Venha fazer parte da KTO
x

Post de Igor no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Ele só jogou bem em dois times, no Timão e no Fenerbahce. Quando fo para o Arsenal acabou caindo muito. Ele faz bem em não voltar e estragar a bonita história que construiu aqui.

em Bate-Papo da Torcida > André Santos: 'Sou corintiano, minha família é corintiana...

Em resposta ao tópico:

Confira a entrevista com o meia do Botafogo:

GloboEsporte.com - Como você acha que será jogar na arena contra o Corinthians, que se reestruturou nos últimos anos?
André Santos - Quando cheguei ao Corinthians, o clube estava se reconstruindo para voltar à Série A. Não tinha estádio, centro de treinamento, nada. Treinávamos muito tempo na Fazendinha (Parque São Jorge) e poucas atividades no atual CT, que era um campo abandonado e dois containers para tomar banho e trocar de roupa. Era complicado. Ao mesmo tempo em que o clube crescia fora de campo, nós conquistávamos títulos no gramado. O Andrés (Sanchez, ex-presidente) é um cara muito inteligente. Trouxe o Ronaldo e, com toda sua imagem, resultou em ganhos ao clube. Ele, Ronaldo, acostumado com Real Madrid, Milan e seleção brasileira, estranhou os containers, mas pode ter certeza que foi uma passagem marcante. Jamais vamos esquecer.

E o torcedor corintiano? Depois de passar por Flamengo, Arsenal, Fenerbach, Grêmio... é mais exigente? Mais chato?
- O torcedor do Corinthians exerce uma pressão muito forte. Ele apoia o tempo todo, mas se o time perde duas ou três, ele vai cobrar.

Sua relação com a torcida do Corinthians sempre foi tranquila?
Nunca tive problemas com a torcida. Uma vez estávamos, no Mato Grosso. Empatamos o jogo e depois saímos para nos divertir, comer e beber alguma coisa. Foi uma galera. Eu, Chicão, William, Dentinho, Douglas, Perdigão, todos. Aí encontramos alguns torcedores no meio da rua e eles começaram a falar 'aqui é Corinthians, tá ligado?' e nos cobraram o empate. O Chicão respondeu 'pô, empatamos o jogo, mas também temos vida social. Nós jogamos, fizemos o nosso compromisso e agora estamos nos divertindo um pouco'. Aí o torcedor não gostou, começou a bater boca e soltou 'é, aqui é vida louca'. E o Chicão respondeu 'aqui também é vida louca'. O torcedor não gostou e jurou o Chicão: 'Vamos ver lá em São Paulo se você é vida louca mesmo'. No primeiro treino na Fazendinha, na saída, tinha uns 200 lá fora esperando o Chicão sair. Eles olhavam todos os carros que estavam saindo. Eu abaixei o vidro e eles perguntaram: 'Cade o Chicão?'. Eu disse que ele estava lá dentro e eles retrucaram: 'É, ele falou que era vida louca? Então, vamos ver se agora, aqui em São Paulo, ele é vida louca mesmo'. São coisas que acontecem com o torcedor. Você age na emoção. O torcedor do Corinthians cobra, pressiona, mas jamais deixa de apoiar.

É muito diferente a relação do torcedor brasileiro com o jogador de futebol se compararmos com o que acontece na Europa?
- Sim. No Brasil, tudo está legal, tudo está gostoso quando o time está ganhando. Você pode sair, jantar, ir para a balada, mas quando empata ou perde, não pode fazer mais nada. Na Europa, a cobrança é grande, mas no momento de lazer com a família, quando você quer sair pra balada, eles respeitam, querem tirar foto, chegar perto. No Brasil, só respeitam quando o time está ganhando. Não teria de ser assim. Todas as pessoas, em todas as funções, têm vida social. Por que o jogador de futebol não pode ter?

Eu tenho e sempre tive minha vida social independente disso. Sei dos meus momentos, quando posso e quando não posso sair. Se o time estiver mal, não vou dar mole, ir num bar, numa discoteca, porque não vou dar a cara à tapa de bobeira, brigar com torcedor. Evito, mas não deixo de fazer minhas coisas André Santos

Você nunca abriu mão da sua vida social?
- Eu tenho e sempre tive minha vida social. Sei dos meus momentos, quando posso e quando não posso sair. Se o time estiver mal, não vou dar mole, ir a um bar, a uma discoteca, pois não vou dar a cara à tapa de bobeira, brigar com torcedor. Evito, mas não deixo de fazer minhas coisas. Minha mulher gosta de ir na balada, gosto de sair com a minha família e não vou deixar de curtir minha vida social porque sou atleta. Tem o momento certo. Quando tem uma folga, depois de um jogo...

Mas expor essa opinião não pode te atrapalhar?
- Diretores e presidentes estão mais abertos. Eles entendem que o jogador também precisa ter vida social. Estão quebrando esse preconceito. Quando digo isso, é minha opinião. Não que eu faça, que eu quero que outros façam. É minha opinião sobre a diferença entre Brasil e Europa. Se eu achar que devo sair, eu vou sair, sem atrapalhar meu desempenho dentro de campo. Sei me cuidar fora de campo como atleta.

Voltando a falar sobre Corinthians... Você não sonha voltar a jogar pelo Corinthians?

- Eu tinha o sonho de jogar no Corinthians e realizei. Joguei lá, conquistei títulos, conquistei o torcedor, tirei o time da Série B e coloquei onde ele realmente merece estar. Acho que a minha passagem no Corinthians foi muito boa. Jogar no Corinthians é muito difícil. O que fiz lá, vai ficar marcado na história. Sou o segundo lateral-esquerdo que mais fez gols com a camisa do Corinthians, só atrás do Wladimir. O torcedor do Corinthians reconhece o que você faz pelo clube, mas quando a fase não é boa, ele te critica, quer resuiltado. Foi assim com Ronaldo, Roberto Carlos, com Edu. São caras que ganharam muitos títulos, tiveram boas fases, mas saíram de uma forma não muito agradável. Não tenho o sonho de voltar ao Corinthians. Se acontecer, seria uma felicidade imensa. Sou corintiano, minha família é corintiana, sou um grande torcedor e fiz grandes amigos. Uma vez Corinthians, sempre Corinthians. O Ronaldo foi campeão e em alguns momentos que ele não estava rendendo, a torcida foi em cima dele. É difícil jogar no Corinthians e tenho uma história que não gostaria de estragar.

Qual foi o momento mais marcante na sua passagem pelo Corinthians?

- Tem o gol contra o Santos, no Pacaembu (final do Paulistão 2009), o gol contra o Inter, em Porto Alegre (final da Copa do Brasil 2009), a minha primeira convocação (para a Seleção) foi com a camisa do Corinthians. Sempre vou lembrar de tudo isso, mas jamais vou esquecer de um gol que fiz no Pacaembu, contra o Barueri. Era um jogo difícil, precisávamos ganhar e eles tinham um goleiro que pegava muito contra o Corinthians. No último lance, marquei o gol. Foi uma emoção muito grande que vou guardar para sempre, assim como os prêmios de melhor lateral do Brasileiro, do Campeonato Paulista.

E se fizer um gol contra o Corinthians neste sábado? Vai comemorar?

Acho que não. Minha família é corintiana, eu sou corintiano, respeito demais o clube. Por tudo o que passei e vivi lá dentro, acho que não. Hoje eu represento outra instituição e defendo as cores do Botafogo. Bom, vamos ver o que acontece na hora, se eu fizer um gol...

Responder ao post do Igor

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Gustavo Modesto

    Off Topic: Endrick

    Última resposta há 2 minutos por Rubens B.

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Rubens B.

    Pra que serviu esse jogo?

    Última resposta há 2 minutos por Fiel Osofia

    58respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Lino Malta

    Temos o melhor cobrador de faltas pós Jadson

    Última resposta há 4 minutos por Carlos Garrido

    8respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Yuri Andrade

    Qual a explicação para o Santos ter batido o recorde da arena em 2024? !

    Última resposta há 6 minutos por Leandro Pereira de Azevedo

    68respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Anderson Costa

    Sardinhas dando o braço a torcer kkkkk

    Última resposta há 7 minutos por Co Rin Thi Ano

    48respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de HERNANDES ALEXANDRE DA SILVA

    O Corinthians poderia quitar suas contas fazendo venda de camisas especiais?

    Última resposta há 8 minutos por Mano do Mano

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Co Rin Thi Ano

    Resposta ao Meu Timão e aos seus 2 tópicos fixos apoiando o aluguel

    Criado em 14 minutos por Co Rin Thi Ano

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de william gimenes

    Cifut falho

    Última resposta há 18 minutos por José Roberto

    12respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Rodrigo Borges

    Corinthians/Palmeiras/Santos engrandeceram o São Paulo

    Última resposta há 19 minutos por Valdomiro Mantovani

    61respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Café_com_Bobagem

    A Edina nem disfarça... Kkkkk

    Última resposta há 19 minutos por Gigante Cássio

    4respostas

    acessar o tópico