Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Já pensaram que estamos com a possibilidade de acabar com o primeiro volante?

Tópico popular Entenda as regras
Foto do perfil de Thélio

Ranking: 5.169º

Thélio 506 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 03/03/2016 às 16:16
Por Thélio Caudinski (@thelio.caudinski1)

Ontem vendo o jogo pensei nisso. Poucos times do mundo utilizam o primeiro volante, e quando falo poucos, falo dos grandes que apresentam bom futebol. Kroos é primeiro volante? Xabi Alonso? Khedira? Busquets? São identificados como, mas eu desacredito.

Todos estes tem passe, finalização e avançam muito bem, as vezes estão posicionados, no jogo, como meias atacantes. Nenhum dos que citei ficam presos lá atrás como cachorros, como lembrava nosso Ralf.

Pois a marcação no futebol hoje é em bloco, como fomos marcados ontem, quando o Uendel, por exemplo, pegava na bola, vinham TRÊS marcando ele. Fechava o ponta nele, o meia e o volante, as vezes saia o meia e entrava o lateral para sufocar.

O Corinthians é parecido: O centro-avante dá o primeiro combate, sai o volante pra aumentar a pressão, e depois fecha um triangulo para onde a bola está, acabando com a possibilidade de passe.

E atuação do Rodriguinho ontem, dando o primeiro passe, e curto, como observou o PVC, é interessante. Afinal, quem deveria fazer isso era o BH, mas por sabe se lá não fez.

Isso me faz pensar, porque não tentar o Rodriguinho de suposto primeiro volante e o Elias na posição que já é dele?

Sim, nada de volante brucutu. Até o Willians que entrou muito bem, se for o caso de aumentar o o poder de desarme, mas sem perder a qualidade de bola. Ocupando o espaço e só.

Creio que o Tite poderia pensar nisso futuramente.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhor resposta

Foto do perfil de Hermes Ariani

Ranking: 4.541º

Hermes 605 posts

@hermes.ariani em 03/03/2016 às 16:47

Olha eu presto muita atenção nesta parte tática e nunca pensei nesta hipótese, mas porque não? Mas teria de preparar melhor o Rodriguinho e todos os outros no entorno como você citou o exemplo do Santa Fé, fico pensando que teria de treinar muito porque o Rodriguinho não tem força física e tem jogos que seria muito difícil, ontem foi um bom exemplo, o Bruno Henrique não estava bem e perdia algumas divididas e ele é mais forte que Rodriguinho.

Já o Williams seria perfeito pra essa função porque desde o ano passado ele já vinha jogando mais avançado no Cruzeiro com o Mano e sabe sair jogando ao contrario do que a maioria pensava inclusive eu antes de ver no estádio ele jogando e marca muito forte, ontem ele cometeu um erro e ganhou de volta a bola na marra(força).

Então hoje antes de Rodriguinho eu tentaria o Williams primeiro.

Mas pense que mesmo com um volante tipo Ralf já é um avanço em termos de Brasil pois eu tem uma maioria de times que usa 2 ou até 3 volantes ainda.

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Gustavo Igor Fifres Soares

Ranking: 175º

Gustavo 10.307 posts

@gustavo.igor.fifres. em 03/03/2016 às 18:47

Acho válida a proposta, mas vai depender de como vai ficar o balanço defensivo, ano passado o time engrenou mesmo foi quando o Ralf voltou, não podemos deixar a zaga exposta e tem que também ver se isso funciona em uma Libertadores, que é bem diferente de uma champions

Foto do perfil de Felipe De Moraes

Ranking: 95º

Felipe 14.853 posts

@felipemoraes em 03/03/2016 às 17:59

Futebol de hoje muito mais que marcação, é ocupação de espaço.

Só volantes ou só meia atacantes estão com os dias contados.

Hoje é se referir a jogadores como Paul Pogba, Toni Kroos e Rakitic, como verdadeiros meio campistas. Jogadores que fazem funções defensivas e ofensivas com extrema competência e qualidade.

Se todos marcam, você precisa de um meio campo onde todos tenham qualidade com a bola no pé.

Quem tem esse jogador, sairá na frente principalmente num futebol atrasado taticamente como o brasileiro.

Ai que estamos na frente dos outros times, temos um sistema tático sólido e vejo o Tite querendo esse tipo de qualidade jogando apenas com meio campistas.

Foto do perfil de Anisio Molim

Ranking: 141º

Anisio 11.499 posts

@amoamolim em 03/03/2016 às 17:58

Esse negócio de volantes quem fala ainda nessas figuras são os países de futebol atrasado, por exemplo o Brasil. Onde comentaristas, técnicos, jogadores e dirigentes (esses então nem sabe pra que serve um volante, quanto mais um meio campista), ainda insistem nessa nomenclatura, que por preceito é um tremendo equívoco, porque volante é uma coisa que se move, daí já cai por terra essa coisa de chamar meio campistas de volante. Seja ele primeiro, segundo, terceiro e coisas que aqui se falam. No futebol atual todos defende e todos atacam, Até goleiro saem da área para tentar um empate, uma vitória obrigatória.

Hoje os times tem meios-campistas que tanto faz exercer a função do dez como a do 5, todos eles têm que saber jogar nessa faixa do campo que representa 60/70% dele. Se não souber, não é meio campista.

E no meu time eu não teria 'meio-campista de destruição' por exemplo. Ou sabe defender e atacar, ou vai procurar outra profissão, pois essa não serve mais nos dias de hoje.

BiroBiro, jogava no meio campo, nas laterais, no ponta de lança (meia atacante), no ataque, na bequeira e assim foi o tempo todo que vestiu o manto. Rincon a mesma coisa. E posso citar aqui um monte de jogadores nº 5 que faziam essas coisas, de nossos adversários inclusive.

Portanto, essa coisa que jogador de meio campo que somente faz a parede da bequeira, isso sempre foi coisa de treinadores que montavam seus times na retranca. Os times do sul tinham essas características, brigavam por uma bola, desde o tempo do capitão froner, que foi referência do felixão, e demais sulistas assim como roth, mano e Tite.

Treinava o time como um militarista que era. Quem deu mais frescor à metodos de treinamento mais claros com mais lucidez tática e técnica, nos times do sul foi o Rubens Minelli quando esteve no Internacional 1975/77 e Ênio Andrade quando esteve no Grêmio 1981/83, quando tirou o ranço militarista do time. Só que depois voltaram os froner revestidos de felixão, roth, mano, Tite (esse hoje um pouco mais reciclado, em conceitos de futebol, graças a deus, levantemos as mãos para o céu, está faltando somente rever algumas teimosias).

Cansei de ver 'volantes' adversários fazendo o diabo em nossas defesas.

Foto do perfil de Kraken

Ranking: 4.745º

Kraken 573 posts

@flossieff em 03/03/2016 às 17:39

E por que não o Cristian? Cristian joga igual o Ralf jogava e muito mais que o Bruno Henrique. Não entendo porque ele está afastado e não tem nenhuma chance.

Publicidade

Foto do perfil de Jefferson Maceno Assis Da Paz

Ranking: 1.796º

Jefferson 1.818 posts

@jefferson.maceno.ass em 03/03/2016 às 17:04

Um aspecto que isso merece uma análise.

Foto do perfil de Rafael Guarda

Ranking: 2.028º

Rafael 1.616 posts

@rafael.guarda Apoiador em 03/03/2016 às 17:02

Eu colocaria o Willians nesse time. Mas essa de não ter um primeiro volante não é novidade nem no Corinthians.

O Timão de 1999 tinha Vampeta e Rincon.

Foto do perfil de Pablo Corinthians

Ranking: 6.659º

Pablo 344 posts

@pablito.timao em 03/03/2016 às 16:59

No Brasil pode ser, lá fora a seleção da Alemanha, Espanha, o Barça, Bayern... Fazem faz tempo

Foto do perfil de Oilson Amorim Dos Reis

Ranking: 1º

Oilson 106.226 posts

@reyes em 03/03/2016 às 16:54

Um aspecto que merece uma melhor análise.