Post de Juliane Bauer no fórum "Análise dos jogos" do Meu Timão

Bem compricado

em Análise dos jogos > Análise tática Fortaleza x Corinthians – Nó tático do Vojvoda em...

Em resposta ao tópico:

Seria um exagero esse título? Bem, chama a atenção que Vojvoda arma o time com três zagueiros...e mostra um planejamento estratégico e tático muito bem feito, estando pouco mais de dois meses no clube, fazendo frente a Atlético-MG, Internacional – de goleada – Fluminense e agora o Corinthians. Justo um esquema que Sylvinho desprestigiou em prol de conveniências próprias – e ouso dizer que da diretoria também. Em 13 jogos, Sylvinho ganhou três, empatou seis e perdeu quatro, com 38% de aproveitamento, oito gols marcados e dez tomados.

O Corinthians é tão previsível que é possível depreender menos esforço para marcar e mais para concentrar passes nos buracos que o time proporciona ao adversário, como foi ontem. Querem uma prova disso? Pois será dada: a escalação e abordagem dos jogadores no jogo de ontem– tirando alguns, naturalmente – em essência, foi a mesma que jogou no primeiro jogo contra o Peñarol, escalação essa que foi desprestigiada futuramente em jogos contra Santos e São Paulo, com outros jogadores e outro esquema. E a maioria dos torcedores se lembra de como foi o jogo....

Com olhos analíticos, vamos ver os detalhes do jogo contra o Fortaleza.

O JOGO

https://www.meutimao.com.br/forum-do-corinthians/analise-dos-jogos/919135/analise-tatica-do-jogo-chapecoense-x-corinthians-a-essencia-da-analise Análise tática do jogo Chapecoense x Corinthians – a essência da análise Analisar um jogo requer várias coisas...mas talvez a principal delas é perceber a diferença entre posição e função. Posição é o lugar aonde o jogador se... meutimao.com.br meutimao.com.br

No artigo da semana passada do jogo contra a Chapecoense (link acima), eu disse que o poder do Fortaleza é atacar pelo meio. A frase exata foi: “Imagino que se eles fizerem um gol, será aproveitando alguma brecha pelo meio em velocidade, uma vez que eles atacam pelo meio e possuem passes precisos, principalmente as bolas longas.” Pois não foi exatamente assim que saiu o gol deles? Olhem só o mapa de calor. O Corinthians foi engolido numérica e posicionalmente – quem olhou o jogo percebeu que o foco deles era marcação e ataque pelo meio, porém sem deixar de atacar pelos lados, principalmente o esquerdo de Fábio Santos, nossa maior vulnerabilidade.

E Sylvinho, pegar como parâmetro o jogo contra a Chapecoense para defender a sua estratégia e amenizar a derrota contra o Fortaleza, sabendo da vulnerabilidade da Chapecoense, é no mínimo cinismo – e não tenho medo de falar que isso escancarou as suas falhas como estrategista. Contra a Chapecoense, não houve nenhuma evolução tática. O torcedor, como diria Tite, não é alienado e sabe mensurar o que estava dando certo e o que não estava.

Notem só os buracos enormes que o Corinthians deixou pelo meio, provando o que foi dito antes. Agora olhem só os buracos defensivos que o Fortaleza deixou pelos lados e pelo meio... E aí o torcedor pergunta: “por que o Corinthians não conseguiu atacar pelos lados?”. A resposta é simples: porque a marcação alta e a superioridade numérica em ataque do Fortaleza impedia o Corinthians de criar jogadas num 2-4-4, e quando o Corinthians tinha a posse de bola, uma marcação posicional média era feita para não dar outra opção a não ser atacar pelos lados, facilitando as roubadas de bola pelo fato de limitar espaços. Esse jogo foi o maior exemplo do que chamei várias vezes de “marcação por indução” – coisa que Vojvoda fez muito no tempo do Talleres.

O poder de finalização do Fortaleza chamou muito a atenção. O fato de termos permitido muitas finalizações de fora da área mostra o quanto deixamos espaços pelo fato de marcarmos em linha, deixando muitos espaços centralizados por conta disso – o gol deles prova isso.

E esse mapa de passes prova tudo o que eu disse antes. Notem a quantidade de pontos laranjas do meio pra frente. E notem que nós, do meio pra frente, atacamos só pelos lados.

CONCLUSÃO

Por que perdemos para o Fortaleza? Primeiro, porque o Corinthians não é um time coletivo, é um time individualista, e isso é péssimo. Segundo, porque somos previsíveis e simplórios. Terceiro, porque o adversário foi mais agressivo e criativo, enquanto o Sylvinho negligencia esses dois fatores para agregar ao seu time.

O Corinthians só melhorou no segundo tempo porque Araos e Luan entraram no jogo e tiveram a iniciativa de jogar os poucos lances pelo meio, dando os poucos perigos que criamos – e ainda assim foi sofrido por causa da marcação por indução. Dos 23 passes que o Luan deu, nove foram para frente e 12 foram para trás (dois curtos e dez longos, tudo do lado esquerdo, por causa da marcação por indução). Faltaram quatro passes para que Luan igualasse aos do Mateus Vital nos 73 minutos que este jogou, provando que houve desonestidade coletiva de Vital e supervalorização coletiva do Gustavo Silva.

O próximo jogo será contra o forte Atlético-MG. Provavelmente não virão com força máxima por conta da Libertadores, porém não deixa de ser um time perigoso. É um time que faz marcação média e o ponto forte deles é o contra-ataque veloz pelos lados. Provavelmente explorarão Fábio Santos nesse sentido. Eles também chutam bem de fora da área. No próximo artigo eu farei uma análise do Brasileirão, mostrando algumas características bem interessantes.

VAI, CORINTHIANS!

Responder ao post do Juliane Bauer

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Lendário
    Avatar de Matheus Assumpção

    Declaração do Marcos Braz, dirigente do Flamengo sobre Michael

    Última resposta 5 segundos por Vanderley Alves dos Santos que tem 85 posts no fórum

    27respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Matheus Assumpção

    Muitos do fórum dizem que o Abel Ferreira é um grande treinador

    Última resposta 7 segundos por Carlos Fernandes que tem 7 posts no fórum

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de João Everton

    Se vier o Bernardo eu desanimo de vez

    Última resposta 15 segundos por Márcio Alves que tem 4.578 posts no fórum

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Adriano de Souza Franco

    Olha o Klopp disse recentemente (reportagem de ontem) e como isso reflete no esquema do VP

    Última resposta 15 segundos por Wellington Rodrigo que tem 1.106 posts no fórum

    65respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Mateus Resende

    Me impressiona querer o Ferreirinha e tratar o Bernard como bagre!

    Última resposta 16 segundos por José C que tem 9.686 posts no fórum

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de JL L

    Eu estou desconfiado que vão repatriar um jogador amado e odiado por parte da torcida

    Última resposta 21 segundos por Corintiano Sofredor que tem 3.336 posts no fórum

    36respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de victor hugo

    Mantuan precisou de 9 minutos para marcar pelo Zenit

    Última resposta 34 segundos por Sylvinho que tem 1.561 posts no fórum

    10respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Junior Alves

    Davo será comprado pelo Bahia...

    Última resposta 50 segundos por Viktor emanuell que tem 1.608 posts no fórum

    54respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Edson ribeiro

    Sé o vitor tivesse feito isso com o William era mais um B.O com certeza kkkkkkkkk

    Última resposta 57 segundos por ANTONIETA COLINO que tem 509 posts no fórum

    38respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Carlos GK12

    Na moral essa Mídia é um lixo! Piadinha com o Yuri Alberto

    Última resposta 58 segundos por Miguel dos Anjos que tem 5.920 posts no fórum

    52respostas

    acessar o tópico
x