x

Post de Oilson no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Boa análise.

em Bate-Papo da Torcida > Pagando a conta

Em resposta ao tópico:

Vejo gente falando que tem que trazer jogador e depois resolver como paga...

Sim, pagamos uma conta muito maior. Hipotecamos o futuro em troca de algo incerto no presente!

Pagamos a conta, porque no momento de pagar as dívidas, os salários e tudo mais a coisa custa muito mais.

O Corinthians, como toda empresa, tem dívidas. Empresas tem dívidas porque compram equipamentos e pagam em longo prazo, porque recebem insumos e pagam em 30/60 dias e por aí vai. Dívida nem sempre é sinal de má gestão. Num clube de futebol pode ser normal, há dívidas de parcelamento de compra de jogadores, benfeitorias ou compra de equipamentos para o CT, pagamentos de passagens aéreas ou hotéis etc etc etc

O problema é que temos dívidas trabalhistas e dívidas de empréstimos (dos mais variados) para poder quitar contas no curto prazo.

E qual a qualidade do empréstimo?

Como o clube não tem gestão muito transparente, como a dívida só cresce, digamos que nosso limite de crédito com os bancos está esgotado. Como as últimas administrações fizeram pra buscar dinheiro? Apelaram a agiotas, ops, empresários.

Já vimos Carlos Leite emprestar dinheiro para o Timão, e vemos Fernando Garcia fazer essa 'benesse'. O problema é o custo da coisa! O cara não empresta, ele usa do momento delicado do clube para tomar conta dos melhores investimentos, ou seja, dos melhores atletas da base. Lembro do Matheus Pereira e do Malcom, quando o Timão praticamente se desfez de suas participações nos 2 atletas mais promissores da base para receber R$3 milhões e poder pagar salários do mês. Isso não faz muito tempo, gestão Mario Gobbi. Em 2 anos vimos que só na venda do Malcom o Sr. Fernando Garcia (aquele que elega ter prejuízo) fez um lucro obsceno. Se fosse um empréstimo (onde os direitos do atleta fossem as garantias) e ele tivesse tido tal lucro desse tamanho, a operação seria um crime, pior que agiotagem!

Pior é que atletas se deixam envolver nessa. O atleta sai antes da hora, atrasa sua formação, pode perder a carreira toda, pode não atingir seu potencial total, pode ir jogar em locais que nem lhe trarão felicidade.

Enfim, enquanto ficar essa fixação no agora, nunca usaremos nosso potencial para nos destacarmos no futuro! Precisa trabalhar dentro da realidade, gerar sobra de caixa, fazer investimentos nos atletas que não são 100% do clube (como foi feito agora com o Felipe) e pavimentar o futuro. Dá para ser pés-no-chão e ser competitivo. Não dá para montar um esquadrão, mas é possível ter um dos melhores elencos do país (não precisa ser o melhor), e já temos o melhor estádio, o melhor técnico e a melhor estrutura de ciência do esporte e de CT. Isso faz a diferença! E quando a 'cozinha' estiver arrumada, aí sim poderemos ter também o melhor elenco com folgas!

Responder ao post do Oilson

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de +1 no Bando

    Depois da copa a Holanda vai vir para o Corinthians

    Última resposta há 13 segundos por Diego Coppola

    17respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Magister da Grécia

    José martinez

    Última resposta há 17 segundos por RC Timão

    9respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Thalyson Moura

    Já repararam que todo mundo rouba o Corinthians mas ninguém vai preso?

    Última resposta há 18 segundos por Juarez Augusto

    7respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Aislan Jair Pinapho

    José Martinez - Errei. Fui Moleque

    Última resposta há 1 minuto por Yuri Douglas

    18respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de André Luiz Borges dos Santos

    Economia anual de 400 milhões

    Última resposta há 1 minuto por Alexandro de Jesus

    47respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Jonathan Natan

    ENQUETE: Uma decisão de Libertadores, 1 vaga para centroavante, qual desses craques vocês escolhem?

    Última resposta há 2 minutos por Cleder Rogerio Maximo

    2votos

    acessar o tópico
  • Avatar de Marcelo Naka

    Felix Torres, titular no Equador!

    Última resposta há 2 minutos por Leonardo Godoi

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Lucas Moura

    Uma impressão minha, sem qualquer respaldo, sobre os futebolistas atuais

    Última resposta há 2 minutos por Vulgo_ ETvaldo

    19respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Edison Santiago

    O que a múmia tá esperando? Assina logo a Safiel!

    Última resposta há 2 minutos por Vapor de Chuveiro

    14respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Bruno Soares

    Se o Yuri sair...

    Última resposta há 2 minutos por Maloqueiro Sofredor

    9respostas

    acessar o tópico