Venha fazer parte da KTO
x

Post de Joao no fórum "Análise dos jogos" do Meu Timão

créditos são do blog painel tatico

http://www.facebook.com/paineltatico

O primeiro Majestoso da Libertadores foi decidido na tática. Muricy Ramalho sabia que o São Paulo precisaria de passe e visão para superar o Corinthians e apostou em Maicon. O 4-4-2 que vinha funcionando deu lugar a um 4-3-1-2 - o losango no meio - para 'espelhar' o meio-campo do Timão, no 4-1-4-1 de sempre.

A pergunta era: e como marcar Jadson e Sheik nos flancos? O Tricolor tentava balançar os volantes para o lado da bola - assim o meia protegia o lateral - mas o Timão equilibrou o jogo com grande pressão na saída.

Até que Cássio executou um lance dos treinamentos e acionou Danilo, o falso-9. Ele recuou, atraiu a marcação de 2 são-paulinos - o SP marca por encaixes individuais no setor - e criou um espaço entre Dória e Michel. Elias leu a jogada, penetrou e recebeu o passe para finalizar - gol de organização e jogada coletiva, treinada.

Os problemas da marcação individual são conhecidos: basta um drible e movimentação e... Já era! Precisando criar, o São Paulo avançou as linhas com Maicon recuado para cadenciar e armar. Mas o Corinthians, inteligente, já se postava todo atrás da bola, como na imagem, e dificultava qualquer tentativa de ataque tricolor.

O tempo passava, o São Paulo não finalizava e toda recuperação alvinegra era acompanhada de grande velocidade. O 4-1-4-1 de Tite é assim: compacto na defesa, mas veloz e ativo na troca de passes. Com Danilo, o pivô que gerou o primeiro gol foi muito acionado e bagunçava toda a espaçada defesa tricolor.

Trabalhando a bola em 243 passes no primeiro tempo, o São Paulo parou num Corinthians compacto, coisa de 15 metros entre defesa e ataque. Como Tite quer, assim que retoma o Timão infiltra: 13 desarmes, 26 lançamentos e poucos segundos na cara de Rogério Ceni.

O panorama não mudou no segundo tempo e Muricy resolveu mudar: jogou Souza para a direita e Michel na esquerda, numa espécie de 4-2-3-1. Sem nenhum resultado contra o compacto e atento 4-1-4-1 de Tite.

Como o primeiro tempo, a tônica continuou: São Paulo propondo com poucos jogadores na frente da linha da bola (aqueles que podem receber um passe e gerar desequilíbrios) e o Corinthians fechado na defesa. Novamente, compactação é a palavra chave: olha o pouco espaço entre as linhas.

Nesse movimento de propor e se fechar, o Corinthians tinha todo um espaço na frente. Como um jogo de xadrez, a inteligência prevaleceu: Emerson rouba, corre (enquanto 2 companheiros estão ultrapassando) e arrasta 2 são-paulinos com ele até ler o momento de soltar a bola para Jadson, que infiltra no espaço que o camisa 11 criou. Gol tático!

Se com 1x0 estava difiícil, com 2x0 o São Paulo criou ainda menos. Tentou com Thiago Mendes e Michel abertos num 4-2-3-1 e Ganso como armador típico. Sofreu com os espaços atrás. E pagou o preço da pouca participação defensiva dos homens de frente. É só observar a imagem abaixo e ver quantos tricolores se 'desligam' do lance, prejudicando o time.

Na coletiva, Tite foi claro: 'não é conversa, é treinamento'. E Renato emendou: 'esse negócio de atacante reclamar que tá marcando é coisa de jogador brasileiro'. Fica a lição: craque que não participa? Não tem mais espaço. Jogador fora de posição? Não existe num futebol que exige versatilidade. Futebol, hoje, é mais tática que técnica. É mais coletivo que individual. E esse é o Corinthians

em Análise dos jogos > Como o Tite guardou o muricy no bolso. Analize tática brilhante

Responder ao post do Joao

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Paulo Henrique Sola

    Essa é a maior diferença na história entre Corinthians e Palmeiras!

    Última resposta há 2 segundos por Érick Jacquin

    18respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Jonathan Mello

    O Corinthians acabou depois desse dia

    Última resposta há 37 segundos por Matheus Ramos

    223respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Evandro Manuel

    É só o banco de reservas cara!

    Última resposta há 3 minutos por Andre andre

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Caosfera Records

    Desrespeito do Cássio com COLEGAS E TORCIDA

    Última resposta há 4 minutos por Jordan C S Santana

    11respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Diego Pinheiro

    Um dia Cássio entrou no lugar do goleiro que tinha acabado de ser Campeão Brasileiro

    Última resposta há 7 minutos por André Oliveira Reis

    156respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Thiago Romero

    Sampaoli no Corinthians

    Última resposta há 8 minutos por Gusttavo Lima da fiel

    99respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Ayltom D.

    Equilibrando gratidão e renovação: o desafio da gestão esportiva

    Última resposta há 14 minutos por willian Silva

    34respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Efraim Ramos

    Kendry Paez do Del Valle é bem promissor

    Última resposta há 16 minutos por ALEXANDRE oli

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Marcio Rodrigues

    A conta vai chegar!

    Última resposta há 16 minutos por Raphael De carvalho

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de João Mateus Tavares Neto

    Mano! Tem muito palmeirenses nesse fórum...

    Última resposta há 16 minutos por jorge junior

    6respostas

    acessar o tópico