Venha fazer parte da KTO
x

Post de Sergio no fórum "Off topic" do Meu Timão

Pelos jogos que vi, ele é o único que faz essa transição do volante para meias e atacantes. Pra mim titular pelas suas características. Nesse esquema, seria no lugar do Rony

em Off topic > Excelente análise do @sccpscouts, sobre a nossa jovem promessa...

Em resposta ao tópico:

Para quem se interessar pela leitura, segue o link abaixo >>>

https://sccpscouts.com/vitinho-merece-bons-olhos-no-corinthians/ VITINHO MERECE BONS OLHOS NO CORINTHIANS VITINHO MERECE BONS OLHOS NO CORINTHIANS O meio-campo indefinido do Corinthians, aliado a uma equipe pragmática, é a hora certa para mudar. Vitinho pede passagem! sccpscouts.com

Se preferir ler por aqui mesmo, segue o resumo do texto sem as imagens ilustrativas >>>

Com a eliminação precoce na Copa Sul-Americana e derrota na semifinal do Campeonato Paulista, o desempenho do Corinthians é contestado de forma geral – por imprensa e torcida – em 2021. Diante dessas críticas, costuma ser inserido o seguinte argumento: «o Corinthians não tem elenco». Será mesmo?
Um dos setores do time mais criticados, e de certa forma ainda indefinido na atual temporada, é o meio-campo.

COMO JOGAVA VITINHO NA BASE?

Desde 2006 no Corinthians, Vitinho era muito falado entre os que acompanham a base do clube, já muito jovem. Antes como um jogador de lado de campo, o camisa 43 do profissional se transformou durante os últimos anos de categorias de base, aprimorando-se no sub-20 como um excelente meio-campista.
Em um 3-5-2/5-3-2 ou mais especificamente um ofensivo 3-1-4-2 no sub-20 de Dyego Coelho e depois Carlos Leiria, Vitinho atuou como interior pela esquerda e foi fundamental para que as ideias fossem bem executadas, além de potencializar outros companheiros de equipe.
Um jogador associativo, Vitinho aproveitou o lado esquerdo de muita qualidade com Lucas Pires ou Reginado, aproximações de Adson e a qualidade de Du Queiroz para assim ser uma válvula de ligação entre o volante e os jogadores de frente.
Acima é interessante reparar como o Vitinho se posiciona em fase ofensiva, nesse caso sem Matheus Araújo na equipe e Lucas Pires na vaga de Araújo.

MOMENTO DO PROFISSIONAL

Diante de uma saída conturbada de Vagner Mancini e início também contestado de Sylvinho, o meio-campo foi completamente transformado. Antes com uma dupla de volantes mais agressiva, agora com Sylvinho a preferência é por três volantes, Cantillo de primeiro homem e Gabriel e Roni cumprindo a função de interiores.
Nessa situação, o Corinthians se porta defensivamente em um 4-5-1 ou por vezes em um 4-4-2, com os extremos recuando à segunda linha de 4, enquanto Luan e Roni saltam para pressionar os zagueiros. O Roni titular do atual Corinthians deve-se muito a esse fator, o entendimento de Sylvinho na utilidade defensiva e no «pressing» do jovem volante.
Dito isso, quais são os benefícios e malefícios ao usar esse esquema, com Gabriel e Roni como interiores? A começar pelas boas evoluções, destaco justamente a segurança defensiva e potencialização do meio-campista mais técnico do elenco, Victor Cantillo.

A TITULARIDADE DE VITINHO

Após analisar as características que Vitinho apresentou na base e explicar o atual momento do meio-campo de Sylvinho, vamos entender como o Vitinho já foi aproveitado no profissional e qual a melhor forma de utilizá-lo no atual contexto.
Vitinho tem oito jogos na temporada, com 237 minutos somados, ou seja, 29 minutos de média nas partidas que entra.

Escalado originalmente de forma central na linha de 3 do 4-2-3-1, esquema de Vagner Mancini, Vitinho se movimentava para aproximar de Rodrigo Varanda. No entanto, foi um início complicado por alguns motivos.

Vitinho é um atleta que gosta de recuar mais na base da jogada, ou pelo menos receber com espaço e assim abrir o campo para os companheiros em um passe ou inversão, etc. Se o treinador o coloca para ser um jogador de movimentação entrelinhas apenas, sozinho atrás do centroavante, pouco potencializa o garoto.
Pelas características dos volantes titulares na época, se ele recuasse na base da jogada para auxiliar na construção, Gabriel ou Cantillo se encarregariam de ocupar o espaço deixado por Vitinho, algo não muito adequado.

Repare agora especificamente nessa inversão do Vitinho, diante do São Bento. Ele ocupa a faixa do lateral-esquerdo, naquele dia e ainda hoje Fábio Santos, que no caso do vídeo abaixo vai ao espaço deixado pelo camisa 43. Fábio já demonstrou qualidade para atuar por dentro em alguns contextos.

Entretanto, tenho que ser justo também e não colocar toda a culpa em Mancini. Nas primeiras atuações, Vitinho também errou alguns gestos técnicos, demonstrou falta de concentração, algo natural para um jovem que estava nos primeiros minutos de profissional.
Só para deixar claro: Vitinho ganhando ritmo no profissional, por vezes também pode ser útil mesmo mais encaixotado. É ágil, tem o passe curto interessante e toma as decisões de forma rápida.

E é isso, meus irmãos, Vitinho realmente se mostra ser um jogador interessante, espero que o garoto possa ter cada vez mais oportunidades de mostrar todo o seu potencial, como jogador do SCCP.

Vai Corinthians!

Responder ao post do Sergio

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Jorge Rise Salomão Virulilo

    Alguém aí no fórum...

    Última resposta há 3 segundos por fabio dos santos

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Colchãozinho Melo

    Claus envolvido com o esquema de favorecimento as peppas, para a surpresa de um total de 0 pessoas

    Criado em 2 minutos por Colchãozinho Melo

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Guiherme Augusto

    ENQUETE: Bolão do dia, em que minuto Cássio irá falhar?

    Última resposta há 8 segundos por Thiago Rodrigo

    3votos

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Torcedor Puto

    A farra começou para os sócios

    Última resposta há 8 segundos por Lucas Da Silva

    13respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Roberto Carvalho

    Se for analisar só bastidor

    Última resposta há 21 segundos por Luis soung ju kim

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de marcio baranto

    "Nenhuma SAF deu certo"

    Última resposta há 23 segundos por ernando grimes

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Giovani E. B

    Corinthians - 12 anos e dívida 4 vezes maior (Artigo Importante)

    Última resposta há 59 segundos por Fabiano Pereira

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Jefferson Bck

    Belo texto de Casagrande para São Jorge

    Última resposta há 1 minuto por Guilherme Cunha

    9respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Pedro Datolo Oliveira

    2 mil reais o título + mensalidade pra se associar só clube social, acho que vou me associar!

    Última resposta há 1 minuto por Lucas Pereira da Silva

    8respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Frank Oliveira

    Vocês condenam o Rojas, Mas...

    Última resposta há 1 minuto por Henrique J.

    1resposta

    acessar o tópico