Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Entendam o Pivô que o Tite quer... E por que eu não consigo entender o Adenor

Tópico Épico Entenda as regras
Foto do perfil de JOAO

Ranking: 298º

Joao 7.643 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 08/08/2015 às 09:06
Por JOAO VITAL (@joaovitalfn)

O centroavante 'pivô', também conhecido como Jogador Alvo, é aquele cara de força bruta e finalização forte, também é bom pelo ar devido a possuir boa estatura. Geralmente é aquele cara que não perde em força para o zagueiro e é capaz de segurar a bola de costas para o gol por alguns segundos, esperando a aproximação de um colega ou a oportunidade de virar e chutar para o gol. Como o próprio nome diz, ele é inspirado na posição de futsal pivô, que é caracterizada por esse tipo de jogada. No Brasil nomes como Adriano, Damião, Fernandão e Aloísio, são alguns exemplos desse tipo de jogador.

Mas o Tite não quer só isso do jogador. O jogador que o Tite quer não é um pivô, pura e simplesmente. Ele quer um 'Atacante Completo', um cara que consiga jogar isolado no ataque e marque gols. Poucas vezes vemos atacantes capazes de tal proeza, jogadores que marcam gols isolados requerem um alto grau de técnica, força e determinação. Além de uma vontade de vencer enorme.

No futebol eu vi poucos jogadores que conseguiam jogar praticamente sozinhos. Sem depender dos companheiros a sua volta e que conseguia tirar leite de pedra em times quase ruins. Ibrahimovic, Didier Drogba, Tevez, Rooney... Jogadores fortes, rápidos e que conseguem criar jogadas para si mesmos. A questão é... Quantos deles exitem no mundo? Quantos jogadores são capazes de serem craques independente do time em que jogam? Quantos desses estariam disponíveis para vir para o Corinthians a um valor aceitável.

Pivô por pivô, até o Souza é. E de certa qualidade há de se convir. A questão é que o jogador que o Tite quer é um Ronaldo (e não me importa se você pensou no Cristiano ou no Nazário, ambos elevariam a qualidade de qualquer time)... Quase nenhuma seleção no mundo consegue achar esse jogador e quando acha, não tem um reserva a altura. Como o Corinthians vai achar? Acho que os passeios pela Europa mudaram a realidade do Tite, e ele espera que o Corinthians encontre um Mario Gomez logo ali, escondido no fim do mundo, em algum time medio/pequeno.

Falta para ele perceber que o melhor jeito de encontrar um centroavante que marque gols, é perceber que os atacantes que estão no clube são todos de velocidade, de aproximação, de tabelas. São os verdadeiros centroavantes, jogadores que não ficam só parados lá na frente, esperando a oportunidade de decidir o jogo. Se Renato, Malcom e Jadson não encostarem no Luciano, ele vai render tanto quanto o Love. Se não houverem tabelas e rotação das posições, o time não vai render. Temos meias e atacantes rápidos e técnicos, por que não tirar proveito disso, ao invés de esperar que algum deles resolva virar o que não são?

Falta coragem de mudar e assumir o erro. Falta talvez um pouco de sentar e pensar. Por que o Love não marca gols? Por que o Romero não marca gols? Por que Mendonza caiu de produção? Por que o time recebe tão poucas faltas perto da área e tem 4 cobradores de falta dentro de campo que podem decidir a partida numa jogada dessas? O que falta para meu time golear todo mundo? Para que tenham medo de jogar contra mim e mudem seu esquema tático para tentar me parar (lembram em 2009? Que TODOS os times mudavam o esquema tático para tentar contem o nosso ataque? ). Falta um pouco te paciência, é legal o técnico ter uma ideia e tentar implementar ela. Mas desde que ele tenha peças para usar esse esquema. Hoje o Corinthians se beneficiaria muito mais de um Falso 9, do que de um Pivô.

Vai Corinthians e perdoem-me pelo texto grade.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Mooloko Mauricio

Ranking: 1.026º

Mooloko 3.064 posts

@mooloko em 08/08/2015 às 10:24

O grande técnico resolve com as peças que tem; sabe onde pode tirar mais de cada jogador e faz adaptação no esquema para que, somando tudo, jogadores onde rendem mais + esquema, potencializa o rendimento do time.

Abraço.

Foto do perfil de Douglas Aparecido

Ranking: 6.799º

Douglas 332 posts

@douglas.aparecidoakt em 08/08/2015 às 10:22

Concordo mas seria bom ter variedades de atacantes, porque o Tite poem no time jogadores por merecimento como o Luciano vai no lugar do love, e assim veremos se a melhor formação é com pivô ou sem.

Mas eu queria que ele colocasse o Gabriel vasconcellos porque o cara é raçudo estilo Timão.

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Edgard Alan Souza

Ranking: 1.655º

Edgard 1.972 posts

@edgard.alan em 11/08/2015 às 08:21

Tite precisa é de um super-heroi pra ser o camisa 9.

Um jogador que marque a saída de bola, recue até a intermediaria, seja forte pra segurar a bola e trombar com os zagueiros e ainda entrar na área e ser o matador do time.

Qual jogador conseguiu fazer isso por mais de 6 meses com Tite, em toda sua carreira?

Foto do perfil de Raquel Brandao

Ranking: 69º

Raquel 839 posts

@raquelbr em 10/08/2015 às 20:30

ótimo post, boa observacao. Acho que o Tite na verdade não tem visão nenhuma. Ele não é o técnico que sabe tirar leite de pedra. Ele não sabe lapidar jogador, tirar coisas melhores de cada. Ele acha que só porque ele sabe fazer um esquema competitivo, isso já é suficiente. Na cabeça dele não passa mudar essa merda de esquema, só passa que ele tem que achar a disgraca do pivô. Esse jogador que ele quer, hoje, no futebol Brasileiro, só existe na minha opiniao o Guerrero e Pratto. Mesmo que o Pato voltasse hoje ele colocaria ele pra ficar fazendo pivozinho. é um absurdo ele não testar o Jaba por exemplo. Pra mim, um ótimo jogador com muito potencial, mas não adianta amigo. Só se livrando dele mesmo...

Foto do perfil de Antonio Godoi Junior

Ranking: 65º

Antonio 17.663 posts

@junior.junior5 em 10/08/2015 às 15:54

Vai ser difícil achar alguém com essas características

Foto do perfil de Danilo Ferreira

Ranking: 3.459º

Danilo 869 posts

@danilo.ferreira20 em 09/08/2015 às 13:08

Espero hoje ver o Luciano como Falso 9 e arrebentando! Não como pivô, isso ele nunca vai ser.

Publicidade

Foto do perfil de Tiago Pedroso

Ranking: 1.582º

Tiago 2.058 posts

@tiago.pedroso em 09/08/2015 às 11:52

Esse é o técnico reciclado e bla bla bla... Só sabe pedir e reforços... Ano passado o mano estava com o mesmo problema e a diretoria queria empurrar uns pernas de pau pra ele.. O que ele fez.. Colocou Malcom, testou Tocantins e não ficou de chororo como esse técnico covarde...

Foto do perfil de Gustavo Girardelli Melo

Ranking: 7.704º

Gustavo 267 posts

@gustavomelo em 09/08/2015 às 10:22

O duro é que o torcedor não sabe que o cara que esta afrente da comissão técnica é muito capaz, haja vista todos os título que nos deu, o percentual de aproveitamento de 71% deste ano. Futebol é muito mais complexo que parece, a tal explicação é um tanto simplista, parece mágica, vê se vai pra arquibancada apoiar e para de achar que futebol é vídeo game.

Foto do perfil de Oilson Amorim Dos Reis

Ranking: 1º

Oilson 106.315 posts

@reyes em 09/08/2015 às 09:33

Segunda-feira vão pedir o Grafite!

Foto do perfil de Aline Silva

Ranking: 196º

Aline 218 posts

@aline.silva24 em 09/08/2015 às 07:30

Nenhuma hora ele falou que queria um Ronaldo cara.

Ele só quer alguém melhor que o Love :/