Post de Marcelo no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Parabéns pelo texto além de Professor de educação física, tem dom para ser um bom escritor e também um excelente jornalista.

Temos ótimos jogadores, porem em algumas posições faltam reservas a altura, exemplo LD, não sabemos a gravidade do Fagner, se caso ele não possa disputar os últimos 2 jogos da primeira fase da Libertadores quem será seu substituto, será que temos que ver esse Joao Pedro fazendo besteira em campo.

em Bate-Papo da Torcida > O 3-5-2 tem dado liga no Corinthians!

Em resposta ao tópico:

Por dois motivos diferentes acho que está na hora do Vítor Pereira começar a usar o 3-5-2 com todas as suas variações.

Motivo 1: Contra o Fortaleza estávamos encaixotados, não conseguíamos jogar, marcação dos caras encaixada de uma forma que nada dava certo para nós. Não conseguíamos trocar dois passes. Com a mudança no intervalo para o 3-5-2, o time melhorou muito, começou a jogar melhor e a sofrer menos, inibiu os alas do Fortaleza, porque defensivamente virava um 5-3-2. Um jogo que parecia muito difícil de ser vencido, mas a vitória veio pelos efeitos da mudança tática que o treinador fez, causando uma reviravolta, tirando o craque do time e voltando para o segundo tempo com um zagueiro em seu lugar, de início ninguém entendeu, depois viram que foi um acerto.

Motivo 2: Contra o Deportivo Cali vivíamos um momento no jogo em que João Victor e Raul estavam inseguros e estávamos levando alguns sustos lá na defesa. Porém, quando VP colocou o Gil, ninguém entendeu, o comentarista achou que ia sair um dos zagueiros que já estavam em campo. Novamente o time ficou bem mais seguro na defesa e no ataque foi muito mais incisivo. Esse time parece encaixar bem melhor no 3-5-2, fazendo saída de 3, variando para o 5-3-2 defensivamente, depois um 3-4-3 ofensivo. Isso tem confundido e anulado os adversários. E tem revertido o jogo em nosso favor.

Outro fator que atrapalha muito os adversários é que eles nunca sabem quem ou como o Corinthians vai jogar. Vejo muita gente reclamando que tem que ter um 11 mais fixo, por conta de entrosamento, confiança, etc. Mas o VP foi taxativo mais de uma vez nas coletivas, com o calendário que nós temos é impossível jogar dois jogos seguidos com o mesmo time de forma competitiva e na intensidade que ele exige de uma equipe. Ele disse: É impossível!

Disse ainda que pode até cair um pouco o nível técnico da equipe com algumas mudanças, mas que o intuito é jamais perder a capacidade de competir fisicamente/atleticamente com o adversário. Vocês têm noção que ontem, contra o Deportivo Cali, entramos sem Willian, Roger Guedes e Renato Augusto e fomos bem? Para piorar, ainda perdemos o Fagner com 8 minutos e o Piton entrou de lateral-direito, numa fogueira danada e foi bem!? Podíamos ter virado o primeiro tempo ganhando de 2 a 0. Isso é fruto de um trabalho.

E que trabalho é esse? Ter uns 17 jogadores capazes de serem titulares sem cair o nível do time de forma abrupta. E ele tem conseguido fazer isso muito bem. Desde aquele fatídico jogo contra o Always Ready, nunca mais o time foi repetido e tem dado respostas e resultados. Lá na Europa é assim, mudam muito o time também, mas não o time inteiro, porque lá dá para gerir melhor o calendário e o desgaste dos jogadores. O que é melhor? Ter 11 jogadores entrosados, sabendo direitinho o que o treinador gosta taticamente, ou quase 20 bem entrosados e azeitados taticamente?

Quem não entende o que está sendo feito, não entende nada de futebol e precisa rever seus conceitos. Na loucura intensa do futebol atual é impossível jogar quarta e domingo de forma ininterrupta sem estourar alguém. Esporte de rendimento, seja ele qual for, está longe de ser saúde. E na intensidade que jogam, é impossível jogar em alto nível sem ter no mínimo 72 horas de recuperação. É fisiologia pura, desculpe aqueles que não entendem, mas sou professor de Educação Física e entendo do assunto.

Entendo os leigos não compreenderem e darem aquelas justificativas de altos salários, mordomias de ter os melhores hotéis, melhores profissionais (fisioterapeuta, médico, fisiologista, comissão técnica), estrutura das mais modernas do mundo e não poder jogar de 3 em 3 dias. Nada disso importa, não dá! Não dá para desempenhar um bom espetáculo sem recuperação adequada, sem pelo menos dois treinos na semana. Física, técnica e taticamente fica tudo comprometido. Será que é tão difícil assim entender isso?

O Atlético Mineiro perdeu dois jogadores por lesão muscular no jogo contra o América e o próprio Coelho também perdeu um pelo mesmo motivo. Assim como o Fagner já teve lesão muscular esse ano e o VP disse que o Willian vinha sentindo um desconforto muscular. Já pensou se ele teima e coloca o cara para jogar, ele estoura e perdemos nosso melhor jogador por 3 meses? Basta raciocinar!

É isso, pessoal, acabei me alongando mais do que pretendia, mas o VP escala o time de acordo com o que é estudado do adversário e também de acordo com os resultados do exame de CK que mostra quem está mais propenso a ter lesão. No mais, estamos sendo competitivos em todos os jogos, algo que não acontecia desde 2017,2018 (primeiro semestre). Para mim isso é o que mais importa. Quem vai jogar? Deixo com o Kratos (António Ascensão) da Fiel e o VP, confio em ambos!

Aqui é Corinthians!

Vai, Corinthians!

Responder ao post do Marcelo

Réplicas desse post

Avatar de Phil

Por Phil que tem 9430 posts no fórum
em 06/05/2022 às 00:17

Já fiz um semestre de jornalismo, mas tranquei. Fui parar na Educa, mas amo escrever. Não sou nenhum Camões, mas dou meu melhor, obrigado pelo elogio.

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Lendário
    Avatar de Lucas Bueno

    Nossa eliminação tem nome!

    Última resposta 4 segundos por Ricardo Sanctorum que tem 200 posts no fórum

    56respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Carlito's Way

    Vidente revela como será o próximo ano do Corinthians

    Criado em 56 segundos por Carlito's Way que tem 3298 posts no fórum

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Sandra Lima

    🔎 Cássio (35 anos) é o jogador do Corinthians com a maior Nota SofaScore (7.20) na...

    Última resposta 10 segundos por Sandra Lima que tem 150.092 posts no fórum

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Junior

    Abel Ferreira/Vítor Pereira

    Última resposta 10 segundos por Raul Oliveira que tem 343 posts no fórum

    53respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Canal Do Brabo

    Gerson grande reforço para o Timão

    Última resposta 17 segundos por Rafael Morais que tem 1.650 posts no fórum

    7respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Felipe Silva

    Tem seres humanos que jamais poderiam pegar em nosso manto sagrado! Bolsonaro com certeza é um deles

    Última resposta 17 segundos por Rogerio Savio que tem 12.331 posts no fórum

    29respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Jefferson Monteiro

    André Hernan sobre substituto de Willian

    Última resposta 22 segundos por VICTOR CANTILLO que tem 829 posts no fórum

    42respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Roberto Alves Siqueira

    Imprensa e mídia tomando baile

    Última resposta 24 segundos por Forrest Gump que tem 4.319 posts no fórum

    9respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de thiago angelim de carvalho

    Vamos ser realistas e sinceros?

    Última resposta 25 segundos por Jeferson Felipe que tem 1.373 posts no fórum

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Shank Jr

    Corinthians foi só um trampolim para o William

    Última resposta 25 segundos por Fabio Fiel que tem 1.516 posts no fórum

    4respostas

    acessar o tópico
x