Post de Paulo no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

1) O pleito pelo direito de voto ao fiel-torcedor não deve ser usado como bandeira de situação ou oposição. É uma necessidade imperiosa a fim de dar representatividade ao dirigente eleito para gerir o time de futebol, exclusivamente;

2) Nesse sentido, duas devem ser as diretorias, uma para o futebol e outra para o Clube Social, com voto separado, pois os associados deste último não devem ficar sujeitos à direção do futebol, nem devem votar para elegê-la, e os candidatos a dirigentes do futebol não terão, também, que ser hauridos do Clube, necessariamente, sendo o voto restrito ao sócio-torcedor;

3) A fim de tranquilizar os sócios do Clube Social, deve haver um canal de financiamento do Clube, pelo futebol, através de um compromisso permanente, pois aquele primeiro não é autossuficiente, em suas finanças, e, ainda que, idealmente, deva perseguir essa autossuficiência financeira, e andar com suas próprias pernas, a direção de futebol não deve relegar o Clube e os sócios, pela acervo histórico que carregam e sentido de identificação da Instituição Corinthians;

4) Com o tempo, o direito de voto para eleger a direção do futebol deve ser estendido a todo corinthiano cadastrado, independentemente de fazer parte, ou não, do Programa Sócio-Torcedor (esse é um princípio de universalização do voto que deve ser perseguido em qualquer processo democrático, como ideal).

em Bate-Papo da Torcida > Citadini quer voto dos FIÉIS TORCEDORES como solução para a...

Em resposta ao tópico:

Uma Nação de 40 milhões de torcedores e 4 mil eleitores.

Na reforma dos Estatutos do Corinthians, prometida para os próximos meses, um problema agudo do clube deve ser enfrentado. Embora possua milhões de fanáticos torcedores, espalhados por todo Brasil e que garantem uma grande audiência na TV, os destinos do clube no período das eleições fica nas mãos de poucos milhares de sócios eleitores. Nas últimas eleições -mesmo com todo esforço de mobilização- menos de 4 mil pessoas escolheram os dirigentes desta nação.

Trata-se de situação deplorável que precisa ser mudada. Exemplos não faltam em vários países, e até no Brasil.

O colégio eleitoral do Corinthians deve ser radicalmente alterado de forma a termos uma eleição que -verdadeiramente- represente os corinthianos.

No último pleito propusemos, em várias oportunidades, que fosse criado um sistema de integração entre os associados do clube e os membros do programa de Fiel Torcedor.

Inegavelmente o sistema do FT é um passo positivo para o Timão. E seus resultados mostram que foi um bom caminho.

Neste momento, parece adequado que os membros deste programa tenham direito de votar nas eleições para Diretoria e Conselho do Corinthians. Com isso, um importante contingente de corinthianos passariam a viver os problemas e soluções para as questões alvinegras.

Sei que há resistência por parte de sócios do clube. Dizem que com uma mudança desta o futebol tomaria toda a importância no Corinthians.

Mas afinal, o que é o Corinthians? É primeiro futebol, segundo futebol, terceiro futebol, quarto…

Ainda que seja relevante o clube social com seus departamentos (peteca, bocha, tamboréu, tênis, canindé etc) não podemos priorizá-lo em detrimento do futebol. No presente quadro, os interesses desses Departamentos é -na maioria das vezes- superior ao do torcedor do clube. Tanto é verdade que as diretorias investem até em exageros para manter os redutos eleitorais. É exemplo disso a distribuição de carterinhas de “assessores” dos muitos departamentos (segundo a própria diretoria por volta de 400) que cria uma casta com privilégios que vão de estacionamentos até cota de ingressos dos jogos.

Por outro lado, muitos dos sócios reclamam que os membros do Fiel Torcedor entrariam sem “comprar” o título. Não é bem assim. Primeiro porque os membros do FT pagam anuidades e segundo porque parte dos sócios do clube receberam o título por herança ou compraram em campanhas por preços reduzidíssimos.

Os membros do Fiel Torcedor seriam admitidos para votar e não para fazer parte do clube social. Seriam verdadeiros sócios do Futebol. E para votar teriam que ter o mesmo tempo de contribuição que têm os sócios patrimoniais. E estes poderiam migrar, também, para o sistema FT.

A hora dessa mudança é agora. O clube precisa de um colégio eleitoral que mobilize os corinthianos e não fique restrito aos Departamentos do clube social.

Uma mudança como essa seria uma revolução no futebol e -também- nos esportes olímpicos (natação, basquete, vôlei etc) que vivem esquecidos.

Uma alteração estatutária assim daria uma nova posição de destaque ao nosso Corinthians no mundo do futebol e dos esportes olímpicos.

Fonte: http://blogdocitadini.com.br/?p=5774

Curta a página do Movimento Fiel Torcedor com direito a voto no Facebook.

Responder ao post do Paulo

Réplicas desse post

Avatar de JORGE

Por JORGE que tem 308 posts no fórum
em 26/06/2015 às 11:02

Verdade Paulo, começamos o movimento sozinhos e na raça, mas esse assunto era um fantasma dentro da diretoria e agora que começou a ser citado, mesmo por um político do clube, mas começou a ganhar corpo, e isso temos que divulgar também, porque a batalha é árdua, mas pode ter sucesso simmm...

Só não concordo com o seu item 4, porque fica impossível identificar e cadastrar pessoas pelo simples fato de ser corintiano, porque outros torcedores poderiam fazer bagunça com isso e se cadastrarem para atrapalhar, mas o restante foi muito bem explorado por você.

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Raul Mendes Soriano

    O ano do Corinthians

    Última resposta 26 segundos por Claudio Ferreira Santos que tem 27.049 posts no fórum

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Gargamel da Fiel

    Sobre a entrevista do diretor financeiro do Corinthians

    Última resposta 2 minutos por Gargamel da Fiel que tem 561 posts no fórum

    22respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Félix Rodrigues de Lima

    Raio-X dos jogadores recém-promovidos da base: estatísticas e mapas completos

    Última resposta 4 minutos por Claudio Ferreira Santos que tem 27.049 posts no fórum

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Bruce Wayne

    É tão amargurado assim? OXENTE!

    Última resposta 7 minutos por Claudio Ferreira Santos que tem 27.049 posts no fórum

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Luiz Fernando

    Eu acho um tremendo tiro no pé perder o Casares

    Última resposta 7 minutos por tite é nois que tem 9.455 posts no fórum

    24respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Bruce Wayne

    É disto que o Luan precisa, URGENTEMENTE!

    Última resposta 9 minutos por Cameron Ferreira que tem 1.239 posts no fórum

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Gustavo torcedor do time do Povo

    Todos os Gols do Cauê na base do Novorizontino. O novo Camisa 9 do Corinthians que irá ser titular

    Última resposta 9 minutos por Claudio Ferreira Santos que tem 27.049 posts no fórum

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Nando N.

    Redução de sócios-torcedores

    Última resposta 12 minutos por Marco Abade que tem 658 posts no fórum

    102respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Wanderley Apolinário

    Cazares indo para o Fluminense

    Última resposta 13 minutos por Claudio Ferreira Santos que tem 27.049 posts no fórum

    24respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Diego dos Santos Blundi

    Corinthians x Guarani

    Última resposta 19 minutos por Cayo Vinycius que tem 1.302 posts no fórum

    12respostas

    acessar o tópico
x