Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Como o Tite guardou o muricy no bolso. Analize tática brilhante

Tópico popular Entenda as regras
Foto do perfil de Joao

Ranking: 7.253º

Joao 296 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 19/02/2015 às 01:19
Por Joao henrique silva maia (@omaisfanatico)

créditos são do blog painel tatico

http://www.facebook.com/paineltatico

O primeiro Majestoso da Libertadores foi decidido na tática. Muricy Ramalho sabia que o São Paulo precisaria de passe e visão para superar o Corinthians e apostou em Maicon. O 4-4-2 que vinha funcionando deu lugar a um 4-3-1-2 - o losango no meio - para 'espelhar' o meio-campo do Timão, no 4-1-4-1 de sempre.

A pergunta era: e como marcar Jadson e Sheik nos flancos? O Tricolor tentava balançar os volantes para o lado da bola - assim o meia protegia o lateral - mas o Timão equilibrou o jogo com grande pressão na saída.

Até que Cássio executou um lance dos treinamentos e acionou Danilo, o falso-9. Ele recuou, atraiu a marcação de 2 são-paulinos - o SP marca por encaixes individuais no setor - e criou um espaço entre Dória e Michel. Elias leu a jogada, penetrou e recebeu o passe para finalizar - gol de organização e jogada coletiva, treinada.

Os problemas da marcação individual são conhecidos: basta um drible e movimentação e... Já era! Precisando criar, o São Paulo avançou as linhas com Maicon recuado para cadenciar e armar. Mas o Corinthians, inteligente, já se postava todo atrás da bola, como na imagem, e dificultava qualquer tentativa de ataque tricolor.

O tempo passava, o São Paulo não finalizava e toda recuperação alvinegra era acompanhada de grande velocidade. O 4-1-4-1 de Tite é assim: compacto na defesa, mas veloz e ativo na troca de passes. Com Danilo, o pivô que gerou o primeiro gol foi muito acionado e bagunçava toda a espaçada defesa tricolor.

Trabalhando a bola em 243 passes no primeiro tempo, o São Paulo parou num Corinthians compacto, coisa de 15 metros entre defesa e ataque. Como Tite quer, assim que retoma o Timão infiltra: 13 desarmes, 26 lançamentos e poucos segundos na cara de Rogério Ceni.

O panorama não mudou no segundo tempo e Muricy resolveu mudar: jogou Souza para a direita e Michel na esquerda, numa espécie de 4-2-3-1. Sem nenhum resultado contra o compacto e atento 4-1-4-1 de Tite.

Como o primeiro tempo, a tônica continuou: São Paulo propondo com poucos jogadores na frente da linha da bola (aqueles que podem receber um passe e gerar desequilíbrios) e o Corinthians fechado na defesa. Novamente, compactação é a palavra chave: olha o pouco espaço entre as linhas.

Nesse movimento de propor e se fechar, o Corinthians tinha todo um espaço na frente. Como um jogo de xadrez, a inteligência prevaleceu: Emerson rouba, corre (enquanto 2 companheiros estão ultrapassando) e arrasta 2 são-paulinos com ele até ler o momento de soltar a bola para Jadson, que infiltra no espaço que o camisa 11 criou. Gol tático!

Se com 1x0 estava difiícil, com 2x0 o São Paulo criou ainda menos. Tentou com Thiago Mendes e Michel abertos num 4-2-3-1 e Ganso como armador típico. Sofreu com os espaços atrás. E pagou o preço da pouca participação defensiva dos homens de frente. É só observar a imagem abaixo e ver quantos tricolores se 'desligam' do lance, prejudicando o time.

Na coletiva, Tite foi claro: 'não é conversa, é treinamento'. E Renato emendou: 'esse negócio de atacante reclamar que tá marcando é coisa de jogador brasileiro'. Fica a lição: craque que não participa? Não tem mais espaço. Jogador fora de posição? Não existe num futebol que exige versatilidade. Futebol, hoje, é mais tática que técnica. É mais coletivo que individual. E esse é o Corinthians
Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Joao Henrique Silva Maia

Ranking: 7.253º

Joao 296 posts

@omaisfanatico em 19/02/2015 às 01:56

Foto do perfil de Alan Henrique Lucena

Ranking: 143º

Alan 11.392 posts

@ler12 em 19/02/2015 às 01:40

Cara cadê as ibagens?

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Rogério Cardoso

Ranking: 93º

Rogério 15.088 posts

@rogerackbar em 19/02/2015 às 02:31

O Corinthians soube marcar bem o Ganso e deixou que Maicon e Denílson, que são bem limitados, armassem o time. Partida taticamente perfeita.

Foto do perfil de Guilherme Rodrigues Barbosa

Ranking: 640º

Guilherme 4.476 posts

@guirb em 19/02/2015 às 01:47

Tite voltou muito bem, deixou a arrogância que muitos treinadores brasileiros tem e pensam que não tem nada pra aprender, e foi se reciclar, entender como é o futebol atualmente, parabéns Tite, melhor treinador brasileiro disparado

Foto do perfil de Renato Magalhaes

Ranking: 17º

Renato 34.924 posts

@rmagalhaes em 19/02/2015 às 01:45

Quando saiu a escalação as 21h00 até mencionei aqui no fórum, que se o toque de bola encaixasse o s, paulo ia tomar sacode.

O murici errou feio - jogou pra trásseu jogador mais agudo, rápido e de movimentação pra trás(michel bastos), entrando o maicon para equilibrar o meio-de campo e manter 2 homens de frente.

Mas se esqueceu que maicon não tem a qualidade que acham ter...nao jogou com a bola, o sousa sumiu com a marcação forte pois ele se enfiou como meia e batia de frente com nossos volantes(sousa e jogador de posse e não infiltração - não é Elias) e perdeu o luis fabiano isolado pois o kardec tentava abrir para ser opção.

O ganso, sempre lento, não é para o futebol moderno(vejam o que o renato Augusto diz a respeito de jogador moderno) mas uma vez presa fácil.

O Corinthians sempre compacto com 2 linhas de 4 próximas acuou o spfw e fez para o gasto...1º gol saiu cedo, time até segurou na metade do primeiro tempo e voltou forte de novo e matou o jogo..podia ser mais.

a baixa é que o Cássio não foi para arena hoje...foi?
ahhh se o renato Augusto jogasse um pouco mais, seria uns 5 x 0 fácil.

Parebens Timão que começo de ano...adenor você é duka!

Foto do perfil de Ritchie Pop

Ranking: 806º

Ritchie 3.716 posts

@ritchie.sccp em 19/02/2015 às 01:38

For those aboutvto rock! We salute you Tite!
Foto do perfil de Doutor Comenta

Doutor 167 posts

@hnovo em 19/02/2015 às 01:28

Não tenho o que dizer.Apenas aplaudir...

Foto do perfil de Matheus Nascimento

Ranking: 1.487º

Matheus 2.156 posts

@matheus.nascimento15 em 19/02/2015 às 01:26

Tite evoluiu demais, previu o jogo, soube antecipar cada movimento do Murici