Venha fazer parte da KTO
x

Post de FIEL no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

CAra...como é rica a história do CORINTHIANS...que orgulho

em Bate-Papo da Torcida > Corinthians busca hexa onde se tornou o “campeão dos campeões”

Em resposta ao tópico:

Incorporado ao hino composto na década de 1950, por Lauro D’Ávila, o título de “campeão dos campeões” foi obtido pelo Corinthians no mesmo local em que o time vai buscar o hexacampeonato nacional na próxima semana. Foi em São Januário, há 85 anos, em duelo com o Vasco, que o clube mais brasileiro começou a estender suas glórias além do território paulista.

A formação do Parque São Jorge havia vencido o Estadual de 1929, fechando uma campanha 100% da melhor maneira, fazendo 4 a 1 no arquirrival Palestra Itália no Parque Antarctica. A Apea (Associação Paulista de Esportes Atléticos), então, resolveu promover um tira-teima entre a equipe dirigida por Virgílio Montarini e os campeões cariocas.

Tuffy foi tricampeão paulista e chegou à Seleção (foto: acervo/Gazeta Press)
Tuffy foi tricampeão paulista e chegou à Seleção (foto: acervo/Gazeta Press)

Na melhor de três partidas, a terceira não foi necessária. A disputa começou em São Paulo, na casa alvinegra, e teve vitória por 4 a 2 dos anfitriões. Dois gols de Filó, um de De Maria e um de Gambinha deixaram uma goleada desenhada. Baianinho e Russinho marcaram para o Vasco, mas o acarajé com vodca ficou longe de causar indigestão.

Aquele time cruzmaltino era bem diferente do atual, que se arrasta na esperança de permanecer na primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Alcançou o título carioca de 1929 em uma campanha aberta com vitória por 9 a 1 sobre o Bangu e fechada com triunfo por 5 a 0 na decisão com o América. Por isso, mesmo após a derrota no Parque, chegou apontado pela crônica como favorito ao segundo jogo.

E os vascaínos começaram o embate justificando essa condição, balançando a rede de Tuffy duas vezes, com Paschoal e Paes. A partida já se aproximava do final, quando o Corinthians resolveu mostrar sua “fibra de mosqueteiro” – expressão usada pela primeira vez meses antes, em 1929, pelo cronista esportivo Tomás Mazzoni, do jornal A Gazeta. A virada foi buscada com tentos anotados por De Maria, Peres e Gambinha.

“Corinthianos, campeões do Brasil!”, publicou A Gazeta no dia seguinte. “O Corinthians, numa ‘virada’ à paulista, ao faltarem dezoito minutos para terminar o jogo, e estando perdendo por 2 a 0, sobrepuja o Vasco por 3 a 2”, descreveu o jornal, exaltando o “feito que honra sobremodo não somente seu autor mas, com especialidade, o futebol paulista”.

A Gazeta registrou que o Corinthians orgulhou "a tradição do futebol da terra dos bandeirantes" (foto: acervo/Gazeta Press)
A Gazeta registrou que o Corinthians orgulhou “a tradição do futebol da terra dos bandeirantes” (foto: acervo/Gazeta Press)

Futebol paulista que, àquela altura, tinha clara supremacia preta e branca. Campeão estadual em 1928 e 1929, o time do Parque São Jorge fecharia o tri em 1930, invadindo a Vila Belmiro. Antes de festejar na casa do Santos, lotando oito trens de dez vagões, a formação nascida no bairro paulistano do Bom Retiro foi ao Rio de Janeiro mostrar sua fibra.

A equipe que superou o Vasco tinha Tuffy, histórico goleiro que seria enterrado com a camisa do Corinthians. Destacavam-se também os competentes Del Debbio, Filó, Rato e De Maria, que marcariam presença na Lazio dos anos 1930. Filó chegou a conquistar a Copa do Mundo de 1934, defendendo a Itália, antes de retornar à sua casa para vencer o Campeonato Paulista pela terceira vez.

Gambinha, como Love, era contestado e balançava a rede (foto: acervo/Gazeta Press)
Gambinha, como Love, era contestado e balançava a rede (foto: acervo/Gazeta Press)

A qualidade técnica, no entanto, como perceberam os vascaínos, não era a principal característica. Gambinha, autor do gol que fez de seu time o campeão dos campeões, era contestado pelo futebol de pouca habilidade. Reconhecido pela luta dentro de campo, respondia aos críticos com bolas na rede. Uma das 92 caixas que guardou em preto e branco permitiu a festa em São Januário.

“Campeão absoluto que era de São Paulo, o Corinthians torna-se, agora, e de modo eloqüente – derrotando seu adversário em sua própria casa depois de o abater em S. Paulo – campeão brasileiro”, relatou A Gazeta, em 24 de fevereiro de 1930. Quase 86 anos depois, no mesmo palco da histórica virada, com Vagner Love no velho posto de Gambinha, os alvinegros buscam mais uma glória nacional.

FONTE: http://www.gazetaesportiva.net/corinthians/corinthians-busca-hexa-onde-se-tornou-o-campeao-dos-campeoes/

Responder ao post do FIEL

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Tuca

    Em breve camisa 7 e 8 livres, vê se não erra diretoria, as duas maiores camisas do clube...

    Última resposta há 4 minutos por Sammersom Silva

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Dk Martins

    Ufa o Cássio assumiu a culpa pela derrota do Corinthians kk..

    Última resposta há 6 minutos por zzba bazz

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Felipe Xavier

    Segundo análises, Cássio é o segundo pior goleiro na temporada

    Última resposta há 6 minutos por Corinthiano Sofredor

    126respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Corinthiano Sofredor

    Fora Cássio e fora Fagner! Chega de prejudicarem o Corinthians!

    Última resposta há 7 minutos por Bruno Araújo

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Roger Silva

    Gabriel "Pitbull, de volta kkkkkkkkkkkkkkk

    Última resposta há 10 minutos por Frank Castle

    5respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Sazatin

    Bidon é o nome

    Última resposta há 15 minutos por Bruno Araújo

    31respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fábio de Carvalho

    Sobre Garro e demais

    Última resposta há 15 minutos por Vinicius Rebouças

    16respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Joe Smith Doe

    Em relação ao Cássio, não sei vocês

    Última resposta há 18 minutos por Dick Duck

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Dick Duck

    Depois do Banana Andrade, agora temos o Banana Melo?

    Criado em 24 minutos por Dick Duck

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Yuri Andrade

    O Corinthians precisa dar tempo para o Antônio!

    Última resposta há 25 minutos por Fábio de Carvalho

    51respostas

    acessar o tópico