Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

O Anticorinthianismo e o Papel da Imprensa: Um Caso Paradigmático

Tópico popular Entenda as regras
Foto do perfil de Paulo

Ranking: 107º

Paulo 13.845 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 07/08/2015 às 23:06
Por Paulo Paulo Paulo (@paulo.52)

Dia 26/04/1998 – Segundo jogo da semifinal do Campeonato Paulista, La Bambinera, Corinthians x Portuguesa, árbitro Javier Castrilli (Argentina).

O placar foi inaugurado pela Lusinha, em lance originado de claro impedimento do centroavante Evair, que recebeu adiantado e fez o cruzamento que resultaria, na sequência, no primeiro gol da partida (nota: o próprio Evair, vendo depois o lance na TV, reconheceu um impedimento de um metro, pasmem).

O mesmo jogador, em lance na área do seu time, já no segundo tempo, deu uma gravata no zagueiro Cris, do Corinthians, que resultou na assinalação de pênalti claríssimo para o Time do Povo, convertido por Marcelinho Carioca.

Quase no final da partida, o jogador luso Da Silva recebe assistência pra gol, em impedimento (pasmem todos, reconhecido pela imprensa), e põe a APD em vantagem, novamente.

Aos 46 minutos, porém, o zagueiro luso César intercepta escanteio cobrado em sua área com a mão, segundo o árbitro, que aponta pênalti, convertido por Rincón, dando números finais à partida, terminada em 2×2. O empate beneficia o Corinthians, que, por ter melhor campanha, se classifica para a final do Campeonato.

César sai chorando copiosamente de campo, e é logo cercado por repórteres, que registram sua contrariedade e revolta.

Milton Fezes, que na época apresentava um programa pós jogo, na Rádio Jovem Pan (se não me falha a memória, mas pouco importa), sequioso por polêmica, fez um escândalo, daqueles a que poucos vezes tive a oportunidade de ver ou ouvir, compartilhando, repercutindo e ampliando, por horas a fio e nos dias seguintes, a indignação de César e acusando o árbitro de “desonesto” (acusação que temperou, naturalmente, ao seu estilo evasivo e covarde), o que se espraiou pela imprensa da época.

Até hoje esse jogo é citado, pela imprensa anticorinthiana e pelos antis, de um modo geral, como modelo paradigmático de arbitragem facciosa pró-Corinthians.

Agora, eu indago: Numa partida em que o adversário faz dois gols irregulares, e sofre um SUPOSTAMENTE nessa mesma condição, sem falar na expulsão de nosso principal jogador, Marcelinho Carioca, num momento crucial da partida, pode-se dizer, com um mínimo de honestidade intelectual e vergonha na cara, que fomos ajudados?

O fato é que essa partida ainda povoa o imaginário anticorinthiano (e revolta a todo fiel que assistiu àquela partida), sendo utilizado por muitos como prova de existência do malfadado 'apito amigo' corinthiano (expressão que, salvo engano, foi cunhada naquela tarde, e que viria a nos causar imensos prejuízos de arbitragem, doravante), constituindo-se na maior mentira da história do jornalismo esportivo brasileiro de todos os tempos, só comparável, nos anais da imprensa em geral, ao caso da Escola Base, em que uma família que administrava uma pequena escola infantil, em São Paulo, sofreu todo tipo de execração pública, catalisada pela imprensa, por uma acusação de pedofilia, que, depois, se mostrou falsa. Essa família foi destruída e jamais se recuperou desse duro golpe.

Nós, corinthianos, sobrevivemos, ainda que a um preço elevadíssimo, em matéria de danos a nossa imagem e integridade moral. Sobrevivemos para contar essa história e condenar aqueles que deturparam - e inverteram - os fatos então ocorridos, com intenções inconfessáveis, e cujos efeitos se propagaram no tempo, produzindo reflexos até hoje.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhor resposta

Foto do perfil de José Pereira

Ranking: 48º

José 20.531 posts

@altaneiro em 08/08/2015 às 07:46

É meu camarada, essa é a imprensa brasileira, capaz de transformar um ladrão safado 'caçador de marajás' em presidente da república, eles manipulam a opinião pública ao bel prazer, e infelizmente como o Brasil tem uma imensa maioria de sua população beirando a ignorância, se torna preza fácil desse safados, que se dizem jornalistas. Esse é um episódio que deveria ser passado a limpo, alguém do Corinthians, o assessor de imprensa, por exemplo, deveria convocar algum jornalista isento, que fizesse uma matéria retratando tudo isso que você escreveu, e mostrasse que o grande prejudicado daquele dia foi o Corinthians, e que até hoje tem suas vitórias contestadas e o pior é prejudicado sumariamente pelas arbitragem e a imprensa não repercute dá mesma forma que faz com o contrário! Outro episódio lamentável da imprensa é daquele fatídico jogo contra os Chorolados em 2005, até hoje não engulo tudo o que tripudiaram em cima do Corinthians, num lance que o próprio Tinga levantou dizendo ao árbitro, não foi pênalti, mas não me expulsa por favor, e ninguém levou isso em consideração, nojo, essa é a palavra!

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Igor Machado Serra

Ranking: 3.738º

Igor 790 posts

@igorserra em 09/08/2015 às 12:57

Num país que qualquer um acusa impunemente qualquer outro que não faça parte da elite e nada acontece, pelo contrário, ainda é aclamado como defensor dos bons costumes, o que podemos esperar?

Temos que nos unir e meter processos e protestos contra esses criminosos que povoam a imprensa, meter na cadeia, encher de dívidas e etc, acusaram, tem que provar, por favor que estejamos unidos.

Uni-vos Corintianos, Vamos à forra!

Foto do perfil de Celso Jadiel

Ranking: 126º

Celso 12.809 posts

@celso.1.primeiro em 09/08/2015 às 11:49

A mídia anti sempre nos detonando. Somos quase sempre vítimas e eles distorcem e nos fazem de vilões.

Foto do perfil de Jack Tadeu Bahde

Ranking: 171º

Jack 10.523 posts

@tadeu54 em 09/08/2015 às 08:09

Gozado que o sr. Fezes nunca falou da VERDADEIRA federação paulista de futebol amiga santista! E porque? ! Ora, por muitos anos, desde que o Paulista é disputado em turno único o Timão só jogou na vila belmiro!

Foto do perfil de Baltazar Oswaldo Silva

Ranking: 11º

Baltazar 47.439 posts

@baltazar.1954 em 08/08/2015 às 04:41

Falei isso para os antis e mesmo para os corintianos que só assistiram aos melhores momentos, mas os caras só falam no pênalti.

Outra coisa: se a imprensa detonasse o 5PFC, o FlorminenC, o Fl4m3ng0, os dirigentes já iam para cima, mas o Gagalib nunca se preocupou com o Corinthians, ficava quieto e por isso que na gestão dele cresceu o mito do apito amigo.

Fora que se fosse em time de origem da elite a imprensa não mexe por conchavos. Por exemplo, o Natel é um dos membros mais respeitados da seita que participa, e essa seita é conhecia por seus membros se protegerem Você acha que isso não tem nada a ver? Só sendo ingênuo para acreditar que os caras são antis do nada.

E vi um comentário de um cara que fala que a ideia do governo é dividir a população, jogando umas pessoas contra as outras, para ela não se mobilizar contra ele e implementar uma ditadura:

www.fiel.vc/cn

Acho até que ele exagera em algumas coisas, e nem acho que tirar o PT vai resolver, mas a essência é essa, jogar homem X mulher, hetero x homo, guerras raciais, para a população se dividir e não cobrar o governo. Vai saber se isso não é coisa orquestrada, fazer uma campanha Corinthians X resto do Brasil.