Edilson Capeta
Vi muitos tópicos aqui criticando a estratégia e gestão de elenco de Ramon Diaz nesses últimos jogos. Mas para mim tem algumas justificativas:
1 - O Corinthians tem uma sequência de finais. E não tem como dizer que um jogo é menos importante que o outro.
Uma hora seria preciso rodar esse elenco e poupar alguns jogadores. Olhando nosso caledário tínhamos Cuiaba, Racing e Palmeiras. Qual destes seria o mais apropiado para rodar o elenco?
2 - Alguns podem responder que o jogo da sulamericana seria menos importante. É de fato pode ser, mas aqui no Brasil nos fomos ensinados que para disputar um campeonato a vera é preciso abrir mão de outro. Ou seja, titulares em um campeonato e reserva em outro. Foi assim que grandes treinadores Brasileiros, inclusive Tite fizeram. Mas não precisa ser assim. Quem assiste campeonatos europeus pode concordar comigo! Lá é muito comum ver a rodagem de elenco. E não como vemos aqui onde joga time A um campeonato e time B outro campeonato. Eles rodam verdadeiramente o time, sendo até difícil dizer quem é titular ou reserva muitas vezes. Hoje nos temos elenco, e para mim Ramon pode sim usar essa estratégia.
3 - Jogar em Cuiaba tem algumas peculiaridades como ficou claro no jogo.
Gramado alto e pesado e um calor descomunal. Ou seja, faz ainda mais sentido você colocar jogadores que estariam com sangue novo para um jogo que demandaria tanto esforço físico.
Para esse jogo especifico seria melhor um 'reserva' descansado do que um titular cansado.
No fim das contas Ramon Diaz voltou com o pacote completo de Cuiabá. Vitória, saída do Z4 e time descansado para uma nova maratona.
Quando vi a escalação, levei um susto. Mas analisando esses pontos, concordo com a estratégia de Ramon.
O problema dele para mim hoje é que acho que ele sempre mexe mal no time, mas essa discução fica para outro tópico.
VAI CORINTHIANS!