Lipe C
Esse comentário do Fabio me gerou questionamentos interessantes:
Quantas camisas vendemos para o Exterior em 2012? (aos grandes pesquisadores aqui da galera, tá ai um graaande passatempo!)
Quantas venderemos em 2013? (dados a serem colhidos mais pra frente)
O fato de rolar noticias (materia publicada aqui) de que Pato já tirou fotos com o Manto Sagrado para produzir o novo Institucional da Nike... De sermos Campeões do Mundo com essa tremenda Invasão... E mais outras coisas, são determinantes para impulsionar nossas vendas para o Exterior?
em Bate-Papo da Torcida > Explicando o Contrato Nike + Corinthians = Muito Dinheiro
Em resposta ao tópico:
No contrato entre Corinthians e Nike, o clube ganha dinheiro de quatro formas diferentes. A primeira delas é o que o mercado chama de “patrocínio” e se refere a uma verba anual que é paga em dinheiro. Na proposta orçamentária publicada no site oficial do clube, constam R$ 22 milhões.
A segunda é a de licenciamentos. No caso em questão, a Nike vende uma certa quantidade de produtos do Corinthians, entre todas as peças que compõem o uniforme, e paga royalties ao clube paulista com base nas vendas.
Neste ponto, a parceria entre Nike e Corinthians se diferencia das demais. A prática mais comum no mercado brasileiro é fixar uma garantia mínima. Digamos, hipoteticamente, que fossem R$ 8 milhões. Caso a fabricante venda menos peças do que espera, ela irá pagar essa quantia, não menos. Mas, se vender mais, paga royalties excedentes a esse valor, porém mais baixos.
Os corintianos não têm uma garantia mínima. Na negociação, preferiram pedir royalties mais altos em vez de uma garantia. Normalmente, as fornecedoras pagam royalties de cerca de 4% sobre seu faturamento bruto, antes de terem sido descontados os impostos. No caso do Corinthians, a Nike paga mais de 10% de royalties sobre o seu faturamento líquido, depois de descontados os impostos, o que faz o valor subir, em troca de haver uma garantia.
Este é o detalhe que torna muito menos preciso qualquer valor divulgado na mídia até o momento. O patrocínio, R$ 22 milhões, é certeiro, mas o valor total do contrato pode subir muito mais caso as vendas da Nike também cresçam.
A terceira maneira de ganhar dinheiro do clube é com peças. Fornecedora de materiais esportivos do Corinthians, a Nike se compromete a produzir e mandar para o clube um número pré-determinado de uniformes.
A quarta, outro diferencial da parceria Nike e Corinthians, é uma verba de marketing considerável para que sejam feitas campanhas publicitárias.
Só um Calculo Simples:
Patrocínio R$ 22.000.000,00
Supondo
Corinthians Vende 2.000.000 de Camisas
Igual a aproximadamente R$ 400.000.000,00 x 10%
Igual a R$ 40.000.000,00
Patrocínio R$ 22.000.000,00 + R$ 40.000.000,00 =
R$ 62.000.000,00
Acho que não tem pra ninguém né. #VAICORINTHIANS