Post de Artur no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

O Problema e a mentalidade de quem esta ou estava lá dentro, se tivermos bons gestores lá dentro em pouco tempo vamos decolar, agora se tiver pessoas que pensam principalmente e fazer o normal nunca seremos extraordinários, tem que haver uma mudança na mentalidade dos Brasileiros temos potencial de sermos muito grandes mais enquanto o povo só pensar no próprio umbigo não vai dar certo!

em Bate-Papo da Torcida > Modelo de receitas ideal para o Corinthians

Em resposta ao tópico:

Com o estádio por pagar se torna imprescindível a diversificação da fonte de receitas do clube, mas como boa parte do dinheiro de bilheteria e vendas de camarotes sendo captado para o fundo que administra o estádio, todo o dinheiro de Matchday fica indisponível para o clube.

Essa situação criou o ambiente favorável para que a diretoria utilize novos métodos para captar recursos, sendo assim porque não adaptar a nossa realidade os maiores modelos de clubes com as maiores receitas do mundo?

As fontes essenciais para as receitas dos clubes europeus são originadas pelo dia-a-dia do futebol, as chamadas receitas operacionais do futebol, que são divididas em três grandes áreas:

Broadcast – principalmente as receitas com cessão de direitos de transmissão para televisão, agora incluindo novas mídias(Netflix, Youtube...), como internet e telefones móveis.

Matchday – compreende as receitas de bilheteria, inclusive os carnês de temporada e programas do tipo Sócio-Torcedor; aqui também estão incluídas outras receitas geradas nos estádios, em áreas como praças de alimentação e museu.(Dessa fonte de receita o dinheiro do programa de fiel torcedor é do clube e não da arena).

Quanto ao Matchday o que nos cabe é aderir em massa ao fiel torcedor. Segue um vídeo do Rafael Pulcinelli, gerente corporativo de marketing da Ambev e um dos responsáveis pelo Movimento por um futebol melhor.

Agora analisem a situação, se apenas 1% (300 mil) da nossa torcida aderisse ao Plano Minha Paixão, o clube teria somente com este referido plano por ano, a quantia de R$ 32,4 milhões, o que hoje é o valor de um patrocínio na camisa .

Commercial – compreende todas as receitas originadas pelo marketing e também o licensing, que vem a ser o que o clube ganha sobre as vendas de produtos com sua marca.

Os clubes da Alemanha dependem muito mais de receitas comerciais (acordos de patrocínio com empresas) do que de receitas de televisão. Em outras palavras, o peso da televisão sobre a renda dos clubes alemães é muito menor que o observado na Espanha, na Itália e no Brasil. Essa tendência tem sua origem na crise vivida pela televisão na Alemanha no começo dos anos 2000, que quase levou consigo para o buraco toda a Bundesliga. Desde então, clubes alemães buscam diversificar suas receitas e se apoiar mais em empresas locais do que na televisão.

-Bayern Munique

Segundo a consultoria Deloitte, o Bayern Munique é o quarto clube mais forte financeiramente do mundo. A receita anual dos bávaros gira em torno de € 368 milhões, um crescimento de 14,6% em relação ao ano anterior. Embora tenha congelado o preço nos ingressos, as boas campanha na Champions garantem mais dinheiro com bilheterias, bem como em premiações. A pujança financeira do clube, entretanto, é explicada por seu sucesso em acordos comerciais.

Nenhum outro clube do mundo arrecada tanto com patrocinadores. O Bayern recebeu € 201,5 milhões de seus parceiros, 55% do total de suas receitas. O poderio da economia alemã e a importância do clube no país acabam ajudando na questão. Atualmente, a equipe recebe investimentos de dez empresas, incluindo Adidas e Audi, que também são acionistas e contribuirão com € 35 milhões anuais até 2020. Já a Deutsche Telekom, principal marca estampada na camisa, paga € 30 milhões por ano.

-Manchester United

Um gigante com balanço financeiro de £ 433.2 milhões, com lucro de £ 23.8 milhões e aumento de 19% em receitas em relação a última temporada (£ 363.2 milhões) no âmbito comercial, os £ 190 milhões relativos a sua imagem referem-se, principalmente, a três motivos: as excursões de pré-temporada, a venda de duas milhões de camisas pelo mundo e o aumento dos seus patrocinadores (atuais 38 marcas!). Para o futuro, a valorização será ainda maior, já que a adidas entrará no fornecimento de material esportivo dos Red Devils.

Esses dois clubes não dependem das receitas da bilheteria, não tem a maior parte da renda vinda de cotas de TV e não ganharam o que ganham sem a mudança fundamental de enxergarem seus torcedores como clientes em potencial consumidores das suas marcas.

O Corinthians agora tem que ter essas metas se não quiser ser dependente da Globo e de empréstimos bancários pra ter elenco forte e situação financeira confortável :

  • Aperfeiçoar sempre que possível o programa de sócios
  • Boa gestão financeira
  • Boas e frequentes campanhas na Libertadores
  • Grandes acordos comerciais com grandes empresas

Responder ao post do Artur

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Gabriel Alcolea

    Veja a reação da torcida do Atlético-MG com provável troca entre Luan e Clayson. Eles estão furiosos

    Última resposta 5 segundos por Mr Freeze que tem 939 posts no fórum

    15respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Douglas Cardoso

    Escândalo Uendell

    Última resposta 6 segundos por Ronaldo 09 que tem 1108 posts no fórum

    14respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de LUIZ SANTOS

    Twitter_dos_Gremistas_sobre_Ramiro

    Última resposta 6 segundos por Bruno Moraes que tem 1463 posts no fórum

    17respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Não vamos cair

    Informações sobre Uendel, Castán, Gabriel Giroto e Tardelli

    Última resposta 9 segundos por Pedro Gonçalves que tem 213 posts no fórum

    14respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Rodrigo Silveira

    Andrés disse que ia mudar muita coisa pra 2019

    Última resposta 12 segundos por Mr Freeze que tem 939 posts no fórum

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Adriano Campione

    Teoria da conspiração nível Master, mas tá valendo

    Última resposta 23 segundos por Almir F Forti que tem 913 posts no fórum

    45respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Tullio Corinthians

    Enquanto a gente procura o 9, o rival faz esse baita acerto

    Última resposta 29 segundos por Alan Felisberto Gomes que tem 1392 posts no fórum

    8respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Almir F Forti

    Reação em Hong Kong sobre notícias de proposta de Patrocínio

    Última resposta 38 segundos por Fernando Silva Teixeira que tem 1936 posts no fórum

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Pelayo Luismar

    Pacotão: Luan, Sornoza e Uendel serão anunciados hoje no Timão!

    Criado em 41 segundos por Pelayo Luismar que tem 678 posts no fórum

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Panagiotys Oliveira

    Patrocínio máster chegando!

    Última resposta 46 segundos por felipe sccp que tem 5157 posts no fórum

    217respostas

    acessar o tópico