Venha fazer parte da KTO
x

Post de Alex no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Apoiador

Vi seu primeiro tópico e estava na expectativa desse segundo, são incríveis essas histórias, inclusive essa da fundação me deixou curioso.

Parabéns pelo trabalho e obrigado por nos mostrar esse acervo histórico que bem merece um destaque maior.

em Bate-Papo da Torcida > Parte II: revirando as coisas antigas do meu avô, encontrei um...

Em resposta ao tópico:

Fala aí, beleza?

Estou de volta pra compartilhar o restante do que encontrei.

Fotografia do time 30/12/1945:

Essa aqui é interessante.

Aparentemente foi revelada por esse tal Lauro fotógrafo e meu vô deve ter comprado anos depois pois acho difícil dele ter ido ver essa partida no Pacaembu, ou também pode ter sido revelada bem depois da data do jogo, impossível de dizer. Demorei mais do que deveria pra encontrar qual foi o jogo por conta do escrito no verso: “São Paulo x Corinthians” e a data 30/12/1945.

Acontece que esse jogo não aconteceu nessa data. Quebrei um pouco a cabeça e depois entendi que aparentemente a informação certa é a data, não a partida.

Busquei no Almanaque do Celso e vi que o jogo nesse dia foi na verdade um amisto: Corinthians 3 x 3 Palmeiras - Gols de Palmer e Cláudio (2). Fiquei meio que tentando encaixar os nomes dos titulares que o Almanaque cita com os jogadores da foto, o que foi até que bem complicado, pois na internet é difícil de achar fotos de certos jogadores com nitidez, principalmente do Ruy (talvez seja Milani, enfim se alguém souber mais diga aí), por isso não garanto que sejam eles e, portanto, a partida talvez nem seja essa. Nessa pesquisa as próprias revistas antigas que achei ajudaram um pouco.

Em pé: Hélio, Ariovaldo, Brandão, Bino, Palmer, Rubens.

Agachados: Cláudio, Bode, Servílio, Ruy e Válter

Curiosidades:

1- Foi o único gol de Palmer pelo Corinthians em 164 jogos. Segundo antoninho de Almeida (lembra dele do outro tópico?) “o jogador mais esquisito de toda história do clube”. Reza a lenda que certa vez ele teve que ser alertado pelos outros jogadores porque estava atacando contra o próprio gol. Essa parte tirei do Almanaque do Celso.

2 - “Válter entrou para história como jogador-soldado do Corinthians, que esteve licenciado para servir à FEB durante à 2ª Guerra Mundial” - Celso Unzelte. Só transcrevi do Almanaque.

3 - Se pesquisar “Corinthians x Palmeiras - 1945” no Google vai se deparar com um jogo famoso, que não é o da foto. Este outro ocorreu em 13/10/1945 e ficou famoso por ser um amistoso com intuito de arrecadar fundos para ajudar na campanha eleitoral do Partido comunista Brasileiro. Tem um livro sobre esse jogo, chamado “O jogo Vermelho” ...

Pesquisei e não encontrei foto igual, será única? Duvido que tenham revelado pouca quantidade, então devem ter várias perdidas por aí, esperando que alguém com sorte, como eu, as encontre.

A qualidade e nitidez dela me deixaram surpreso, ainda mais se comparando com as outras que tem, principalmente dessa época, na internet.

Revista Oficial Corinthians Nº 4 - Fevereiro de 1950:

É, infelizmente a capa não resistiu... Mas ela seria algo como isso:

Essa imagem peguei no mercado livre, tem uma rapaziada vendendo essas revistas:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-960914190-revista-oficial-do-corinthians-numero-13-1950-_JM https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-960914190-revista-oficial-do-corinthians-numero-13-1950-_JM produto.mercadolivre.com.br produto.mercadolivre.com.br botei o link só pra creditar o dono.

Bom, essa faz parte daquela série de revistas oficiais do clube que havia citado no outro tópico. Mesmo sendo oficial é difícil achar algo sobre, porém essa durou bem mais, passando até do número 100.

O Corinthians foi de desacreditado à campeão do Rio-São Paulo de 1950, por conta do favoritismo absoluto do Vasco, que tinha um timaço, e após um paulista ruim em 1949. Resultado, ganhamos do Vasco e conquistamos a maior glória nacional que um time poderia alcançar na época. A revista fala um pouco sobre o torneio.

A maior expressão esportiva de nossa terra!

Corinthians foi campeão paulista de 1922, o mais importante paulista da história até então, por ser o ano da independência do Brasil, e ganhou o apelido “Campeão do Centenário”. O autor diz que é uma honra que só em 2022 poderá ser tirada do Corinthians. (Bom... Cá estamos. Mas agora não sei o que é maior: o número de pessoas que lembram dessa história, ou o número de pessoas que se importam com o paulista 2022 hahaha)

O título desta reportagem se fosse escrita hoje seria: Corintiano raiz x corintiano nutella:

Doideira pensar que em 1950 já havia torcedores que diziam que o Corinthians já não era o mesmo... Fato é que o jejum de 8 anos sem campeonato paulista (desde 1941) incomodava muita gente no começo de 1950.

Homenagem do Corinthians ao Torino:

A revista lembra da homenagem que o Corinthians prestou ao time do Torino.

No dia 4 de maio de 1949 a delegação do Torino sofreu um trágico acidente aéreo que resultou na morte de todos os jogadores do elenco. Quatro dias depois, o Corinthians entrou em campo vestindo camisa grená para enfrentar a Portuguesa, prestando uma homenagem póstuma a equipe italiana. A camisa grená de 2011 foi lançada para lembrar o lendário time do Torino e a homenagem do Corinthians.

Lendo hoje parece tão distante, mas quando a revista saiu, não tinha nem 10 meses do acidente.

Transparência!(?):

Como foi fundado o Corinthians?

O que eu sabia e a versão “oficial”: “Em 1 de setembro de 1910, um grupo de cinco operários (Joaquim Ambrósio, Antônio Pereira, Rafael Perrone, Anselmo Correa e Carlos Silva) do bairro paulistano Bom Retiro, sob a luz de um lampião, às oito e meia da noite, decidiram criar um novo time de futebol, além de mais oito pessoas que contribuíram com 20 mil réis e também foram considerados sócios-fundadores.”

Agora a reportagem:

Esse texto me deixou confuso.

Quem diria que aprenderia algo novo sobre o clube em uma revista com mais de 70 anos? No texto ele diz que é sabido por todos que o Corinthians foi fundado por um grupo de associados e jogadores pertencentes ao Botafogo, um clube de várzea da época (?). Eu não sabia...

Vamos lá:

Não se fala nada sobre operários e sim sobre associados a esse tal Botafogo. De fato, eram operários (pintor, sapateiro, fundidor, macarroneiro, trabalhador braçal, alfaiate...), mas o fato de o autor dar destaque para esse time de várzea e não mencionar algo tão recorrente na versão atual é no mínimo, curioso.

11 nomes são citados. A versão “oficial” diz que 5 idealizadores e 8 moradores do bairro foram o primeiro grupo de corintianos. O texto não distingue esses 5 dos outros 8, dá a entender que fundaram todos juntos. Carlos Silva, um dos 5 idealizadores da versão que conhecemos não é lembrado pelo autor. Talvez esses 5 tenham sido os que foram ver a partida do Corinthian inglês no dia 31 de agosto, como li em um site, mas difícil de entender a diferença entre essas 13 pessoas.

O texto nos conta: No dia primeiro de setembro esse pessoal, depois de um treino no lenheiro (não era um campo de futebol ainda, e sim um terreno que, inclusive, viria a se tornar a casa do Corinthians em 1912), realizaram a primeira reunião. Precisavam de mesa, papel e caneta. Arrumaram tudo isso e velas, pois já anoitecia. O forte vento apagava as velas e não permitiu que a reunião continuasse e “resolveram então, suspender o ‘conclave’ sem nada ficar decidido de positivo”. Nada de lampião.

Reuniões posteriores foram feitas em um salão de barbeiro e lá tudo foi decidido de verdade.

Enfim, muitas inconsistências com a história que eu conhecia. Se alguém souber explicar melhor, por favor comente.

Esse tópico conseguiu ser maior e ter mais informação que o outro, espero que a maior parte de vocês leia.

Um pessoal sugeriu que eu digitalizasse tudo. Vou fazer e depois mando aqui.

Abraço, vai Corinthians!

Responder ao post do Alex

Réplicas desse post

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Lendário
    Avatar de Juan Sebastian veron

    Caramba alguém viu essa declaração do ex goleiro Maurício sobre o Cássio

    Última resposta há 3 segundos por Lucas S Lopes

    96respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Carlos Gustavo Barbosa Bentivegna

    GE Monza CEDE jogador ao Inter de Milão

    Última resposta há 3 segundos por Douglas A

    7respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de hudson baitar

    Pedro Martins seria um sonho

    Última resposta há 5 segundos por Jonathas dos Santos Campanhan

    10respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Joe Smith Doe

    No dia em que normalizarem isso no futebol, acaba a palhaçada dos jogadores

    Última resposta há 6 segundos por Erisson de Souza Pereira

    5respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Rogério Oliveira

    4 meses de Augusto Melo como Presidente!

    Última resposta há 23 segundos por Renato Sardinha

    51respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Cirio Castre

    O Corinthians não quer crescer, e não pode crescer...

    Última resposta há 35 segundos por Caca Zagueiro

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Professor girafales

    Quando o Cássio pedia passagem o Júlio César foi humilde e passou o bastão

    Última resposta há 47 segundos por Mini Xandao

    21respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Ídolos da Fiel

    O Cássio é tipo o Mega-Drive..

    Última resposta há 53 segundos por Aldo Silva

    20respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de FAMILIA NASCIMENTO 7

    Já tem treinador novo na área! Vamos debater!

    Última resposta há 55 segundos por Robson machado

    158respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Leonardo Barreto Martins

    Corinthians tem 71 milhões de reais a receber

    Última resposta há 1 minuto por Joe Smith Doe

    2respostas

    acessar o tópico