Venha fazer parte da KTO
x

Post de Guilherme no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Ótimo post. Aí que está a questão, além de tudo isso que você falou, alguém aí já leu o estatuto do clube? Lá tem regras do que pode e o que não pode, já trabalhei em um clube social, as regras devem ser seguidas de acordo com o estatuto do clube, talvez tenha limite de sócios, até porque não pode vender ações do clube além do limite de capacidade do espaço, pensa se todos os sócios utilizassem o clube todos os dias? Iria caber todos?

E a questão dos esportes paraolímpicos, olímpicos, esportes amadores? O governo não tem uma lei que garante incentivos ao esporte? Será que para aumentar a arrendação e diminuir um pouco esse déficit não seria falta de fazer uma forte campanha para utilizar esse benefício?

Alguém sabe dizer que o Corinthians aproveita esses benefícios?

Essa matéria é de 2017:

https://marcelrizzo.blogosfera.uol.com.br/2017/01/27/governo-aprova-incentivo-fiscal-para-clubes-bancarem-as-categorias-de-base/ Clubes usam incentivo fiscal do governo para bancar categoria de base - UOL Esporte Clubes usam incentivo fiscal do governo para bancar categoria de base - UOL Esporte Quatro grandes clubes do futebol brasileiro conseguiram aprovação de projetos via Lei de Incentivo ao Esporte que somam quase R$ 31 milhões para 2017. marcelrizzo.blogosfera.uol.com.br marcelrizzo.blogosfera.uol.com.br

em Bate-Papo da Torcida > Explico como o Parque São Jorge gasta tanto. O texto é grande, mas...

Em resposta ao tópico:

Desculpe, mas o texto vai ser grande, e se tiver vontade de entender como funciona o Parque São Jorge, sugiro que leia até o fim, caso contrário, só vai continuar fazendo perguntas do tipo: Por que a sede social gasta tanto? Por que não reduz os gastos? Por que não vende a sede social?

Então vamos lá.

Os gastos

A maioria não consegue entender a escala do lugar. Olhem para essa foto:

O lugar é imenso, e para o manter é um custo muito elevado.

Vamos para uma rápida conta: quão custoso é para manter o lugar limpo? Na sua casa por exemplo, o que é necessário para limpar? Água, produtos químicos, vassoura, etc.

Agora multiplica isso por mil para manter uma sede deste tamanho. Quantos litros de água são necessários? Quantos produtos químicos? Quantos equipamentos de limpeza são utilizados todos os meses? Quantos funcionários são necessários? E desses funcionários quantos são os gastos com salários, FGTS, INSS, vale transporte, plano de saúde, etc.?

Pessoas essas que podem ser sua mãe, seu pai, seu irmão, irmã, esposa, marido, que sai às 5h da manhã para ganhar seu pão de cada dia. Porque lá, meus senhores, não tem só RIQUINHOS, tem pessoas como eu, você, todos nós que precisam disso para viver.

Isso falando apenas do setor de limpeza.

Funcionários da área administrativa? Quanto você acha que custa o material de escritório para manter o lugar funcionando? Clips de papel, uma caixa pequena é barato, mas para um prédio com vários funcionários, com vários documentos, quantos são necessários? Caneta, lápis, folha A4. O lugar precisa de internet, certo? Como os funcionários vão poder trabalhar sem internet? É um custo. Isso sem mencionar novamente, os salários, FGTS, INSS e etc. Desse setor.

Está anotando? Calma que tem muito mais.

A sede social, não é apenas um lugar com quadra de tênis e piscina para tais associados riquinhos como muitos aqui têm em mente.

NÃO, SENHORES!

Lá existem trabalhos sociais, existem outros esportes, outros atletas... Até porque, o nome do Corinthians não é só CORINTHIANS certo? é Sport Club Corinthians Paulista.

Sabia que lá existem vários esporte PARAOLÍMPICOS, de pessoas com necessidades especiais que encontraram no esporte uma forma de vida? Agora tira isso delas, o que elas vão fazer de suas vidas? O clube tem gastos com elas, e não é só material esportivo. São profissionais, professores, psicólogos, assistente sociais, médicos, etc.

Basquete e futsal são dois esportes que, ao meu ver, se vendem sozinhos apenas com os patrocínios. Não tenho números para saber se os patrocínios consegue bancar o custo deles, mas espero que sim. Mas novamente não é só basquete e futsal...

Também tem a equipe de natação! E não estamos falando só de dez atletas. São vários, e de todas idades. Muitos são garotos e garotas de famílias carentes que encontram uma chance de ter uma vida melhor por meio do esporte.

Síndrome de Down. Tem equipe de futsal. Novamente, não tenho números para saber até onde o clube gasta ou não gasta, mas até onde eu sei, o técnico dessa equipe não faz boa ação, ele recebe salários, e não é só ele que trabalha nessa equipe... Existem outros.

Acha caro a conta de luz da sua casa? SIM, É MUITO CARO, ainda mais neste mês que é bandeira vermelha. Mas gostaria de ver quanto é o gasto de luz numa sede como o Parque São Jorge?

O gramado da Fazendinha precisa ser tratado, afinal, não queremos que ele fique maltratado certo? Até porque, onde as meninas do futebol vão atuar? As demais categorias de base onde vão jogar?

Tem o porteiro, tem o cara que cuida das piscinas, os caras do serviços gerais, etc....

Vai somando.

Isso é apenas uma coisa bem vaga, porque não trabalho lá dentro para ter números exatos, mas para quem já trabalhou em área de contabilidade sabe como é custoso um lugar como este.

Agora, tem um porém que poucos falam: A PANDEMIA!

Manteve o lugar fechado por meses, sem eventos, sem dinheiro do memorial, sem jogos de futsal e basquete, sem nada. Apenas dando custo e sem muito dinheiro entrando.

Mas dinheiro é uma coisa que já não sobrava antes, até porque, o dinheiro das mensalidades dos associados não é suficiente.

Ai é que está o problema! O clube precisa achar uma nova forma de fazer dinheiro. Shows na Fazendinha? Hotel? Atrair mais associados? Não sei, mas de alguma forma isso precisa ser feito.

Estou criando o tópico apenas para abrir os olhos de muitos que têm uma visão muito fechada e pequena sobre a Sede Social. E não adianta achar que vender o lugar é a solução.

É patrimônio do Corinthians, e não é um lugar só para associados, é para você também. Quando tem evento, você pode ir. Quando tem jogos de futsal e basquete, até a Gaviões comparece. Jogo na Fazendinha é aberto para vocês assistirem. Natação tem eventos e todos são bem vindos para acompanhar. Memorial todos podem usufruir. Claro que nem tudo é grátis, mas toda informação está no site do clube, basta querer se informar. Ele não é fechado apenas aos associados.

O que iria adiantar vender o lugar? Além de mandar vários funcionários embora que dependem do clube, várias pessoas que vivem de Corinthians, seja um atleta profissional, paraolímpico ou amador.

Vender para quitar as dividas? E o que acontece daqui dez anos? Quando novamente dever R$1 bilhão vai vender o quê? A Arena?

A solução é fazer a sede ser autossustentável em todas as áreas. Claro que tem que analisar as coisas e cortar os custos, o que está gastando demais, o que é necessário ou não é. Mas principalmente, é necessário trazer novas fontes de renda.

Então, meu amigo, o lugar é custoso, se você leu que o clube gasta todo mês MILHÕES de reais, é porque é caro. Não é fácil. Mas é o Parque São Jorge que um dia espero poder conhecer, e assim como muitos aqui gostariam de um dia entrar lá e conhecer tudo, desde a famosa capela até a Fazendinha.

Responder ao post do Guilherme

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Pedro Datolo Oliveira

    2 mil reais o título + mensalidade pra se associar só clube social, acho que vou me associar!

    Criado em 33 segundos por Pedro Datolo Oliveira

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Guilherme Brandão

    Carlos Miguel de titular, eu imploro

    Última resposta há 26 segundos por Alberto Camus

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Yuri m.

    Roque citadini: Acórdão entre Augusto e andrez

    Última resposta há 32 segundos por Lucas Da Silva

    9respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Joe Smith Doe

    Caiu a máscara?

    Última resposta há 36 segundos por Felipe Siqueira

    21respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Guerrilheiro da Fiel (Renato)

    ENQUETE: Enquete você é a Favor ou contra a Renovação de Cássio e do Paulinho

    Última resposta há 36 segundos por Paulo Roberto Dos Santos

    475votos

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Eduardo Macedo

    Vocês tem esse sentimento?

    Última resposta há 48 segundos por Mano Timao

    24respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Murilo .

    • • está na hora de começar a ter protestos em redes sociais e estádii contra o cássio • •

    Última resposta há 1 minuto por zzba bazz

    15respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Ghost

    O san7os rebaixado tá mais forte que o Corinthians

    Última resposta há 1 minuto por Jefferson Bck

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Roger Silva

    Meu sonho era algum árabe comprar a SAF do Corinthians...

    Criado em 4 minutos por Roger Silva

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Cristiano Almeida

    Olha A diferença do entorno da Neo Quimica para arena do galo!

    Última resposta há 2 minutos por Lester kassai

    10respostas

    acessar o tópico