Danilo Meira
Um grupo de conselheiros do Corinthians está pedindo que o conselho puna o Andrés por gestão temerária, tendo em vista que ele ajudou muito para a piora da situação do clube. Além disso, querem que ele seja processado para que devolva dinheiro ao clube.
O que acham?
Bastidores - Conselheiros pedem punição de 10 anos para Andrés Sanchez
Uma comissão de 12 conselheiros influentes do Sport Club Corinthians Paulista entrou com uma representação formal para o presidente do Conselho Deliberativo do Clube, Alexandre Husni, pedindo convocação extraordinária de Assembleia Geral para pedir a inexigibilidade do ex-presidente Andrés Sanchez.
O principal motivo da ação da comissão, formada por representantes de várias chapas eleitas para o conselho atual, bem como dos participantes do grupo 'União dos Vitalícios', seria a reprovação das contas relativas ao exercício do mandato em 2019, que teria registrado um rombo de quase R$ 200 milhões de reais (R$ 195,4 milhões) aos cofres do Timão.
O documento explica que, de acordo com estatuto do clube, a reprovação das contas é justificativa hábil para destituir os responsáveis pelo balanço financeiro.
Os conselheiros explicam também no documento que, de acordo com a Lei 13.155/2015, denominada Lei do PROFUT, em seu Art. 25, muitos atos de gestão irregular são notórios. Entre eles formar déficit ou prejuízo anual acima de 20% da receita bruta, atuar com inércia administrativa e não divulgar de forma transparente informações de gestão aos associados e torcedores.
Como Andrés encerrou seu mandato no Corinthians, não podendo ser destituído do cargo, a representação pede que o ex-presidente fique inelegível pelo período de 10 anos, como recomenda Art. 26 da Lei do PROFUT.
Os conselheiros pedem também que a Diretoria Jurídica do Corinthians proponha ação indenizatória contra Andrés Sanchez, com vistas ao ressarcimento dos prejuízos financeiros causados ao clube.
A reunião on-line, em que o Conselho Deliberativo reprovou as contas de 2019, aconteceu no dia 27 de abril deste ano e sua ata foi disponiblizada apenas na tarde de ontem, pelo presidente do conselho.
Os conselheiros que assinam o documento são:
Romeu Tuma Junior
Antonio Roque Citadini
Fabio Aguiar Munhoz Soares
Leandro J. B. Cano
Francisco Papaiordanou
Rubens Gomes da Silva Junior
José Walmir da Costa
Marcelo Mattoso Azevedo
José Walmir da Costa
Miguel Marques e Silva
Carlos Rafael Ferreira de Castilho
Armando Mendonça
em Notícias > Conselheiros pedem processo e suspensão de 10 anos para Andrés