Post de CORINTHIANS no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

O grande problema está nesse círculo vermelho chamado

O grande problema está nesse círculo vermelho chamado Gabriel..

Toda jogada ele se esconde pra não dar opção de passe...

em Bate-Papo da Torcida > O porquê de o Corinthians sofrer tanto para passar do meio campo

Em resposta ao tópico:

O porquê de o Corinthians sofrer tanto pra passar do meio campo

Olha o posicionamento dos jogadores. O Corinthians joga em um 4-1-4-1 fixo. Porém, o problema não é a formação em si, mas a maneira como ela é executada na hora de atacar.

No Corinthians, o 4-1-4-1 é praticamente um dogma. O time se posiciona com uma primeira linha de 4 fixa, com um volante a frente, outra linha com 4 jogadores mais avançados, e o centroavante mais a avançado. O grande problema é que quando o time fica estático nesse posicionamento, a saída de bola fica muito previsível, além de prejudicar a criação de linhas de passe.

Imaginem que vocês fossem um técnico e enfrentasse um time com um desenho tático fixo pra atacar, e outro time que variasse mais o posicionamento de seus jogadores; qual adversário seria mais fácil de marcar? Óbvio que o primeiro. Bastaria organizar a equipe de uma maneira que não sofresse em desvantagem numérica em algum setor, e elaborasse uma maneira de recuperar a bola a partir disso. Há várias maneiras de você marcar esse Corinthians atual por causa desse problema. Pode-se marcar pressão, induzindo o recuo ao Cássio, ou um chutão, pra brigar pela sobra; pode-se induzir o Corinthians a um dos lados do campo e fechar o espaço da inversão, encurralando os jogadores naquele setor; e tem uma maneira que eu considero a mais irritante de se assistir, que é deixar a linha de 4 defensiva do Corinthians com mais liberdade, e focar a marcação nos meias e atacantes, para contruir superioridade nesses jogadores. Essa estratégia faz com que o Corinthians fique circulando a bola lateralmente na linha defensiva diversas vezes, até tentar verticalizar para os meias e atacantes, que, na grande maior parte das vezes, ou irão perder ela por estarem cercados por vários jogadores, ou então irão recuar novamente. Essa é a estratégia mais usada pelos adversários do Corinthians, principalmente pelas equipes mais fracas, e sempre surte efeito.

Outro problema que vejo em jogar no 4-1-4-1 fixo, é pela própria estrutura do sistema em si, que é apresentada na imagem. Nesse desenho tático, a equipe sempre tenderá a jogar por fora do bloco de marcação do adversário por um simples motivo: haverá sempre 6 jogadores por fora dos marcadores do adversário, dando opções de passes laterais, e mais 1 volante que também joga por fora. Nessa estrutura, haverá somente 3 jogadores mais infiltrados, dando opções de passes verticais e entrelinhas, que é o passe responsável pelo jogo fluir, quebrando a linhas defensiva adversária. Quando há poucas opções mais infiltradas, o adversário quase sempre se encontrará em vantagem numérica nesses setores, e conseguirão marcar com facilidade quem estiver ali. Por isso o Corinthians toca tanto de lado, e quando tenta verticalizar, o jogador, ou perde a bola, ou devolve ela. Se o Corinthians avançasse mais os laterais, e desse liberdade para os extremos centralizarem, o time aumentaria a quantidade de jogadores no setor de ataque, e também aumentaria as possibilidades de movimentações e infiltrações nesse setor. Outra alternativa, poderia ser utilizar os laterais como construtores por dentro, como volantes, deixando os meias mais infiltrados na defesa adversária, algo parecido com o que o Manchester City faz no sistema 2-3-2-3, que varia pra um 2-3-5 quando o time consegue fazer a transição da defesa para o ataque.

É fato que, no futebol atual, as equipes procuram sempre estudar o adversário e encontrar uma maneira de marca-lo. Jogar somente de uma maneira, facilitará essa tarefa tanto para o técnico, com para os jogadores da equipe adversária. Além de que, jogar com muitos jogadores na linha defensiva e abertos, faz a equipe perder o poder de verticalizar o jogo. É por isso que quase todos os grandes técnicos atuais, fazem o uso de uma saída á 3 ou a 2 na primeira linha, no intuito de avançar com bastante jogadores, e aumentar as possibilidades de jogo por dentro e infiltrações que quebrem o sistema defensivo adversário.

E é disso que o Corinthians precisa há anos: um técnico capaz de trazer aquilo que o futebol atual exige.

Responder ao post do CORINTHIANS

Réplicas desse post

Avatar de Samuel Oliveira

Por Samuel Oliveira que tem 1929 posts no fórum
em 20/09/2021 às 12:12

Irmão, o problema não é o Gabriel, o Gabriel é primeiro volante, ele precisa proteger a zaga não pode deixar a defesa desprotegida do jeito que você quer que ele faça, aí o time perde a bola e tem 3 caras ali pra ir mano a mano com os zagueiros, quem tinha que se aproximar era o GP (não falando que ele tá se escondendo do jogo, porque ele fica mais lá na frente e deixa esse espaço no meio campo porque é treinado, isso é falha do sylvinho, pra variar), pra fzr uma triangulação ali, dar o passe de primeira no Gabriel, aí o Gabriel ia ter a opção de tocar no Giuliano que ia se aproximar ou ent de dar uma bola longa no William, que ia ter espaço de ir em direção de onde o GP estava, a falha não foi do Gabriel, o Gabriel estava no lugar certo, porque ali ele tinha a condição de proteger os zagueiros em caso de perda da bola e também tinha condição de fzr triangulação com os meias e criar jogadas, o problema do time é a falta de aproximação e consequentemente de movimentação, deixando o time totalmente burocrático

Avatar de Daniel

Por Daniel que tem 795 posts no fórum
em 21/09/2021 às 02:36

Perfeito...A maioria aqui acha que só trocando o Gabriel pelo Xavier o problema de saída de bola será resolvido...

Não será, é muito mais uma questão de posicionamento e de movimentação

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Fabiano Lima

    Em que momento você se declarou corinthiano?

    Última resposta 2 segundos por Mateus Corrêa Gabriel de Oliveira que tem 673 posts no fórum

    22respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Poste de iluminação

    Prontos pra ver o time tomar pressão da Ferroviaria de Munique em casa?

    Última resposta 9 segundos por Ricardo Silva que tem 75 posts no fórum

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Haalandinho

    Preparados para enfrantar o Bayern de Araraquara?

    Última resposta 9 segundos por Márcio José Rodrigues que tem 10.603 posts no fórum

    8respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de glherm cunha

    Tá ficando ridículo isso

    Última resposta 10 segundos por Bruno Gonçalves que tem 7.616 posts no fórum

    8respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Fawkess

    Hoje é dia de melhorar esse Retrospecto!

    Última resposta 20 segundos por Fawkess que tem 241 posts no fórum

    22respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Neto Crack

    A temporada começa, mas não estou nem um pouco animado

    Última resposta 21 segundos por Roger Silva que tem 15.376 posts no fórum

    8respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Ghost Corinthiano

    Comentárista da ESPN confessa que não assisti jogos do Corinthians e não entende nada de Futebol

    Última resposta 24 segundos por Ghost Corinthiano que tem 25.312 posts no fórum

    13respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Diego Pinheiro

    Final no Allianz, sério?

    Última resposta 27 segundos por Carlos Timão que tem 8.421 posts no fórum

    13respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Thalison Ferreira

    Provavelmente a novela Cavani deve voltar

    Última resposta 50 segundos por Philippe Dutra que tem 23.795 posts no fórum

    23respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Laurence Olivier

    Não vivemos de títulos, vivemos de Corinthians

    Última resposta 54 segundos por Laurence Olivier que tem 1.357 posts no fórum

    37respostas

    acessar o tópico
x