Venha fazer parte da KTO
x

Post de Fábio no fórum "Análise dos jogos" do Meu Timão

Parei de ler na parte do gol deles... Que passada de pano absurda para o Vital.. Perdeu a bola, perdeu na corrida e não fez a p@rr# da falta.

Sou fã do vital, acho ele um dos melhores do time. Mas perai né. Não criticar eu até entenderia, agora ELOGIAR ele no lance é o fim

em Análise dos jogos > Análise tática do jogo entre Corinthians e Palmeiras: apresentamos...

Em resposta ao tópico:

Eu tinha dito no jogo contra o América-MG que, se o Corinthians jogasse daquele mesmo jeito, o time perderia...mas não jogou. Amarraram o jogo no meio-campo e exploraram relativamente bem os ataques – e fizeram marcação alta. Lembrou um pouco o jogo do Mancini contra o Grêmio no ano passado, com a diferença que não era um 4-3-3.

Me surpreendeu o Palmeiras não ter sido mais criativo pelo meio como eu achei que seria – e essa foi a falha do Palmeiras. Se tivessem explorado Gustavo Scarpa como deveria e jogassem mais compactados, sofreríamos sérios problemas. Cometeram em boa parte do jogo os mesmos erros que o Sylvinho cometeu nos últimos jogos. Vamos analisar o jogo e aí vocês verão isso com os próprios olhos.

PRIMEIRO TEMPO

O Corinthians veio num 4-3-3 e o Palmeiras veio num 4-1-4-1. Com isso ficou evidente que a intenção do Sylvinho era segurar o Palmeiras no meio-campo. Mas logo Raphael Veiga fez um golaço num belo contra-ataque pelo lado do Fábio Santos: Vital acompanhou o ponta-direita muito bem, mas a defesa bateu cabeça – uma falha de comunicação entre eles.

Após o gol, o Corinthians tentou ir pra cima, porém o Palmeiras fazia forte marcação alta. O Corinthians viria a assustar o Palmeiras aos 9 minutos e meio com Luan devido a um fato muito importante: inversão de bola. Quem adota o 4-3-3 possui essa vulnerabilidade. A jogada iria se repetir aos 14 minutos, porém sem ter dado certo. Mas então o Corinthians recuou mais e jogou no contra-ataque – exatamente o que o Palmeiras queria. Mas quando saía algum ataque, Luan era extremamente marcado na área e ninguém se aproximava dele para receber a bola.

Só depois dos 27 minutos é que o Corinthians ousaria mais, adiantando Roni. Num ataque pela direita, Gustavo cruzou pra Roni, que teve a infelicidade de furar. Numa bela enfiada pelo meio de Mateus Vital para Gustavo Silva, ele fez jogada individual mas não chutou bem. Noutra jogada, Gustavo achou Vital no meio, que chutou com endereço, mas Jaílson se esticou todo pra defender e mandou pra escanteio. E aos 39 minutos, uma bola bem trabalhada pelo meio achou Gabriel, que chutou bem na área. Notem que os ataques tinham alguma força pelo meio – coisa que há tempos venho cobrando.

O Corinthians (azul) chutou 5 vezes a gol. 2 foram a gol – Vital e Gabriel – 2 fora e um foi bloqueado.

Esse é o mapa de passes do Corinthians. Chama a atenção que dessa vez o Corinthians não tocou tanto pelos lados assim, mas o Corinthians concentrou 199 passes exclusivamente no meio-campo e apenas 80 no ataque.

Notem que Vital deu pouquíssimos passes, assim como Roni: 13 deste e 16 do Vital. Isso explica a facilidade com que o Corinthians perdia a bola: pelo fato de o Corinthians anular Vital - que mais uma vez foi escalado como ponta-esquerda sendo que essa não é a posição dele - e Roni, que seria em teoria a peça central para armar os passes no meio-camp. Bastou o Palmeiras se concentrar mais em Luan e Gustavo Silva porque sabiam que Vital e Roni seriam pouco explorados. Daí a falha na maioria dos ataques. Quando Roni e Vital foram mais explorados depois dos 27 minutos é que o Corinthians realmente criou perigos.

SEGUNDO TEMPO

O Palmeiras criou sério perigo pelo lado do Fábio Santos aos 2 minutos. No minuto seguinte Gustavo Silva poderia ficar na frente do gol, não fosse Renan ter feito falta. E aos 6 minutos, numa marcação alta pela direita, o Corinthians tomou a bola e tocou para Gustavo no meio, mas sofrendo a falta, que seria batida com perigo pelo Fábio Santos.

E então, numa bela jogada em conjunto pela direita, Gustavo Silva cruzou para o homem-surpresa Gabriel, que marcou o gol! Ele quase fez no primeiro tempo e agora fez! Muito mérito dele – é esse o Gabriel que eu quero ver, porque ele tem qualidade pra chegar ao ataque sim – foi campeão pelo Palmeiras assim e no Corinthians também!

Raphael Veiga responderia com perigo num chute de fora da áre, mas o Corinthians também criava seus perigos e fazia a pressão no ataque. Aos 16 minutos e meio, João Victor fez o que sabe fazer de melhor: explorou o buraco no meio e correu com a bola para explorar o ataque no meio, e passou para um jogador, que achou Gustavo Silva, mas não cruzou bem. Isso é a prova mais evidente que não é só de ataque pelos lados que se joga pra cima.

O Palmeiras passou a jogar muito pra cima, criando alguns lances perigosos, mas Gil e João Victor jogavam muito bem. E a pressão foi intensa até o fim.

OUTROS DETALHES

Ficou muito evidente a melhora do Corinthians em explorar os ataques pelo meio, coisa que não aconteceu nos últimos jogos. Como eu disse antes, Vital foi muito prejudicado em não receber as bolas por jogar fora de posição, mas quando recebeu, criou algumas chances pelo meio. O Palmeiras segurou muito no meio-campo, porém Cantillo foi bastante preciso quando foi acionado.

Observem como as interações proporcionadas pelo Cantillo e os defensores foi intensa e boa – como revela o mapa de calor, com a defesa adiantada. Notem que Luan interagiu e muito com Gabriel, e isso explica a pouca participação ofensiva dele: porque a bola não chegava como deveria.

Chama a atenção a quantidade de chutes de fora da área que o Corinthians desferiu. Foram 4 chutes a gol, 3 fora e 2 bloqueados. Mas notem que o Palmeiras finalizou 5 vezes dentro da área – e isso deve ser corrigido.

Esses dois mapas de passes mostram muito bem o quanto o Corinthians realmente explorou não só os lados, mas o meio também – com mais eficiência do que o Palmeiras, que é bom nisso. Ainda assim isso tem que melhorar muito, pois Luan não está recebendo as bolas como deveria – e isso não será possível num 4-3-3.

Mateus Vital não erou nenhum passe. Ganharia 3 duelos no chão de 5. Isso são números muito, mas muito bons para um meia, e ele certamente foi um dos melhores da partida porque, proporcionalmente falando - ele foi pouco explorado, como disse antes – ele foi o melhor da partida.

Essa é pra minha namorada que não gosta do Cantillo! (:D) O cara simplesmente é fora de série: dos 86 toques dele, ele errou apenas 4 de 74 passes e errou apenas 2 bolas longas de 14. Se os ataques surtiram efeito, foi por causa dele.

João Victor também merece destaque. Ganhou todos os duelos no chão e aéreos que ele participou, errou 7 passes de 40, interceptou 3 passes e cortou 4 vezes, além de ter uma finalização travada – aquela no escanteio do segundo tempo.

CONCLUSÃO

Esse cara que é bielorrusso - não é fake, já verifiquei -, apostou no site de estatísticas na qual eu puxo os dados que daria empate... 4 dias antes! e o mardito acertôôôôô!

O Corinthians jogou bem, segurando o meio-campo e conseguindo criar alguns ataques. Tentava em boa parte pelos lados, principalmente com Gustavo Silva. Mas quando o meio foi mais acionado, os perigos aumentaram.

Luan não consegue jogar num 4-3-3 devido a falta de apoio, e Vital, como já disse inúmeras vezes, não é nenhum ponta. Ainda assim os dois foram guerreiros. Luan sofria muitas faltas porque sabiam que neutralizando ele no meio era chance de recuperação da bola. Algo deve ser pensado a respeito desses dois. Cássio jogou muito bem hoje: sou crítico dele faz um bom tempo, mas nesse jogo ele fez grandes milagres. Mereceu o tradicional “Bravo!” do Sylvinho.

Agora temos outro jogo contra o RB Bragantino. Hoje geramos evolução, mas precisamos de mais. Temos tudo pra ter um time ofensivo-criativo, basta que sejam respeitadas as características dos jogadores. Hoje não foi um time desorganizado como foi contra o Atlético-GO, pois as falhas que tinham nesse jogo foram corrigidas. Se continuar nessa pegada, haverá só evolução.

VAI, CORINTHIANS!

Responder ao post do Fábio

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Gustavo Modesto

    Off Topic: Endrick

    Última resposta há 14 segundos por Vinicius de Oliveira Renato

    12respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Luiz Lima

    Novo Vitor Roque! Ótima Oportunidade!

    Última resposta há 41 segundos por Arthur Souza

    19respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Rubens B.

    Para que serviu esse jogo amistoso do Corinthians?

    Última resposta há 1 minuto por LUIZ GONZALEZ

    63respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Remy Lara

    Quando que o Timão vai revelar um Endrick será?

    Última resposta há 2 minutos por Anat Picareta

    8respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Edson

    Edina Alves

    Última resposta há 2 minutos por RC Timão

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de sandro rogério

    Romero tem muito nossa cara, obrigado paraguaio!

    Última resposta há 2 minutos por Evandro Manuel

    36respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Evandro Manuel

    Corinthiano de sofá?

    Última resposta há 2 minutos por Danilo Silva

    16respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de william gimenes

    Cifut falho

    Última resposta há 3 minutos por Roger timão

    22respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Kelvin Ramon

    Aluguel ou Amistoso?

    Última resposta há 3 minutos por geraldo de queiroz

    93respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Rodrigo Borges

    Corinthians/Palmeiras/Santos engrandeceram o São Paulo

    Última resposta há 3 minutos por SERGIO GOYA

    75respostas

    acessar o tópico