Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

O real motivo da pressa para se vender o Malcom

Tópico popular Entenda as regras
Foto do perfil de JOAO

Ranking: 298º

Joao 7.643 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 09/12/2014 às 17:42
Por JOAO VITAL (@joaovitalfn)

Fifa proíbe empresários e fundos de investimentos de serem donos de passes de jogadores

Aplicação da medida não será imediata, e sim após período de transição, informa o presidente Joseph Blatter

ZURIQUE, Suíça - A Fifa anunciou nesta sexta-feira, após reunião de seu comitê executivo, que não será mais permitido a terceiros serem donos dos direitos econômicos de jogadores. Entende-se por terceiro qualquer um que não seja um clube. Empresários e grupos de investimento, portanto, não poderão ter propriedade sobre passe de atleta de futebol. Os agentes poderão continuar intermediando transferências e recebendo por isso. Mas jamais deter qualquer percentual dos direitos sobre o jogador.

O presidente Joseph Blatter informou que será escolhido um grupo de trabalho para cuidar do assunto e definir prazo para a aplicação da proibição. A nova medida só entrará em vigor após o que o dirigente chamou de 'período de transição', sem deixar claro quanto tempo será necessário para isso. Especula-se nos bastidores que seriam dados três ou quatro anos para o futebol se adaptar à novidade. O prazo deve ser determinado em dezembro, na próxima reunião do comitê executivo.

- Tomamos uma firme decisão que proíbe que terceiros sejam donos do passe dos jogadores, mas isso não se pode proibir de imediato. Haverá um período de transição - declarou Blatter numa entrevista coletiva.

A decisão da Fifa atende a uma pressão da Uefa, entidade que comanda o futebol na Europa. Clubes europeus, especialmente os ingleses, têm se queixado com frequência à Uefa de ter de fazer negócio com grupos de investidores, a quem são obrigados a fazer pagamentos fatiados pelo passe dos jogadores. O presidente da Uefa, Michel Platini, tinha dito até que a entidade tomaria uma decisão unilateral no sentido de reprimir isso, se a Fifa não determinasse lo mesmo.

Em março, Platini fizera um apelo a Blatter para que tivesse 'coragem política' de atacar o problema da 'propriedade dos jogadores por terceiros', o que representaria, segundo o dirigente francês, 'um grave perigo para o futebol'.

PRÁTICA COMUM NO Brasil

Segundo Blatter, o tempo de transição é necessário especialmente para atender a realidade do futebol na América do Sul. Dois países se destacam quando o assunto é a ação de grupos e empresários no mercado do futebol: Brasil e Argentina. Na Europa, a situação é muito comum em Portugal e na Espanha.

Fundos de investimento são atores frequentes nas transações no futebol brasileiro. Um dos casos mais famosos é o do DIS, fundamental no negócio que tirou Paulo Henrique Ganso do Santos e levou ao São Paulo. O clube paulista é dono de 32% dos direitos econômicos do jogador, e a maior parte, 68%, cabe ao DIS. Outros grupos também são conhecidos e influentes: Traffic, Doyen, Energy Sport e LA Sports, por exemplo.

Na Europa, um dos maiores empresários do futebol, dono do passe de jogadores valorizados, é o português Jorge Mendes. A imprensa inglesa o acusa de usar empresas em paraísos fiscais para comprar jogadores. A transação mais recente envolvendo Mendes foi a transferência do argentino Dí Maria, que deixou o Real Madrid e assinou com o Manchester United. O atacante Diego Costa, que também nesta temporada trocou o Atlético de Madrid pelo Chelsea, é outro cujos direitos econômicos têm o carimbo de Jorge Mendes.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Manoel Correia De Paula Jr

Manoel 74 posts

@manotimao em 09/12/2014 às 19:02

Quer dizer: Não tem dinheiro para renovar com o Guerrero, para manter os brilhantes revelados na base, mais gasta R$ 45.milhões para contratar Alexandre Pato e pagar R$ 400.mil reais para ver ele jogando nos bambis... Diretoria médiocre e ridícula... Vaza logo vaza...

Foto do perfil de Luis Guedes

Ranking: 37º

Luis 24.409 posts

@lisca em 10/12/2014 às 00:08

Se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão!

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de André Luis

Ranking: 1.656º

André 1.971 posts

@andreluisarcari em 09/12/2014 às 21:26

Abre uma CPI do Corinthians
Foto do perfil de Rodrigo  Timao

Ranking: 1.771º

Rodrigo 1.848 posts

@rodrigocoringao em 09/12/2014 às 20:09

Pelo menos essa nova lei da fifa é boa para o futuro.

Foto do perfil de Tiago Costa

Tiago 26 posts

@tiagao1910 em 09/12/2014 às 20:06

Faz sentido o que você disse, porque se eles deixarem para tentar vender perto da data que a FIFA deu, os clubes não vão querer comprar e vão perder todo o dinheiro!

Publicidade

Foto do perfil de Marcello Figueiredo

Ranking: 8º

Marcello 54.086 posts

@timao.sc em 09/12/2014 às 20:05

Bom, já falei e vou repetir, a gestão do Sr. Mario Gobbi e seus asseclas causou um retrocesso de no mínimo 10 anos, o que esse cara fez com o time, com as finanças nem um palmeirense na presidência conseguiria fazer...um dos piores presidentes da história recente do SCCP...SCCP virou balcão de negócios

Foto do perfil de Ernane Cordeiro

Ranking: 1.673º

Ernane 1.953 posts

@cordeiro0 em 09/12/2014 às 19:59

Espero que não demore tanto,

Aprove logoooooooooooooooooooo

Foto do perfil de Adilson Carmo

Adilson 46 posts

@bidila em 09/12/2014 às 19:57

Espero que não perca o valor depois.

Foto do perfil de Cristiano Da Silva

Ranking: 5.833º

Cristiano 423 posts

@cristiano.da.silva9 em 09/12/2014 às 19:05

Com o sumiço desses sanguessugas vai melhorar e muito o futebol.. Não haverá mais esses salários astronômicos a jogadores e os talentos permanecerão por mais tempo nos clubes.. Se não funcionar vai ser incompetência dos 'gestores' dos clubes mesmo. Algo que não duvido muito..