Venha fazer parte da KTO
x

Post de Reginaldo no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Palmeiras é um dos times que precisa inventar títulos que não existe pra se sentir superior

em Bate-Papo da Torcida > Para CBF torneios anteriores à 1971 não são Campeoantos Brasileiros

Em resposta ao tópico:


Saudações corintianas!

Com a definição do campeão brasileiro de 2016, voltamos à questão absurda que um dossiê realizado por um escritor e jornalista santista proporcionou ao já desmoralizado futebol brasileiro. Nos anos de 2010 o Fluminense iniciou esta anomalia na contagem dos títulos nacionais, hoje é a Eterna Chacota sem Mundial que proporciona mais um ridículo papel ao futebol tupiniquim se auto denominando 'Enea'.

Em 2010 lembro-me muito bem o que diziam os anticorintianos.

Porém vimos que o 'esquema 2010' (dos amigos Andrés Sanchez e Ricardo Teixeira), não foi para o Corinthians ser campeão brasileiro no centenário. O esquema bom, foi transformar bicampeões e tetracampeões brasileiros em Octocampeões. Procurei acessar o blog do escritor do dossiê aceito pela CBF. Logo depois descobri que o tal 'dossiê' foi pago sob encomenda do presidente santista Marcelo Teixeira o que certamente coloca a lisura do dossiê sob suspeita. Ainda mais tendo entre os 'avalistas' o apoio de João Havelange que foi nada mais nada menos do que o criador dos 'campeonatos brasileiros' anteriores à 1971, assim como, posteriormente a este mesmo ano.

Será que o dossiê ajuda a esclarecer situações como por exemplo, porque existem dois campeões brasileiros diferentes em 1968?, que por sinal nesta edição os lambaris e a porcada abandonaram 'o torneio nacional mais importante da época' sendo derrotados por W.O.

O tal dossiê explica porque existe uma distorção bizarra de considerar a porcada bicampeã brasileira no mesmo ano?. Ano este o de 1967, no qual, o Atlético Mineiro eliminou o Botafogo nas quartas-de-final da Taça Brasil de 1967, em uma disputa de cara-ou-coroa.

Os Chorolados até hoje dizem torcer para o único campeão brasileiro invicto. Certamente o dossiê ajudará a corrigir este erro, assim como, dizer que o Inter, Cruzeiro e Flamengo não são mais os únicos que disputaram todas as edições no campeonato brasileiro.

Não participaram do campeonato brasileiro de 1961 o Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo. Porque?. Haviam sido rebaixados?. As edições dos 'campeonatos brasileiros' anteriores à 1971 possuíam rebaixamentos. Quais foram os rebaixados?.

Essa o dossiê passou longe de explicar.

Corinthians e São Paulo, dois clubes grandes do futebol brasileiro, nunca chegaram a disputar a Taça Brasil porque também estavam rebaixados?. Ah... Era um torneio que reunia as equipes campeãs estaduais do Brasil. O que comprova mais uma vez a distorção da tal unificação.

Será que os cardeais do jornalismo esportivo foram tão negligentes e agora por achismos e desrespeito à história do futebol brasileiro dizem que o reconhecimento proporcionado pela equiparação foi uma jogada política?. Claro que não.

Será que a revista “Placar” ignorara a história do futebol brasileiro antes de 1970?. Claro que não.

Será que esse “esquecimento” se deveu a uma falha geral, dos dirigentes do futebol, das federações, dos clubes e da imprensa, na qual a revista Placar se inclui?.

Será culpa do governo militar?.

Sim porque foi isso que o autor do dossiê sugeriu.

Mas que eu saiba a ditadura poderia ter tentado reescrever várias outras atrocidades.

Por que então escolheu apenas modificar a história do futebol?

Sei que a ditadura cometeu toda sorte de barbaridade, mas não a de reescrever a história.

Para mim isso de reinventar e reescrever a história é coisa de ficção como no livro “1984” do escritor e jornalista George Orwell, onde neste livro em certo ponto, a própria história do mundo é 'alterada', através de modificações das notícias antigas dos jornais.

O protagonista tinha como função falsificar registros históricos, a fim de moldar o passado à luz dos interesses do presente tirânico.

Será que o criador do dossiê Sr. Odir Cunha conhece esse livro?.

O dossiê tem como obrigação possuir também esclarecimentos do porque o Torneio Roberto Gomes Pedrosa (Taça de Prata), tem o mesmo nome do torneio Rio-São Paulo?. Fica a impressão que nos anos de 1967,1968,1969,1970 estes campeonatos tinham valor interestadual e não nacional como o verdadeiro Campeonato Brasileiro que surgiu em 1971.

Até mesmo porque quem organizava a competição eram as federações paulista e carioca, assim como no ano de 1967 organizado somente pela FPF conforme imagem do boletim anual da CBD.

Realmente é no mínimo questionável um dossiê pago para um santista por um presidente santista e que foi avalizado pela CBF de João Havelange, Ricardo Teixeira, José Maria Marin e Marco Polo Del Nero.

A própria CBF comprova a politicagem de 2010 como sendo foi uma artimanha política do Ricardo Teixeira para desviar o foco, pois estava sendo investigado e denunciado pela BBC de Londres (que perdeu para o Brasil na escolha das sedes das Copas) um esquema de corrupção envolvendo a escolha de sedes para a Copa do Mundo e coloca o presidente da CBF, o brasileiro Ricardo Teixeira, entre os envolvidos.

https://mais.uol.com.br/view/pdlcfx539y51/bbc-envolve-ricardo-teixeira-em-denuncia-de-corrupcao-04020D1A346CC0B11326?types=A UOL Mais > BBC envolve Ricardo Teixeira em denúncia de corrupção UOL Mais > BBC envolve Ricardo Teixeira em denúncia de corrupção A BBC de Londres, em episódio do programa jornalístico Panorama, entitulado 'FIFA: Football'a Shame?', denuncia um esquema de corrupção envolvendo a escolha... mais.uol.com.br

No fim, a imagem no início do post resume bem o como foi ridículo equiparar Taça Brasil e Robertão (Rio-SP ampliado) como Campeonatos Brasileiros.

Até mesmo porque a CBF unificou os torneios do dossiê mas não os menciona como brasileiros apenas os equiparou. A CBF antes de 71 continua referindo-se aos torneios como Robertão (Taça de Prata) e Taça Brasil.

Que bom que nós corintianos podemos dizer que somos Deca no campo, com a Supercopa de 1991 no campo, Hexacampeões brasileiros no campo e Tricampeões da Copa do Brasil no campo.

VAI CORINTHIANS!

Responder ao post do Reginaldo

Réplicas desse post

Foto do perfil de Lucas

Lucas 3.997 posts

@lucascorintiano em 29/11/2016 às 08:35

Porque que te negativaram? Estranho...

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Nando Ferreira

    Vaidebet

    Última resposta há 2 segundos por Guilherme Dutra

    8respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Pedro Machado

    Dr Sócrates

    Última resposta há 10 segundos por Daninho Ramone

    41respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Érik Januário da Silva

    A mentira dentro do faturamento de 2023...bota aí meu panao

    Última resposta há 25 segundos por José Roberto

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Yuri Andrade

    Raniele e Félix Torres!

    Última resposta há 29 segundos por Lázaro Luiz Ribeiro

    20respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Corinthian Casuals

    Isso sim é profissionalismo (ERNEST & YOUNG)

    Última resposta há 34 segundos por Rafael Amorim

    45respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Jose Renato Ribeiro

    Fanfic do Fagner

    Última resposta há 36 segundos por REGINALDO GUEDES DE MEDEIROS

    28respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Rodras X

    Torcedor do Corinthians critica imediatismo contra o António Oliveira

    Última resposta há 41 segundos por José Roberto

    208respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Guilherme Bonato

    Palacios será um marco na temporada!

    Última resposta há 47 segundos por Guilherme Bonato

    37respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Daniel Santos Fernandes

    É interessante realmente não ter sofrido finalização de Hulk e Paulinho

    Última resposta há 51 segundos por Anderson Dimarccione

    82respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Thiago Suspenso Romero

    Acabou a farra

    Última resposta há 53 segundos por REGINALDO GUEDES DE MEDEIROS

    11respostas

    acessar o tópico