Venha fazer parte da KTO
x

Post de Fernando Zemetek no fórum "Análise dos jogos" do Meu Timão

Um jogo nota 100!

100 estratégia

100 tática

100 técnica

100 disposição

100 vontade

100 alma

100 interesse

100 vergonha

.

.

.

.

Enfim,

100 PORRRA NENHUMA por parte desse BANDO!

em Análise dos jogos > Análise tática Corinthians x Flamengo - um jogo sem estratégia nem...

Em resposta ao tópico:

https://www.meutimao.com.br/forum-do-corinthians/analise-dos-jogos/810681/analise-tatica-jogo-corinthians-e-gemio-cade-o-pessoal-que-pedia-renato-gaucho Análise tática jogo Corinthians e Gêmio: cadê o pessoal que pedia Renato Gaúcho? Análise tática jogo Corinthians e Gêmio: cadê o pessoal que pedia Renato Gaúcho? VOLTEEEEEI! Tive problemas nos últimos dois jogos - no último domingo inclusive fui mesário - mas voltei com o dedo afiado no teclado! (E estou escrevendo pra... meutimao.com.br meutimao.com.br

Quando o Corinthians de Vágner Mancini empatou contra o Grêmio do Renato Gaúcho por a 1 a 1 – na qual eu fiz uma análise naquela ocasião – muitos gremistas e até mesmo flamenguistas disseram que o Corinthians poderia até ter virado aquele jogo, mesmo na condição de 2 jogadores a menos, com eles tendo um estilo de jogar semelhante ao Flamengo de agora. Isso porque, naquela ocasião, Mancini armou o time de modo a fazer forte marcação média, neutralizando o Jean Pierre colocando Gabriel para neutralizar o meio, adiantando Cantillo e dando liberdade ao Luan de falso 9 flutuar no ataque, deixando Otero como articulador, Jhonatan Cafú e Davó como pontas, sendo que Cafú fazia a transição da esquerda para a área em conjunto com Luan. Quando 2 foram expulsos, o Corinthians jogou em 2 linha de 4 ou uma linha de 3 e outra de 5, atacando pelos lados devido a falha defensiva do Grêmio nesse setor graças aos que entrariam depois.

Nesse jogo contra o Flamengo do Renato Gaúcho, a situação foi totalmente diferente. O Corinthians, agora com Sylvinho, veio pra ser um time totalmente defensivo, com marcação baixa, num 4-5-1 com 3 volantes. Mas além de vir de forma totalmente defensiva, as falhas foram outras – que serão exploradas nesse artigo.

PRIMEIRO TEMPO

O Flamengo veio num 3-5-2 alternando para o 2-3-5 ou 3-2-5 em ataque, buscando principalmente superioridade numérica – a superioridade posicional só viria caso conseguisse tirar Cantillo e os laterais das suas posições, como aconteceu no primeiro gol do Flamengo após a marcação alta do Willian Arão para interceptar o passe de Cantillo e tocasse pra Éverton Ribeiro para meter aquela bomba no gol.

Após o gol, o Corinthians tentou fazer marcação média pra alta, porém o Flamengo, com seus meias que brigam o tempo todo pela bola, facilmente conseguiam tomar a bola e fazer a bola rodar. Um dos melhores lances do Corinthians foi aos 14 minutos após uma bela jogada de corpo do Gustavo Silva que correu sozinho para o lado esquerdo e cruzou com perigo. Outro que buscou o jogo foi Adson, buscando velocidade para fazer marcação alta. 3 minutos depois, Arrascareta responderia com uma finalização perigosa na área. E aos 19 minutos, Fagner se tornou o 7º jogador com mais passes errados no Brasileirão com 64 vezes.

Naquela finalização do Arrascareta, o Flamengo chegou a 173,97% acima da sua média de finalização certas esperadas até esse momento do jogo – isso pra vocês verem o quanto o Corinthians é falho defensivamente. E aos 23 minutos, o Flamengo gerou toda uma construção de jogadas com Gabigol, Diego tirou do Cássio, mas não cruzou corretamente. Em contrapartida, aos 23 minutos, Gabriel se tornou o 1º jogador no Brasileirão com mais interceptações de passes. E o Flamengo continuava fazendo marcação alta, forçando os defensores a darem chutões pra frente.

Aos após Gabigol sair de 3 para o cruzamento no Bruno Henrique e a consequente finalização na trave, este se tornou o 1º maior finalizador do Brasileirão com 20 chutes certos, ao mesmo tempo em que foi mostrado que o Flamengo precisa em média de 3,73 finalizações certas pra fazer 1 gol, já tendo 3 finalizações até aquele momento...e então, no escanteio posterior a esse lance, Gustavo Henrique faz o seu gol de cabeça. E 5 minutos depois, após uma bola longa do defensor para o Gabibol, ele cruzou para o Bruno Henrique, nas costas do Fábio Santos, para marcar o terceiro gol.

Esse mapa de calor mostra a diferença absurda do Flamengo com o Corinthians. Notem que os ataques foram muito pela direita no lado do Fagner, e só no segundo tempo foi pelo lado esquerdo.

Notem que Fábio Santos, Roni, Fagner e Adson recuado – como será mostrado no mapa de posicionamento médio – foram os que mais passaram a bola. Cantillo passaria apenas 11 vezes na bola. E aí entendemos o segredo da vitória do Flamengo: eles entenderam que uma marcação alta que neutralize os volantes, sabendo que o Corinthians jogaria num 4-5-1 com 3 volantes, impediria a saída de bola deles e teria assim mais domínio, até porque o Corinthians é falho e lento defensivamente. E isso explica a quantidade de passes perdidos por Gabriel e a pouca participação de Cantillo.

Os únicos que finalizaram no Corinthians, foram Gabriel, Roni e Jô. O Flamengo finalizou 12 vezes, 5 a gol, 4 fora, 1 na trave e 3 bloqueados de alguma forma. 2 dessas finalizações foram na pequena área, 6 foram na grande área e 4 fora da área. 9 desses lances foram de bola rolando e 3 de bola parada.

Notem, por esse mapa de passes, o quanto o Corinthians (laranja) foi massacrado no meio-campo. Percebam também que o Flamengo soube interpretar algo conhecido do Corinthians que é tocar exclusivamente pelos lados, fazendo com que eles tomassem a maioria das bolas por ali.

SEGUNDO TEMPO

Logo no início, Sylvinho tirou Roni saiu para entrar Xavier, e Vitinho entrou no lugar de Gabriel. O objetivo era mudar o esquema para um 4-1-4-1 alternando para um 5-4-1 com Vitinho na posição original dele que é a ponta-esquerda, centralizando Adson e os 3 meias revezariam constantemente de posição. Mas logo aos 3 minutos, Flamengo ainda pressionou e Bruno Henrique até fez o gol, mas tocando acidentalmente na mão antes, validando corretamente o gol. E num contra-ataque, o cruzamento é dado para Arrascareta, que finaliza com perigo, mas Cássio defendeu.

Araos entrou para sair Cantillo, com isso abrindo mão totalmente dos 2 volantes, jogando apenas com 1, e jogando bem mais aberto. Araos entrou para jogar na meia esquerda, Adson como meia-articulador e Vitinho como meia-atacante - exatamente como devem ser colocados em campo e que só agora, em pleno desespero e hipocrisia (ouso falar isso), Sylvinho resolve fazer isso, colocando os jogadores nos lugares certos depois de estar perdendo de goleada e com o cargo em jogo. Marquinhos entraria depois para sair Adson, já que Sylvinho, erroneamente, achava que o problema era velocidade. Mas nem preciso dizer que o Flamengo continuava dando blitz.

O melhor momento do Corinthians foi aos 32 minutos numa ligação direta do João Victor para Gustavo Silva, que cruza para Marquinhos, não pegando bem na bola e Jô pior ainda. Mas no lance seguinte, num contra-ataque em falha de recomposição do Fagner e quebra de linha do Gil, há toda uma construção de ataques e o Flamengo desperdiçou mais uma chance perigosa de gol.

E acho que, pela primeira vez desde que chegou ao clube, Sylvinho realizou todas as 5 substituições, colocando Mateus Vital em campo. E então Vitinho, que foi o jogador mais desprestigiado taticamente pelo Sylvinho, após um rebote de escanteio, meteu um balaço na bola, Léo Pereira desviou e matou o goleiro. Vital, de fora da área, ainda finalizaria perigosamente na trave

OUTROS DETALHES

O Flamengo atacou muito pelos dois lados devido as falhas defensivas dos laterais e do Gil, quebrando as linhas. Agora notem a previsibilidade do Corinthians em explorar apenas o lado esquerdo com Gustavo Silva.

33% de bola no nosso campo e apenas 19% no campo adversário é extremamente desalentador. E esses números são bem enfáticos em mostra o poderio ofensivo do time.

Esse mapa de perdas de posse de bola do Corinthians mostra aquilo que falei antes: o do quanto o Corinthians é imbecilmente previsível em atacar pelo lado do Gustavo Silva. Não à toa que o Flamengo conseguiu nos neutralizar com muita facilidade. Gustavo Silva perderia a bola 5 vezes, Adson 4, Araos e Vitinho 3, Roni e João Victor 2, e Xavier, Gabriel, Gil e Fagner 1 vez.

Notem como o Corinthians abriu muito os espaços pelo meio e pelas laterais, gerando aquela blitz toda. Agora notem só a linha ofensiva de 5 a 6 do Flamengo. Isso prova a ideologia do 2-3-5 ou 3-2-5 como foi explicado antes.

QUAIS FORAM AS FALHAS DO CORINTHIANS?

Uma das falhas foi em jogar totalmente defensivo, com marcação baixa. Mas a principal das falhas foi em jogar com as linhas extremamente abertas. Sabendo que eles têm meias rápidos que se infiltram na área com passes rápidos, vemos que a mentalidade do Sylvinho definitivamente não é a melhor – e esse jogo ficou claramente evidente. Sem falar que Fagner, Gil e Fábio Santos quebraram várias vezes as linhas defensivas.

Outro fator determinante foi jogar com 3 volantes nesse esquema de jogar com as linhas abertas e com amplitude, gerando aquela blitz de ataques pelos lados, principalmente com as articulações de Éverton Ribeiro com mais eficiência do que o Diego. Também é preciso salientar que o Corinthians jogou com as linhas extremamente afastadas, e contra o Flamengo, jogar compactado, fazendo marcação média, e acelerar os passes, era a solução. Por isso que na última análise sugeri o mesmo 4-5-1, porém tirando Roni para entrar Araos e centralizando Adson. Assim, o time aceleraria os passes e seria mais dinâmico – tanto que quando Araos entrou para jogar com Adson, o time melhorou.

E por fim, manter Jô em campo foi uma enorme tolice. Ficou perceptível que o problema do Corinthians não foi bola na área, mas sim compactação pelo meio e aceleração dos passes. Mais inteligente seria colocar Luan no lugar de Jô para aumentar o poderio de passes no meio campo.

CONCLUSÃO

O corporativismo associado ao demérito de jogadores é o que está minando o clube. Carreiras estão sendo destruídas em prol desses dois fatores. A mudança precisa vir, e pra ontem. Sylvinho conseguiu ser pior do que o Coelho: desmereceu as poucas descobertas feitas pelo Mancini, barrou jogadores que não deveria barrar e deixou o time fraco tecnicamente. Os poucos passos que foram dados para frente foram desmerecidos com vários e vários passos para trás. O próximo jogo do Corinthians é contra o Santos na casa do Santos...o que o Corinthians fará para mudar a situação da instituição? Pois há toda uma torcida com total razão, que não está se esquecendo fácil de tudo o que vem passando.

VAI CORINTHIANS!

Responder ao post do Fernando Zemetek

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Marcio Rodrigues

    A conta vai chegar!

    Criado em 37 segundos por Marcio Rodrigues

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Caosfera Records

    Desrespeito do Cássio com COLEGAS E TORCIDA

    Última resposta há 39 segundos por Márcio José Rodrigues

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Bili Infante

    Vender o PSJ muda o patamar do Corinthians da noite para o dia

    Última resposta há 1 minuto por Aylton Silva Affonso

    13respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Besouro Capoeira

    Torcida do Flamengo acabando com o Tite

    Última resposta há 2 minutos por Daniel Santos Fernandes

    15respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Carlos Garrido

    Declaração de Luiz Felipe Scolari

    Última resposta há 2 minutos por Márcio José Rodrigues

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Caca Zagueiro

    Edndrick vendido para o real joga bola, aqui mascarado vendido para o PSG não joga

    Última resposta há 2 minutos por Samuel Oliveira

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Yuri m.

    Roque citadini: Acórdão entre Augusto e andrez

    Última resposta há 3 minutos por Raphael De carvalho

    59respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Vitor Pereira

    Santiago montiel

    Criado em 6 minutos por Vitor Pereira

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de TONINHO .

    Treinador do Del Valle kkk

    Última resposta há 4 minutos por Luis Otavio

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Paulo Henrique Sola

    Essa é a maior diferença na história entre Corinthians e Palmeiras!

    Última resposta há 4 minutos por Márcio José Rodrigues

    17respostas

    acessar o tópico