Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Influência do estádio Wembley e do Dallas Cowboy no projeto da Arena Corinthians

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Celso

Ranking: 127º

Celso 12.808 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 19/06/2015 às 21:59
Por Celso Jadiel (@celso.1.primeiro)

A Arena Corinthians tem um projeto único, não existe nada parecido no mundo. Quando alguém toca o olho na imagem já diferencia de qualquer outra arena, uma identidade forte.

Hoje ela indiscutivelmente é a melhor dentre as arenas de futebol do mundo, sei que tem corinthiano acha exagero, mas podem pegar qualquer arena de futebol e comparar com fotos que, no geral, verão que a nossa ganha, e até com certa facilidade.

Mas de onde veio a inspiração para a Arena Corinthians?

O Corinthians estabeleceu diretrizes pra obra, buscando a qualidade da arena como palco de um jogo, aliada a capacidade e qualidade adequada para sediar eventos extra campo. O Arquiteto Anibal Coutinho, especialista em shoppings, estudou muito sobre as arenas europeias e americanas e conseguiu um modelo que extraísse características das 2 'escolas' de arenas.

Na parte esportiva(a primeira 'escola'), a arena Wembley inspirou muito(certa vez o Edu disse que ele também foi a Europa com outros corinthianos, trouxeram dados e ideias, observaram bem as arenas e Wembley impressionou), ela tem excelência nas dependências dos atletas e imprensa.

Vejam este vestiário:

Reparem a semelhança de estilo com nossa arena:

Mas, claro, a nossa ganha disparado.

Vejam as áreas de circulação interna (inferiores às da Arena Corinthians)

Hall e suas áreas adjacentes:

Outros setores existem em wembley, louges e bares com luxo, u nível ótimo, contudo tudo inferior à nossa arena.

Na foto da vidraça acima reparem como parece com a nossa:

Vejam, eles têm uma belo auditório para cerca de 200 pessoas, muito bom, mas inferior ao nosso que cabe cerca de 500 pessoas.

Arquibancadas e telão do Wembley

Na parte comercial (a segunda 'escola'), o business show, a inspiração vem dos EUA, eles conseguem fazer isso como ninguém, arrecadam muito agindo de forma natural, parece que nasceram para isso.

Os EUA possuem muitas arenas top, mas uma se destaca muito, com nível muito acima de qualquer outro, me refiro ao AT&T Stadium, ou popular Dallas Cowboy Stadium.

Esta arena é colossal, muito grande, telas gigantes, cinturões de LED, varandas, acabamento luxuoso, grande área externa. É a mais cara do mundo, custou cerca de 3bi de reais. Ela possui muita atratividade extra campo, são vários os clubes vips, louges, bares, varandas etc. Que compra o clube vip mais cara recebem uma identificação para entrar qualquer lugar inferior ao top, utiliza de tudo (me refiro às dependências vip, e não ao assento).

Vejam sua área externa:

Vejam suas varandas:

Vejam seus vários telões, varandas e citurões led:


Vejam sua parte nobre, clubes vips, bares e louges:

Vejam o Hall de entrada deles:

Em cima com o vidro aberto, embaixo veja com o vidro fechado:

Será que somos lunáticos em comparar nossa arena a essa? Claro que não! Mesmo que em proporções menores, temos tudo isso, hall, clubes vips, varandas, área externa ampla, restaurantes tops(contando que os que estão sendo feitos ficarão como no projeto, e com uma certa certeza, já que, até aqui, a obra segue fielmente o projeto original).

E as outras arenas brasileiras onde ficam perto dessa nossa análise? SINCERAMENTE, ELAS SÃO TIPO SÉRIE B, OUTRA CATEGORIA, se comparado a nossa e a estas em análise. Sempre ressalto isso por conta da perseguição que sofremos e pelo abafa que a mídia da a nossa arena, não divulgam nada. Ou seja, não é que ligo para outras não, mas diante da perseguição toda faço questão de sempre alfinetar a rapa das arenas brasileiras.

Continuando na análise, verifiquem que nosso projeto segue esta linha do Dallas, muito luxo, vários clubs vips(serão feitos). É importante compreendermos que, assim como no Dalas, os vários clubes vips (espécie de ilhas com serviços exclusivos), nos interiores do setor oeste, se integram, sendo que estes clubes seguem uma graduação de qualidade e preço, quem pagou pelo mais caro acessa os inferiores. Vejam o porque de capricharem tanto no prédio oeste, aquilo ficará um super local, tudo integrado e planejado. Será um grande espaço para eventos e agrupando várias lojas, bares, louges, clubes vips e restaurantes, tour, que se integrarão no dia dia independente de jogos (nem tudo funcionará em dia de não jogos, ms quase tudo).

Vejam as fotos (reais e dos projetos) gerais da nossa arena e reparem o 'clima' do dallas:


div=''>

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Michael Ollyvercell

Ranking: 3.756º

Michael 777 posts

@michael.knight em 19/06/2015 às 22:51

Quando a Arena estava sendo construída, eu ví esta matéria que o próprio Anibal detalhou sobre as mesclas que ele iria fazer na Arena para exibir a velha escola europeia com a americana, e que nossa Arena seria um misto dos 2 porem com uma geometria totalmente diferente de estádio ou domo, o processo que passou para ser construído a Arena, nenhum estádio da copa aqui, chegou a ter tamanho cuidado e trabalho, pois era a Arena do Corinthians que estavam construindo e não de copa, Coutinho é um dos mais respeitados arquitetos brasileiros e reconhecido mundialmente por seus trabalhos que ele sempre inova, os antis podem falar que parece uma impressora, mas tal formato foi para usar a geografia do terreno a favor da torcida e do clube, os 2 vãos suportados por 4 encaixes de (treliça)em cada lado, com mais de 400 toneladas cada uma, mostra o peso monstuoso que tem e foram desenvolvidos em túnel de vento na Alemanha. Já vi várias fotos de vários estádios por dentro, mas a Arena Corinthians depois de concluída e com seu teto panoramico, certamente será uma das mais completas e suntuosas do mundo, ela é simples, mas ao mesmo tempo moderna e também luxuosa, digna de ser elevado ao Status de 5 estrelas por qualquer exigente, Celso virei um fã seu por mostrar sobre nossa Meca, continue assim.

Foto do perfil de Nonatto Moraes

Nonatto 49 posts

@nonatto.moraes em 20/06/2015 às 14:20

Sem bairrismo, falou com propriedade, a Arena Corínthians realmente está muita além das outras no Brasil, é fato, público e notório.

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Rodrigo Pinheiro

Ranking: 3.100º

Rodrigo 988 posts

@rodrigasso em 15/12/2015 às 14:39

A nossa é muito Melhor!

Foto do perfil de Daniel Batista Da Rocha Rocha

Ranking: 2.196º

Daniel 1.458 posts

@danieldbr em 15/12/2015 às 09:41

Aqui no Brasil a nossa muito bem acima de todas ehm

Foto do perfil de Fernando Rodrigues Dos Santos

Fernando 8 posts

@fernandohanz em 08/07/2015 às 15:50

Mas porque não fizeram uma cobertura pra 100% dos asssentos?

Foto do perfil de Carlos Andre Oliveira

Ranking: 5.950º

Carlos 407 posts

@carlos.andre.oliveir em 24/06/2015 às 13:58

Arena Corinthians, Linda D+.

Publicidade

Foto do perfil de Francis Mendes

Ranking: 131º

Francis 12.199 posts

@francis.mendes em 22/06/2015 às 17:33

Sensacional!

Arena Corinthians é show...

Tópicos sempre shows..

Parabéns!

Foto do perfil de Meira .

Ranking: 1.518º

Meira 2.123 posts

@pablo.meira em 22/06/2015 às 14:55

Parabéns, mais uma vez, Celso! Só documentando tudo isso para depois a gente assistir um jogo, participar de um evento ou feira lá e lembrar que acompanhamos desde a terraplanagem até alcançar 100% do projeto! Eu estarei lá e tenho certeza que você também! #VaiCorinthians

Foto do perfil de Felix Cat

Ranking: 1.012º

Felix 3.086 posts

@crazycat em 21/06/2015 às 20:04

Não da pra aceitar que uma das principais desculpas para não ter feito um estádio com capacidade maior foi o custo da manutenção. Tem até a desculpa de que o estádio foi feito para no futuro colocar arquibancadas nos vãos da arena. Mas aí cai por terra a ideia que os vãos foram projetados de propósito tanto para ventilação quanto para a entrada dos raios solares para melhor tratamento do gramado e para regular também a temperatura do estádio. Falando agora sobre a parte arquitetônica do estádio, bem que os setores superior leste e oeste poderiam ser alinhados (caso futuramente seja colocada arquibancadas nos vãos), e também a parte das curvas da arquibancada inferior que poderiam ser arredondadas pra harmonizar com as cadeiras (do jeito que está parece caminho de rato). Sei que não há mais o que mudar (o estádio já esta construido), mas pelo dinheiro que está sendo gasto, bem que nosso estádio poderia ser inspirado nas lindas arenas do Arsenal, Benfica, Manchester C. Etc. Só espero comemorar muitos títulos em nossa nova casa. E que ela traga muita sorte ao nosso Timão. VAI CORINTHIANS!

Foto do perfil de Celso Jadiel

Ranking: 127º

Celso 12.808 posts

@celso.1.primeiro em 21/06/2015 às 17:43