Daniel Rodriguez
Oi Patrícia!
Não é bem assim como você colocou.
Quem te falou isso aqui? : 'A citação é livre, vale o livre direito de expressão, assim como você pode citar Coca Cola, McDonalds, Fusca, etc...'
1 - A citação livre só é permitida em um caso, perante a lei. Quando não fere os interesses comerciais da entidade.
2 - Não se trata de questão ofensiva e sim de um nome registrado.
Resumindo: O Corinthians, a Coca, o McDonald's podem processar até uma pessoa comum, se logicamente, o uso da palavra ferir seus interesses comerciais, seja em blog, site, rádio, TV, e até redes sociais.
Tenha certeza que se o Corinthians processar o UOL, band, etc, alegando que o apelido prejudicou o fechamento dos naming rights, o valor da indenização deve chegar perto do valor pretendido com a venda do nome.
Você sabia que ano passado, o termo 'Copa 2014', só podia ser escrito e falado em qualquer meio de comunicação com autorização da fifa?
em Bate-Papo da Torcida > Band x Arena
Em citação ao post:
Qualquer meio de comunicação pode se referir a nossa arena como Itaquerão a vontade. Agora que o Corinthians registrou a marca, fica praticamente impossível acusar alguém de estar ofendendo nossa arena ao usar o apelido, pois o Corinthians reconheceu oficialmente que tem relação com a marca. Da mesma forma que podem se referir a Arena Palmeiras como Palestra Itália. Usar a expressão 'xiqueirão' pode ser considerado ofensivo, mas ninguém tem obrigação de chamar de Allianz Parque. No nosso caso, a Globo tem um contrato com o Corinthians se obrigando a chamar nossa Arena pelo NR que vier a ter. As outras emissoras não tem essa obrigação. Ninguém será proibido de chamar nossa arena pelo apelido, seja Fielzão, Itaquerão ou algo que não seja ofensivo. O fato do clube ter registrado a marca significa apenas que só ele pode explorar o nome. A citação é livre, vale o livre direito de expressão, assim como você pode citar Coca Cola, McDonalds, Fusca, etc...