Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Vamos discutir o caso do Avelar com seriedade?

Tópico Épico Entenda as regras
Foto do perfil de Thélio

Ranking: 5.171º

Thélio 508 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 23/09/2021 às 14:13
Por Thélio Caudinski (@thelio.caudinski1)

Esquecendo o que ele é no campo. Vamos tratar apenas do que ele fez.

Em primeiro lugar: não foram tomadas medidas judiciais porque a vítima não quis, ou não poderia. Ponto. Não teve esse problema. Tivesse, é algo extra-clube.

Segundo ponto, se falamos que existe um erro, falamos que existem punições. E se aceitamos que para cada erro existe uma punição, também falamos que existem tipos de erros e tipos de punições.

A atitude do Avelar, dentro do que se considera racismo, podemos dizer que foi um xingamento racista. Ele discriminou alguém por isso? Ele cerceou o direito de alguém em virtude de raça? Em resumo: qual foi precisamente o erro do Avelar?

Avelar ofendeu alguém com termos racistas. Eu não sei se o ofendido é alguém preto, o que diretamente faria Avelar ter cometido um crime de injúria ou discriminação. Esse é o ponto, a diferença. Se usou um termo racista, é muito diferente de ter cometido um crime contra alguém.

Feito isso. Diante de tal ato, qual seria uma medida adequada? O afastamento como tomou? Ações sociais? Um pedido público de desculpas? O desligamento do clube?

As medidas a serem tomadas precisam ser corretas para que se busque JUSTIÇA e não punição a todo custo. Uma vez que, por exemplo, caso algum outro jogador faça algo PIOR, qual seria a medida tomada? Cada ação precisa ter uma consequência adequada.

No meu entender, o Corinthians, até então, conseguiu impor consequências adequadas ao Avelar. Ele fez trabalho social, passou por uma exposição pública, ficou afastado de suas atividades profissionais e está pedindo a oportunidade de recomeço profissional. O clube tem todo o direito de achar que Avelar não deve participar mais de suas atividades. Mas o Clube também tem a oportunidade de demonstrar que o combate ao racismo também deve ser feito através da construção de boas práticas.

Ainda acho que o Avelar deveria pagar mais pelas suas consequências. O Clube tem um histórico de luta contra a discriminação, e pode avançar nisso.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Vlamir Bernardes

Ranking: 491º

Vlamir 5.509 posts

@vlamir.bernardes em 23/09/2021 às 15:02

Eu não tinha ido a fundo pra saber do que aconteceu e como aconteceu.

Só sou da frase infeliz que ele usou: '- Fih de uma rapariga preta.'

Vi uma parte da entrevista e o embate foi com um argentino.

Nós sabemos que para os argentinos (não acredito que todos) somos todos 'MACAQUITOS', independentemente da cor.

Até por isso acho que o Avelar quis irritar o argentino com essas palavras, pois se for racista seria o pior modo de ser xingado, na visão dele (argentino).

SÓ QUE, NA HORA DA RAIVA, NÃO PENSOU NAS CONSEQUÊNCIAS E FOI INFELIZ NA UTILIZAÇÃO DISSO.

Foi homem quando confessou que foi ele que usou a conta e não que foi um terceiro, que foi invadida, que foi o filho, primo etc e pediu perdão.

Na entrevista de hoje disse que está fazendo um curso pra aprender mais acerca do assunto e tentando melhorar.

Esperamos que tenha aprendido mesmo e que não se repita.

Bola pra frente e que jogue e não rendendo que seja negociado e siga sua vida.

Vai Corinthians!

Foto do perfil de Marcos Gomes

Ranking: 83º

Marcos 16.002 posts

@marcaotimao em 23/09/2021 às 15:12

O cara errou, não estava com a camisa do Corinthians e nem era horário de jogo, foi punido e afastado até por causa da lesão, fez cursos sócio-culturais sobre o tema da injúria, a vítima não fez BO ou denúncia, então juridicamente está ok para ele voltar ao time.

Parece injusto, até que certo ponto sim, mas é assim que as coisas funcionam e sempre funcionaram. Injusto é destruir eternamente uma pessoa que a justiça ou uma autoridade já puniu para refrescar ego.

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Nery Douglas

Ranking: 2º

Nery 68.668 posts

@douglas.nery em 24/09/2021 às 23:23

Errou, se arrependeu e pediu perdão. Então já era

Foto do perfil de Andrey Torres

Ranking: 671º

Andrey 4.330 posts

@andrey.torres em 24/09/2021 às 14:09

Primeira coisa, Foi um Comentário de Injúria Racial e não Racismo, em termos da LEI, são Condenações diferentes.

Mas ainda sim vamos supor que ele tenha sido penalizado conforme o artigo 140 Manda: a reclusão de 1 a 6 meses ou multa. Ok?

A torcida ainda estaria sendo contra a volta do Jogador.

1º porque existe ignorância das pessoas não só aqui como na sociedade inteira.

2º ninguém da torcida erra, o importante aqui é julgar o cara até o fim da vida dele por esse ato ISOLADO.

Veja bem, foi um ato ISOLADO, o jogador, até onde se sabe não tem histórico de racismo ou injúria racial.

É o tal do Cancelamento e a vontade de fazer justiça com as próprias mãos

Foto do perfil de Deco 20

Ranking: 38º

Deco 23.912 posts

@deco20 em 24/09/2021 às 13:57

Sou à favor de multa nesse tipo de situação.

Não acho que o que ele fez foi motivo pra ser crucificado ou ir pra cadeia. Errou feio. Pisou na bola absurdamente.

Foi afastado e execrado publicamente.

Agora, e a imagem do clube? O Corinthians foi relacionado em TODAS as reportagens que trataram do assunto. Foi a nossa instituição que foi arrastada junto no incidente.

O mínimo do mínimo era o cara tomar uma bela de uma multa: 3 meses de afastamento com pagamento de apenas 50% do salário. Ou um mês sem salário.

Tinha que ter uma compensação financeira da parte do atleta pra minimamente tentar compensar o dano que ele causou pra instituição.

Sem falar que desde que o mundo é mundo, o ser humano aprende muito mais quando se mexe no bolso.

Foto do perfil de Ayrton Faria

Ranking: 474º

Ayrton 5.595 posts

@ayrton.faria Apoiador em 24/09/2021 às 09:47

'Racismo é uma manifestação preconceituosa a respeito desta ou daquela raça.

Vale para Negros, Judeus, Muçulmanos, e todas as raças.

O Avelar, no meu entendimento, cometeu um erro grave que não constituiu nenhum prejuízo imediato ao ofendido. Pediu desculpas. (se vale para quem xingou a mãe. Valae para racismo).

Procurou, e está fazendo aprimoramento a respeito do assunto com pessoas qualificadas. Reconhece, hoje, seu erro mas demonstra claro arrependimento.

Porque Diabos tanta Celeuma? Como diz um samba de Ataulfo Alves :

'Perdão foi feito pra gente pedir'

Publicidade

Foto do perfil de Philippe Carvalho

Ranking: 697º

Philippe 4.215 posts

@ph1l1pp.c4rv4lh0 em 24/09/2021 às 09:38

Pra ser sincero, eu não sou justiceiro pra ficar condenando o cara por atitudes pessoais dele, se ele errou ou não, cabe a justiça determinar!

Agora futebolisticamente falando, disso eu posso opinar, sobre meu time, e o Avelar nunca teve futebol para ser jogador do Corinthians, então, tomara que ele encontre outro clube.

Foto do perfil de Patric Breda

Ranking: 705º

Patric 4.186 posts

@patric em 24/09/2021 às 09:28

Ele foi infeliz, talvez seja racista mesmo, mas não dá pra determinar. De qualquer forma, apesar das punições e medidas sócio educativas, ainda acho que deve ser reincidido o contrato. Como lição, para ele e para os próximos que virão.

Foto do perfil de Daniel Sccp

Ranking: 1.317º

Daniel 2.425 posts

@idario.carniceiro em 24/09/2021 às 09:27

O ponto é simples: ninguém está pedindo que o Avelar seja perseguido até o fim da vida dele pelo erro. Isso é absurdo e desproporcional.

Mas o Corinthians tem uma história, sendo inclusive um dos primeiros clubes a trabalhar pela inclusão de negros no futebol, em 1919 - um certo rival verde da zona oeste só faria isso quase 25 anos depois, para se ter uma ideia.

A história do SCCP não pode ser ignorada. Em respeito a história do clube, ele deve sair...Seguir, ser feliz, continuar sendo jogador de futebol SIM, mas em outro lugar. Aqui não.

Foto do perfil de André Luiz Celestino

Ranking: 1.193º

André 2.670 posts

@deh.luiz em 24/09/2021 às 08:37

Acho engraçado...o pessoal do time do Povo achar normal um profissional que independente de estar em campo ou não...possa ser beneficiado de um ato imundo que o Time do Povo deveria ser o primeiro a abolir...Isso me deixa muito triste...pois sou negro e me senti ofendido por um jogador que já gritei gol ou aplaudi alguma jogada sua...xinguei também quando fez algum erro...mas sempre com o respeito...Não podemos diminuir o erro dele...e achar que ele pode voltar normalmente...Falei e falo...Racismo...Só quem passa sabe!