Jorge Souza
Correto.
Corinthians é isso tudo mesmo. O canto bando de loucos é praticamente nosso hino da era moderna e dúvido que alguém que não o cante, não se sinta essa louco do bando.
No estádio, no bar, em casa, onde for, a gente não canta por cantar, a gente canta por ti Corinthians!
em Bate-Papo da Torcida > Somos loucos, maloqueiros, fiéis ou sofredores?
Em resposta ao tópico:
Ouvi alguém dizer que a expressão “bando de loucos” se refere apenas a uma fase que o Corinthians está vivendo. Ou seja, é a nossa atual estratégica de marketing, como no passado tínhamos outras e passaram.
Fiquei pensando nisto e tentei responder a esta pergunta: o Corinthians é o clube rei do marketing na América Latina, mas o Corinthians é o time do marketing?
Respondi pra mim mesmo que NÃO.
Ações de marketing podem criar conceitos, ideias, imagens, posturas e reputações do nada. A pessoa pode nunca ter sido algo, mas o marketing tem o poder de fazê-la ser, como se ela sempre fosse.
O Corinthians é totalmente diferente disto.
A nossa história é linda por que mostra a autencidade de um clube que é de uma torcida, e não tem uma torcida.
Esta torcida que faz do clube o que ele é, e ele é a cara dela.
E a nossa torcida é o povo.
Somos chamados de pobres, favelados, desdentados, etc, porque nossa origem é popular. E não temos vergonha disto. Muito pelo contrário, cantamos: “é festa, é festa na favela.”
Chamam-nos de marginais, ladrões e agora até de assassinos, mas não somos nada disto. Somos descolados, sem frescura, da periferia e por isto temos orgulho de cantar: “corintiano, maloqueiro e sofredor, graças a Deus!
Sofredores? Sem dúvida. Por isto nossas vitórias são mais gostosas.
Fiéis? Os mais fiéis. Dai vem a frase: “nunca vou te abandonar”.
E agora, loucos? Sempre fomos e sempre vamos ser os apaixonados mais loucos torcedores do mundo. Nossa nova casa não será apenas um caldeirão, mas vai ser um verdadeiro hospício cheio de loucos pelo nosso Corinthians.
O marketing não fez o Corinthians, o marketing está explorando apenas o que Corinthians já é e sempre foi.
Ao contrário disto, vemos como, por exemplo, outros clubes foram criados:
- O SPFC foi o clube da elite criado pelo governo de São Paulo. Até o seu estádio ele ganhou. O governo da época exigiu que os alunos da rede pública vendem-se rifas para levantar recursos para construção do Panetone. Hoje tentam chamar o clube de “Soberano”. Cola?
- O Flamengo sempre foi um clube regional. Na década de 80, a Rede Globo e a ditadura militar inventaram este time, fazendo proselitismo e lavagem cerebral para angariar torcedores. Hoje tentam chamar a sua torcida de “Magnética”.
- Chamam o Palmeiras de “Campeão do Século”. Kkkkkkkkkkk
O Corinthians não foi criado. O Corinthians nasceu. Não apenas um clube de futebol, porque o Corinthians é uma causa. É o retrato da causa do povo.
Por isto, podemos sempre afirmar com convicção: somos fiéis, maloqueiros, sofredores, loucos e apaixonados.
A música “o Bando de Loucos” não é apenas um coro, mas é um hino da mais fantástica torcida do mundo: a Fiel Torcida Corintiana.
Não vamos permitir que aqueles que sempre nos perseguiram, nos desprezaram e nos denegriram, propaguem a ideia que somos um produto fabricado.
Quando cantamos o hino do Timão com orgulho no final do jogo contra o Boca Jrs, disseram que tudo aquilo era jogada de marketing e soberba. Mas quando assassinaram o garoto Kevin, todos éramos assassinos perigosos.
Não vamos deixar que a fala dos despeitados, soe mais alto do que o grito nobre do povo, da nação alvinegra, do bando de loucos e da Fiel Invasora.
Não somos o time do governo, nem o time da Globo, o clube da corrupção e nem resultado do marketing.
Somos o time do povo, da causa do povo.
Vai Corinthians!
É noís.