Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Como a ida de Tite ao Arsenal ajuda Corinthians a brigar por Brasileirão

Tópico popular Entenda as regras
Foto do perfil de Lucas

Ranking: 1.253º

Lucas 2.527 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 15/08/2015 às 12:56
Por Lucas Siqueira (@jlsiqueira)

  • Matheus Bacchi e o pai, Tite, durante jogo entre Arsenal e Bayern em 2014

    Matheus Bacchi e o pai, Tite, durante jogo entre Arsenal e Bayern em 2014

Ex-homem forte da Hicks Muse, parceira corintiana na década retrasada, o inglês Dick Law foi o anfitrião na visita de Tite ao Arsenal há cerca de um ano. Aos funcionários do clube em que atualmente trabalha, Law disse que os três anos como comandante corintiano, no contexto do futebol brasileiro, equivaliam aos quase 20 anos de Arsène Wenger por lá.

Contada à Rádio Globo por Tite, a história sobre a visita ao Arsenal ocorreu durante a última temporada e, na avaliação do treinador, é um dos pontos de evolução profissional que foram aplicados no Corinthians, novo líder do Brasileirão. Na sede do clube inglês, ele se impressionou com a riqueza de detalhes na utilização de vídeos. Trata-se de um departamento corintiano que já existia há algum tempo, mas cresceu em importância e qualidade em 2015.

'A gente já usava isso até em 2004, mas o diferencial foi a qualificação e a evolução do trabalho. Temos levado eles para o campo, filmado os treinamentos com a Grua (câmera especializada que foi comprada) e isso nos aumenta as possibilidades', explica Cléber Xavier, auxiliar de Tite há 15 anos.

O fluxo de trabalho da comissão do Corinthians, dessa maneira, mudou. Depois dos jogos, Cléber ou Fábio Carille, também auxiliar, filtram vídeos preparados pelo departamento corintiano com ações individuais que podem ser corrigidas e melhoradas. Os melhores momentos são salvos em um pendrive. A interação é realizada diretamente e empolga alguns jogadores.

Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians
Ao lado de Cléber Xavier na foto, Fernando Lázaro (esq) coordena o CiFut, o centro de inteligência em futebol corintiano

A evolução do lateral Uendel, titular durante boa parte dessa temporada, é atribuída em partes a esse trabalho. Ele é um dos mais interessados em entender o jogo e se aperfeiçoar, sobretudo no posicionamento defensivo. A conduta já valeu elogios públicos de Tite. 'Alguns jogadores têm uma interação maior, mas eles assistem, você está sentado com o atleta e ele está vendo, balançando a cabeça, às vezes discordando. De janeiro pra cá, vejo os atletas mais interessados nisso', conta Cleber.

Matheus Bacchi, filho de Tite e que trabalhou como auxiliar técnico do Caxias no primeiro semestre, explica que o funcionamento no Arsenal é semelhante. Ele acompanhou o pai e serviu de tradutor na Inglaterra. 'Os atletas chegavam ao departamento e perguntavam sobre vídeos dos adversários', testemunha.

'Eles fazem um monitoramento da intensidade dos jogadores com um GPS e tudo isso é decupado por essa equipe e levado ao treinador em um Ipad uma hora após o treinamento', explica Matheus. 'Essa foi uma das situações que vimos e ele almejava utilizar aqui assim que voltasse a trabalhar. Era o próximo passo a ser dado aqui'.

Com todo esse aperfeiçoamento, Tite voltou ao Corinthians por mais três anos de contrato. Apesar de duas eliminações frustrantes, cumpre com a expectativa criada por seu retorno. Para assim, quem sabe, deixar Dick Law e os ingleses do Arsenal ainda mais impressionados.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Rodrigo Souza

Ranking: 2.614º

Rodrigo 1.201 posts

@rodrigo.souza50 em 15/08/2015 às 14:45

Cara é sério... Não adianta argumentar com esses caras aqui do fórum... Para eles o Corinthians tinha que estar hoje com todas as vitórias por 5x0 dentro e fora de casa, com gols de bicicleta do goleiro, e ainda sim estariam reclamando porque não fizemos 6 ou 7...eu quero é saber de acabar o final do ano com a taça... Quem quer ver futebol maravilhoso assiste o Barcelona... Opa não mais né tomou 4 deveria mandar o técnico embora, o messi embora... Ninguém presta...

Foto do perfil de Esdras Santos

Ranking: 1.351º

Esdras 2.356 posts

@esdras.santos1 em 16/08/2015 às 07:55

Bla bla bla guaraní, bla bla bla bla Tite retranqueiro bla bla bla bla cassini melhor que Jadson

Basta o time empatar que vem o mesmo papinho e pelas mesmas pessoas

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Anndersonn Cruz

Ranking: 2.677º

Anndersonn 1.173 posts

@anndersonn em 16/08/2015 às 10:40

Problema do Tite e a teimosia e medo de fazer ou tentar algo novo e sempre as mesma coisa.

Foto do perfil de Bas Corinthians

Ranking: 1.716º

Bas 1.895 posts

@brun0as em 16/08/2015 às 08:28

Arsenal é time grande e ponha Barceloa e PSG(times que se acham grandes) no bolso

Publicidade

Foto do perfil de Laercio Doneda

Ranking: 1.442º

Laercio 2.211 posts

@timao.pr em 15/08/2015 às 13:59

Espero que os resultado (títulos) aparecem, pois o Arsenal não ganha um título de grande importância faz muito tempo.

Foto do perfil de Gabriel Gomes

Ranking: 829º

Gabriel 3.641 posts

@gabrielgomes123 em 15/08/2015 às 13:12

Pode ter ajudado talvez em alguns fundamentos modo europeu. Mas o Arsenal não conquista um campeonato inglês a anos.

Foto do perfil de Luiz Henrique Jonas Nogueira

Ranking: 1.544º

Luiz 2.093 posts

@henriquexdlol em 15/08/2015 às 13:04

E os fanáticos insistem em dizer que o nosso técnico foi pra Europa apenas para tirar fotos, hahaha! Falta de sabedoria em tudo...

Foto do perfil de Luiz Otávio

Ranking: 341º

Luiz 6.878 posts

@negan em 15/08/2015 às 13:03

Realmente o Uendel cresceu muito esse ano...