1 em 01/05/2021 às 09:10

Bela análise irmão mas, PLS. Defina 'parte ofensiva relativamente bem' pois, o jogo que eu vi criamos só 3 chances claras e desperdiçamos as 3

Foto do perfil de Leonardo Ribeiro De Novaes

Ranking: 57º

Leonardo 18.485 posts

@leonardo.ribeiro.de. em 30/04/2021 às 23:28

Parte ofensiva boa?

Resultado: 2 jogos NENHUM gol. Tá maravilhoso...

Foto do perfil de Eder O Balbani

Ranking: 213º

Eder 9.286 posts

@ederbalbani em 30/04/2021 às 20:19

Análise tatica: não tivemos tática, vergonha, capacidade e raça.

Foto do perfil de Amaral Ric

Ranking: 1.345º

Amaral 2.370 posts

@amaral.ric em 30/04/2021 às 19:13

Discordo e muito

Todos ruins.

Passam mal, finalizam mal,

Sem padrão.

Levam bolas nas costas, sem cobertura

Mancini péssimo

Publicidade

Foto do perfil de João Henrique Azevedo

Ranking: 79º

João 16.390 posts

@joao.henrique.azeved em 30/04/2021 às 18:41

Algumas conclusões do seu tópico dessa vez foram totalmente non sequitur.

Dei like, mas discordei de um monte de coisa.

Foto do perfil de Marco Antonio Sousa Donesi

Marco 67 posts

@marco.antonio.sousa. em 30/04/2021 às 17:00

Já devia ter caído a um bom tempo pelo amor de Deus... Não sabe usar a base

Foto do perfil de Mario Hermetti Carpegiani

Ranking: 95º

Mario 15.003 posts

@carpegiani em 30/04/2021 às 16:56

Onde que eu posso fazer este treinamento? E qual a duração?

Foto do perfil de Flávia Sccp

Ranking: 3º

Flávia 35.513 posts

@flavia.sccp em 30/04/2021 às 15:38

O Jô tem história no Corinthians, mas, não dá mais. Time totalmente sem alma. Horrível.