Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Blog do Menon surpreende

Tópico Épico Entenda as regras
Foto do perfil de Sergio

Sergio 10 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 17/08/2015 às 10:44
Por Sergio Gomes de Souza (@serginhopt)

Não tenho a companhado o UOl ultimamente, mas um amigo compartilhou esse texto do Blog do Menon e gostaria de deixar para todos analisar!

Segue o texto na íntegra:

“Esquema Itaquera” funciona e Timão lidera. Desonestidade “jornalística”

O “esquema Itaquera'' continua a mil. O Galo deu um jeito de perder para a Chapecoense. O São Paulo perdeu para o Goiás em casa. O Palmeiras perdeu três seguidas. Parece que só o Grêmio não está no esquema. Vai ser difícil o Corinthians, que terminou o turno como líder, perder o título.

Título de um bom campeonato e que tem um ano de péssimas arbitragens. Os juízes estão autoritários, expulsam todo mundo e só pensam em aparecer. Talvez assim, justifiquem o ridículo pedido de ganharem direito de arena por fazerem parte do espetáculo.

O nível baixíssimo da arbitragem permite erros e mais erros. Pênalti contra o Goiás não marcado. Pênalti contra o Flamengo não marcado. Gol de Apodi ajeitando a bola com a mão. Foi o que tivemos nesta semana. E sobram as teorias conspiratórias.

Vou dar um exemplo:

1) Vuaden erra e não dá pênalti claro de Uendel pondo a mão na bola.

2) Luiz Flavio acerta e dá pênalti para o Corinthians.

O torcedor comum pode – devido à paixão – fazer ilações. Diz que há um complô para favorecer o Corinthians. Sabe qual o outro motivo que ele tem para falar isso? Não precisa provar nada.

E é aí que entra o mau jornalismo. A panfletagem. O falar por falar. Falar para ter ibope. Se o torcedor comum pode ser passional, o jornalista não pode ser leviano.

Os programas de futebol gastam um tempo enorme com os tais “lances polêmicos''. Pouquíssimo tempo para falar de tática, de técnica, de futebol. Todos querem explicar o resultado pela ótica da arbitragem. E toma apito amigo. Jogam no ar a dúvida. Tão roubando para o Corinthians.

Estão?

Quem? Onde? Quando? Por que? A mando de quem?

Provas, amigos. Coloque repórteres para descobrir, busque indícios, prove.

Seja jornalista.

O torcedor comum, em casa, vê o cara falando. Acredita. Fica repetindo. E vai ameaçar e cobrar outros jornalistas que não fazem isso.

Eu também sou torcedor. Muitas vezes, no sofá de casa ou no estádio, tenho convicção que o jogo foi arranjado, que é muita coincidência a favor de um time ou outro. ESTOU FALANDO DE FORMA GENÉRICA E NÃO DO CORINTHIANS.

Sabe o que eu faço? Sento no computador e escrevo o que é opinativo: esse árbitro errou muito a favor do Time X. É o que eu tenho direito a fazer. Não tenho provas, não falo. Ou melhor, falo na rua. Na hora de escrever, sou honesto com a minha profissão.

Desculpem o desabafo mas já estou cansado de ser ofendido por conta da falta de cuidado e da leviandade de famosos.

Essa história de apito amigo faz muito mal para o jornalismo. E eu gosto mais de jornalismo do que de futebol!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhor resposta

Foto do perfil de Flávio I.

Ranking: 144º

Flávio 11.374 posts

@issao em 17/08/2015 às 11:42

Gostei do texto dele. Acho que é bem por aí.

Depois, querem ver o futebol brasileiro melhor. Só discutem os tais ''lances polêmicos'', como ele disse, pouca discussão tática e técnica, especialmente programas estilo ''conversa de boteco'' como Renata Fan, Milton Neves e por aí vai.

Que os jornalistas também façam algo para contribuir, ao invés de ficar apenas levantando falsas suspeitas e acusações levianas.

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Maria Das Graças

Ranking: 2º

Maria 97.043 posts

@gracinhado.timao em 17/08/2015 às 12:43

Muito interessante.

Foto do perfil de Lipe C

Ranking: 1.413º

Lipe 2.248 posts

@fepaz em 17/08/2015 às 12:42

Normal, isso é algo que tem que ser básico, para uma pessoa honesta e que seja profissional...

Acontece que estamos tão acostumados com esses jornaleiros, que quando um cara vem e fala isso, ele parece um ser de outro mundo...

Essa atitude é o que debato deve acontecer com quem é honesto

Ontem, aquele tal 'capita' do tri mundial do Brasil... Teve uns 5 minutos de descontrole no programa que me chamou e muito a atenção, e não só a mim, como dos colegas de mesa dele também...

Ele simplesmente afirmou que tem esquema para o Corinthians...isso mesmo... Ele afirmou que o campeonato esta no esquema para o nosso clube...

Falou na caruda mesmo, e os caras tipo olharam pra ele... E um até balançou a cabeça...

Foto do perfil de Ronaldo Silva

Ranking: 4.781º

Ronaldo 566 posts

@ronaldo.silva42 em 17/08/2015 às 12:38

O Menon, é um dos poucos que realmente escreve o que é verdade e o que ele vê, escreve sempre de forma jornalística, a análise dos jogos e deixa sua paixão de lado, ele é são paulino, tem credibilidade pela coerência e busca pela notícia, o que todo jornalista deveria fazer, mas alguns comentaristas/blogueiros de futebol, parecem que perderam a paixão pela notícia, comentando sempre com a emoção, colocando a paixão clubística à frente, com supostos esquemas, notícias para atrair cliques...

Ultimamente está difícil dar credibilidade à alguns jornalistas/comentaristas/blogueiros esportivos, parecem que estão na área errada, deveriam ser repórteres de TV FAma e afins.

Porque fazem isso?

Porque onde têm o nome CORINTHIANS, o ibope é absurdo, com isso conseguem contaminar os leitores que estão sempre atrás de motivos de discussão de boteco, aliás no boteco pode esse tipo de discussão, nós torcedores comuns, falamos sempre com a paixão, emoção e defendemos nossa equipe a qualquer custo, ainda mais quando estão tentando nos difamar, mas um jornalista não pode colocar a emoção à frente da notícia, se postar algo terá que comprovar que existe algo para beneficiar A ou B.

A frustração desses jornalistas, o ódio destilado em um teclado, para falar de nosso time, se deve ao fato de que o nosso nascimento foi contra a Elite, a nossa fundação foi para democratizar o futebol, ser jogado pelo povo, pela classe trabalhadora, a rejeição é algo histórico e está no DNA de quem torce contra, hoje o povo e o time do povo se orgulham de sua torcida e time, composta sua maioria pela mesma origem trabalhadora, time que enfrentou a ditadura a favor da democracia, hoje o time do povo tem um estádio que chamamos de nosso e orgulho de todo corintiano, hoje o time do povo é um dos que mais arrecadam dentro do nosso continente (Com uma diretoria muitas vezes amadora), hoje disputamos campeonatos com a quase certeza de que levantaremos o caneco, hoje acabou a piada, ganhamos tudo e estamos anos luz a frente de times elitistas, hoje a frase 'Contra tudo e contra todos', nunca esteve tão atual e sempre fará parte de nossa história.

Essa histeria coletiva não passa de inveja e desespero por ver nosso Corinthians a frente de qualquer concorrente.

Desculpem o longo desabafo, mas não aguento mais ler e ver este tipo de notícia.

Foto do perfil de Carlos Marques

Ranking: 1.608º

Carlos 2.018 posts

@c.marques em 17/08/2015 às 12:27

Acho que isso é o mínimo que um jornalista decente tem que falar.

O Antero Greco, que é palmeirense, também falou algo na mesma linha na ESPN comentando as declarações do Levir depois do jogo contra o Grêmio.

Publicidade

Foto do perfil de Haroldo Junior

Haroldo 8 posts

@haroldo.junior1 em 17/08/2015 às 12:15

Boa.

Foto do perfil de Felipe Checkmat

Ranking: 708º

Felipe 4.144 posts

@felipe.fiel em 17/08/2015 às 12:05

O Milton Neves é um dos 'jornalistas' mais milionários que existem, conseguiu estes muitos milhões falando besteiras, com denuncias falsas, com leviandade... Alguém aqui acha que ele vai mudar? Alguém aqui acha que estes outros que também querem aparecer e ganhar uma grana vão mudar? Enquanto ser babaca for rentável, Milton Neves, Flavio Prado, Mauro Cezar e outros vão continuar sendo babacas.

Foto do perfil de Marcia Maria Fontes

Ranking: 51º

Marcia 1.365 posts

@marfiel em 17/08/2015 às 11:40

Falou o que a Diretoria do Corinthians, deveria falar. Venham a publico e peçam para provarem o que estão falando. Não se calem! Tudo isso já passou dos limites.

O único erro da arbitragem, em nossos jogos, foi o pênalti não dado ao São Paulo, mas o juiz errou contra nós também, ao expulsar o Felipe injustamente.