Venha fazer parte da KTO
x

Post de Aryel no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Acredito que essa década será a década da virada e da consolidação de vez do Corinthians como gigante continental, assim como nossos rivais de São Paulo e até mesmo do Brasil. Acho que esse ano a gente passa das oitavas, e, numa pior hipótese, seremos campeões da Sul-Americana (bate na madeira). Acho que até o final da década ganharemos o Bi. A Fiel tem que fazer que nem a torcida do Santos e pichar 'Bi é obrigação!' pra mostrar nossa obsessão pela Glória Eterna, fora que tem que cair de pau em todo mundo se o time for eliminado, do pereba ao craque, do roupeiro ao presidente.

em Bate-Papo da Torcida > Chegou a Hora da torcida entender que existe um trauma com a...

Em resposta ao tópico:

Sendo sinceros, o fato de finalmente todos os nossos rivais do estado terem copado 3 x o maior torneio do continente, fora o fato que os 3 ainda tem outros 3 vice-campeonatos e várias participações nas fases finais do torneio, parece que finalmente o calo do torcedor Corinthiano começou a coçar, principalmente após a anestesia causada pelo ''milagre'' de 2012 já estar perdendo o efeito após 10 anos.

Mas com trauma o que eu me refiro? Bom isso é óbvio de se perceber, existe um PADRÃO nas eliminações do Corinthians em Libertadores, com exceção de 2013 que saímos por retaliação a fatídica morte da criança boliviana pelas mãos da organizada...

Pois bem, o Corinthians sempre em suas diversas eliminações tem um imenso descontrole emocional no time na fase do mata-mata, sempre um idiota é expulso, alguém faz gol contra, falhas bisonhas são cometidas e por fim a própria torcida sente o peso e treme nos jogos decisivos que geralmente são em casa.

Sim, mesmo a nossa torcida que no Brasil não tem igual treme no torneio, quem frequenta o estádio pode confirmar isso mas o clima de uma pré-liberta ou oitavas é pesado, o medo toma o ar e a torcida é mais aflita, empurra menos, isso é psicológico pois por mais que não queiram admitir todos os presentes sabem que o Corinthians NÃO TEM TRADIÇÃO na copa Libertadores e SEMPRE ocorre algo bizarro que faz com que o time trema e seja eliminado.

Não importa o time que enfrentamos, desde os minúsculos como o Tolima, os médios como o Guarani, os grandes como River, Colo-Colo, Boca(em 91), Nacional, Grêmio, Porcada, não importa o tamanho do adversário, que as vezes pode ser melhor ou pior tecnicamente, mas o Corinthians tropeça nas próprias pernas e perde jogos que normalmente venceria se fosse por uma competição regional ou nacional.

Sobre o Corinthians, nós demoramos para virar um clube nacional, sim tivemos uma época de ouro na década de 50 com um timaço com Claudio, Baltazar, Luizinho e tantos outros que também serviam a seleção brasileira, porém demos azar que nessa época por questões de infra-estrutura não existia Libertadores (essa surgiu em 60 e antes no máximo existia copa do atlantico com alguns vizinhos sul-americanos competindo e vencemos) e regionais, torneios que vencemos com folga entre 50-56, porém no tocante ao campeonato estadual ficamos de 55 até 77 sem conseguir ser protagonista mesmo no Estado de São Paulo, lembrando que os campeonatos pré-brasileiro porém importantes como o Robertão e Taça Brasil já existiam desde 59 e só disputavam justamente os campeões estaduais, foi assim por 12 anos até a existência do Brasileirão unificado em 71 e mesmo assim continuamos fracassando, no máximo disputando a final de 76 e perdendo para o Inter, no fim quebramos o tabu do regional em 77, nos anos 80 tivemos um ótimo time com Socrates, Casa, Zenon, Wladmir mas infelizmente paramos nas semis do brasileiro.

O Corinthians só virou time com capacidade de quebrar o ''trauma nacional'' a partir dos anos 90 e não é vergonha admitir isso, vencemos Copa do Brasil, vencemos inter-estaduais e 3 campeonatos brasileiros nessa década, após o tabu ser quebrado em 90 e por consequência começamos finalmente a disputar a Libertadores, pois antes apenas o campeão e vice nacionais disputavam(jogamos 77 e caímos na fase de grupo).

Algo que também é negativo para a instituição é a torcida repetir o papo dos dirigentes anteriores como o Sanchez, Dualib, Vicente Matheus e etc de menosprezarem Libertadores, tal como faziam com os nacionais antes do Corinthians ganhar. Quantas vezes não viram Corinthianos usarem ginástica mental pra falar coisas do tipo '' Paulista era o campeonato mais importante até os 90, mais importante que brasileiro e libertaores', o nome disso é ufanismo regional do paulistano e negação da incompetência do clube em se mostrar grande no cenário nacional e interncional curiosamente até 90, ano em que GANHOU o primeiro brasileiro. Em nenhum lugar da terra um campeonato regional tem peso superior ao nacional e continental, percebam que nem torcidas de clubes que também são irrelevantes na liberta e monotítulo como Vasco e Atlético MG tentam glorificar seus estaduais a ponto de acharem títulos contra o rival estadual ou times do calibre do Ipatinga ou XV ser superior do que enfrentar os melhores do continente, isso é um fenômeno específico que só existe na torcida do Corinthians para mascarar a incompetência do time em competições nacionais, porém como viramos um papa títulos nacionais de 90 pra cá com 7, a desculpa agora vira apenas para Libertadores.

Por fim, com tudo o que foi falado nesse texto, o objetivo principal é convidar o torcedor Corinthiano a reflexão, entender que de fato o clube esta em processo de evolução a nível de títulos e que precisa agora pelo tamanho que tem passar a enxergar com prioridade os campeonatos internacionais, e para isso é necessário admitir o trauma, a falta de tradição e a inferioridade rente aos rivais do Estado e outros grandões continentais, só assim o Corinthians um dia se tornará um time tradicional na Libertadores e jogaremos o torneio pensando no título ou ao menos em fazer grandes campanhas memoráveis.

Responder ao post do Aryel

Réplicas desse post

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Lendário
    Avatar de Pelé Rei

    Off: Rogério Ceni e Marcos em fim de carreira

    Última resposta há 28 segundos por Luciano oliveira

    33respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Leonardo Barreto Martins

    E o Bagriel querendo voltar kkkkkkkkkk

    Última resposta há 53 segundos por Carlos Luis

    13respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Messi Corinthiano

    Carlos Miguel x Cássio nos últimos 14 jogos (Surra)

    Última resposta há 54 segundos por deco 20

    73respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Ghost Corinthiano

    Especialista explica os problemas táticos do Corinthians!

    Última resposta há 55 segundos por Paulo Lucente

    156respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Danilo Angelo SCCP

    Entrevista do Matheus Pereira para o The Players' Tribune

    Última resposta há 59 segundos por Pedro D.C.

    7respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Corinthiano Sofredor

    Fora Cássio e fora Fagner! Chega de prejudicarem o Corinthians!

    Última resposta há 1 minuto por João de Oliveira Dutra Jr

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fernando Zemetek

    Estádios em que o Corinthians mais venceu pelo Brasileirão: Mineirão

    Última resposta há 1 minuto por Barbosa

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Joe Smith Doe

    Em relação ao Cássio, não sei vocês

    Última resposta há 3 minutos por Willian Carente

    6respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Tuca

    Em breve camisa 7 e 8 livres, vê se não erra diretoria, as duas maiores camisas do clube...

    Última resposta há 4 minutos por Sammersom Silva

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Nikola Tesla

    3 Milhões de Reais

    Última resposta há 4 minutos por Adeildo Félix

    12respostas

    acessar o tópico