Venha fazer parte da KTO
x

Post de Antonio no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Eu acho que tem muita coisa errada nos licenciamentos comerciais da marca Corinthians... O clube fatura muito pouco com isso e é tudo muito estranho... Dá a impressão de que muita gente se beneficia da nossa marca... Uma pena... Se as coisas fossem mais transparentes poderíamos ter uma melhor noção desse potencial...

em Bate-Papo da Torcida > Modelo de receitas ideal para o Corinthians

Em resposta ao tópico:

Com o estádio por pagar se torna imprescindível a diversificação da fonte de receitas do clube, mas como boa parte do dinheiro de bilheteria e vendas de camarotes sendo captado para o fundo que administra o estádio, todo o dinheiro de Matchday fica indisponível para o clube.

Essa situação criou o ambiente favorável para que a diretoria utilize novos métodos para captar recursos, sendo assim porque não adaptar a nossa realidade os maiores modelos de clubes com as maiores receitas do mundo?

As fontes essenciais para as receitas dos clubes europeus são originadas pelo dia-a-dia do futebol, as chamadas receitas operacionais do futebol, que são divididas em três grandes áreas:

Broadcast – principalmente as receitas com cessão de direitos de transmissão para televisão, agora incluindo novas mídias(Netflix, Youtube...), como internet e telefones móveis.

Matchday – compreende as receitas de bilheteria, inclusive os carnês de temporada e programas do tipo Sócio-Torcedor; aqui também estão incluídas outras receitas geradas nos estádios, em áreas como praças de alimentação e museu.(Dessa fonte de receita o dinheiro do programa de fiel torcedor é do clube e não da arena).

Quanto ao Matchday o que nos cabe é aderir em massa ao fiel torcedor. Segue um vídeo do Rafael Pulcinelli, gerente corporativo de marketing da Ambev e um dos responsáveis pelo Movimento por um futebol melhor.

Agora analisem a situação, se apenas 1% (300 mil) da nossa torcida aderisse ao Plano Minha Paixão, o clube teria somente com este referido plano por ano, a quantia de R$ 32,4 milhões, o que hoje é o valor de um patrocínio na camisa .

Commercial – compreende todas as receitas originadas pelo marketing e também o licensing, que vem a ser o que o clube ganha sobre as vendas de produtos com sua marca.

Os clubes da Alemanha dependem muito mais de receitas comerciais (acordos de patrocínio com empresas) do que de receitas de televisão. Em outras palavras, o peso da televisão sobre a renda dos clubes alemães é muito menor que o observado na Espanha, na Itália e no Brasil. Essa tendência tem sua origem na crise vivida pela televisão na Alemanha no começo dos anos 2000, que quase levou consigo para o buraco toda a Bundesliga. Desde então, clubes alemães buscam diversificar suas receitas e se apoiar mais em empresas locais do que na televisão.

-Bayern Munique

Segundo a consultoria Deloitte, o Bayern Munique é o quarto clube mais forte financeiramente do mundo. A receita anual dos bávaros gira em torno de € 368 milhões, um crescimento de 14,6% em relação ao ano anterior. Embora tenha congelado o preço nos ingressos, as boas campanha na Champions garantem mais dinheiro com bilheterias, bem como em premiações. A pujança financeira do clube, entretanto, é explicada por seu sucesso em acordos comerciais.

Nenhum outro clube do mundo arrecada tanto com patrocinadores. O Bayern recebeu € 201,5 milhões de seus parceiros, 55% do total de suas receitas. O poderio da economia alemã e a importância do clube no país acabam ajudando na questão. Atualmente, a equipe recebe investimentos de dez empresas, incluindo Adidas e Audi, que também são acionistas e contribuirão com € 35 milhões anuais até 2020. Já a Deutsche Telekom, principal marca estampada na camisa, paga € 30 milhões por ano.

-Manchester United

Um gigante com balanço financeiro de £ 433.2 milhões, com lucro de £ 23.8 milhões e aumento de 19% em receitas em relação a última temporada (£ 363.2 milhões) no âmbito comercial, os £ 190 milhões relativos a sua imagem referem-se, principalmente, a três motivos: as excursões de pré-temporada, a venda de duas milhões de camisas pelo mundo e o aumento dos seus patrocinadores (atuais 38 marcas!). Para o futuro, a valorização será ainda maior, já que a adidas entrará no fornecimento de material esportivo dos Red Devils.

Esses dois clubes não dependem das receitas da bilheteria, não tem a maior parte da renda vinda de cotas de TV e não ganharam o que ganham sem a mudança fundamental de enxergarem seus torcedores como clientes em potencial consumidores das suas marcas.

O Corinthians agora tem que ter essas metas se não quiser ser dependente da Globo e de empréstimos bancários pra ter elenco forte e situação financeira confortável :

  • Aperfeiçoar sempre que possível o programa de sócios
  • Boa gestão financeira
  • Boas e frequentes campanhas na Libertadores
  • Grandes acordos comerciais com grandes empresas

Responder ao post do Antonio

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Diogo BM

    Temos de brigar pelos CEO

    Última resposta há 5 segundos por Erisson de Souza Pereira

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Messi Corinthiano

    Se o Augusto Melo for esperto…

    Última resposta há 8 segundos por #SAFOCORINTHIANS 2024

    11respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Marcello Figueiredo

    Imediatismo!

    Última resposta há 10 segundos por Tiago Ressurreição

    278respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Cristiano Oliveira

    Auditoria Ernest & young recomenda 3 ceos na arena!

    Última resposta há 15 segundos por Gabriel Schneider

    15respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Ídolos da Fiel

    O Cássio é tipo o Mega-Drive..

    Última resposta há 21 segundos por Ídolos da Fiel

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Mário Roberto

    Olha a preocupação dos cara na possível contratação de um CEO

    Última resposta há 21 segundos por Erisson de Souza Pereira

    35respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Filipe Bueno

    Cássio tem razão nisso!

    Última resposta há 23 segundos por Maicon

    13respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de renan ferreira da silva

    GE: Consultoria recomenda ao Corinthians contratação de CEO

    Última resposta há 25 segundos por Cristiano Almeida

    12respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Wweliton Andrade

    CEO no Corinthians?

    Última resposta há 28 segundos por BRUNO PORTO

    10respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Aldo Silva

    Reunião pelo futuro do Cássio:precisa desse drama todo pra por o Cássio na reserva?

    Última resposta há 37 segundos por Tiago Rodrigues Lopes

    8respostas

    acessar o tópico