Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Um novo Corinthians! Análise tática

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Sergio

Sergio 163 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 27/05/2016 às 03:12
Por Sergio Luiz (@sergio.luiz9)

Um novo Corinthians! Análise tática.

Sem se prender a André, ao 4-1-4-1 e à falta de movimentação do time nos últimos jogos, Tite pode ter achado a escalação ideal do atual Corinthians a partir de Cristian – quem diria? –, Bruno Henrique e Guilherme. Antes contestados, os três foram muito bem em suas novas funções. Tudo foi uma questão de rearranjar esse elenco em campo.

Nova formação do Corinthians tem Cristian e Bruno Henrique em linha; saída de bola melhora contra a Ponte Preta.

O primeiro minuto de jogo deixou clara a ideia do novo 4-2-3-1 proposto por Tite. Cristian e Bruno Henrique em linha, à frente dos zagueiros, trocam passes e iniciam as jogadas para Marquinhos Gabriel, Giovanni Augusto e Guilherme, que jogam avançados. Neste contexto, Bruno tem liberdade para avançar, infiltrar e tentar finalizações a gol – função de Elias, que hoje está na seleção brasileira.

Na hora de se defender, o posicionamento passa a ser quase de um 4-4-2, com Marquinhos e Giovanni se alinhando a Cristian e Bruno. À frente, Luciano e Guilherme se movimentam e pressionam quem está com a bola. A Ponte não teve sossego em boa parte do jogo.

A nova formação também é mais veloz e triangula mais. Quando o trio de meias se entende, fica difícil parar um ataque alvinegro. Marquinhos Gabriel é o mais agudo, com o drible. Assim ele fez a jogada do primeiro gol, marcado por Kadu, contra, e assim ele sofreu um pênalti do mesmo Kadu, ignorado pelo árbitro Elmo Cunha.

Com mais volume de jogo, as chances aumentam. Foram 13 finalizações, dez delas na direção do gol. Bruno Henrique contribuiu com o número a partir do momento em que teve liberdade para ser o 'novo Elias'. Antes do golaço marcado em rebote da defesa da Ponte, ele mostrou bom posicionamento na área em outros lances. Bruno passa a ser opção de finalização de média e longa distância, algo que o Corinthians não vinha apresentando em 2016.

A liberação de Bruno só é possível porque Cristian recuperou a boa forma física e passou no teste em seu primeiro jogo como titular na temporada. Ele é bem mais acostumado à função do primeiro volante, que se posiciona, corta linhas de passes do adversário e tem boa noção de cobertura. O Timão teve 29 desarmes certos, contra 15 da Ponte.

Nesse novo esquema, com mais um volante, os laterais são ainda mais importantes no apoio. Uendel mostrou isso no gol que fez sobre o Vitória, domingo passado. Contra a Ponte, Fagner foi muito acionado. No gol de Guilherme, o terceiro da goleada, ele vê o meio livre porque Marquinhos Gabriel lhe abre espaço. O lateral, então, encontra o companheiro sozinho na entrada da área. A qualidade de Guilherme foi responsável pelo golaço.
Há muito a ser ajustado, claro. Marlone, no segundo tempo, mostrou que pode ser opção a jogos mais amarrados. A defesa, com Felipe e Vilson, correu poucos riscos. Para um primeiro teste, o resultado e o desempenho são satisfatórios.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Van Basten Holanda

Ranking: 3.404º

Van 885 posts

@vanbastenholanda em 27/05/2016 às 08:43

Não dá uma de Tite não. Deixa que os adversários descubra como joga, senão logo fica manjado! Kkkkk

Foto do perfil de Cell Bioandroide

Ranking: 612º

Cell 4.671 posts

@fabio.b1 em 27/05/2016 às 07:08

Creio que Maycon e até mesmo o Camacho renderia muito mais que o BH nessa função, pois sabem marca e são de longe mais técnicos, além disso, quero muito vê um quarteto formado por M.Gabriel aberto por um lado, Marlone do outro, G.Augusto pelo meio e Guilherme mais a frente...

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Schwamm Fett

Ranking: 1.460º

Schwamm 2.191 posts

@kim.zagari em 28/05/2016 às 03:02

Preocupação é quando o Elias voltar...Pq o Cristian NÃO DA CONTA de ser o cão de guarda sozinho, tem muita técnica mais é extremamente lento...Para esse esquema funcionar, precisamos de alguém pra ajudar ele na marcação, pois o Elias não marca uma alma a anos...Acho que a vaa deveria ficar entre B.Henrique (se continuar melhorando) ou Camacho...Elias só se voltar com a cabeça no Corinthians...

Foto do perfil de Renan Corinthians

Ranking: 157º

Renan 10.939 posts

@gandalf1910 em 28/05/2016 às 02:52

Foi outro time, até a postuta coletiva mudou. O primeiro tempo contra o vitória foi excelente. Pena que o treinador demorou demais para ver o óbvio. Mas antes tarde do que nunca, temos dois campeonatos inteiros pela frente

Foto do perfil de José De Paulo Teofilo Junior

Ranking: 1.987º

José 1.643 posts

@jrteofilo em 27/05/2016 às 23:01

´Bruno Henrique na sua posição de origem é ótimo. Vocês verão que será um dos destaques desse time. Se não, o Camacho tá ai fazendo sombra

Foto do perfil de Andrei Da Silva Seixas

Ranking: 1.760º

Andrei 1.855 posts

@andrei.da.silva.seix em 27/05/2016 às 22:22

Análise perfeita amigo!

Publicidade

Foto do perfil de Cesar Magalhães

Ranking: 35º

Cesar 25.656 posts

@caesar1977 em 27/05/2016 às 20:32

Desculpe.

Falar disso aqui onde só há burlão não adianta.

O time co tinha sendo ajustado.

E normal.Mas os mimadinhos.da Infiel.de hoje é só.empatar com o Real.Madrid.q vão ofender até a última geração de Tite.

A Fiel não existe mais.

Só raros torcedores conscientes que amar ao clube não pode ser amar vitórias na marra.

Torcida da pior que já conheci...só modinha e coxinha.sem amor só odio

Foto do perfil de Mario Lusvarghi Neto

Ranking: 7.976º

Mario 252 posts

@mario.lusvarghi.neto em 27/05/2016 às 19:40

Ainda acho que pode testar Marlone no lugar de André/Luciano, testar time sem centroavante fica mais rápido e imprevisível

Foto do perfil de André Santos

Ranking: 3.611º

André 821 posts

@andre.santos49 em 27/05/2016 às 19:33

Poe a fonte GE ai pelo menos kkkkk

Foto do perfil de Joao Aroldo

Ranking: 677º

Joao 4.299 posts

@joaoaroldo em 27/05/2016 às 14:29

A verdade é que a saída do balada deu outra cara ao time, ficou muito mais competitivo e difícil de ser marcado!