Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Analise do setorista Gabriel Carneiro do Lance do 1º treino tecnico/tatico 4-1-4-1 de Carille

Tópico Épico Entenda as regras
Foto do perfil de Duga

Ranking: 192º

Duga 9.790 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 14/01/2017 às 22:32
Por Duga Shimizu (@duguinha2shae)

http://www.lance.com.br/corinthians/lousa-campo-gabriel-como-peca-chave-timao-tatica.html Lousa em campo, 4-1-4-1 e Gabriel como peça-chave: o Timão na tática | LANCE! Aqui o usuário é direcionado para a home do LANCE, onde estão as principais notícias do dia. lance.com.br

Lousa em campo, 4-1-4-1 e Gabriel como peça-chave: o Timão na tática

Primeiro treinamento técnico com bola comandado por Fabio Carille já exibe conceitos que devem ser aplicados no Corinthians ao longo da temporada; Reforço terá papel importante



Gabriel Carneiro 14/01/2017 20:53 São Paulo (SP)

Esquema muito utilizado e difundido do futebol mundial nos últimos anos, o 4-1-4-1 vai dar cara ao Corinthians de 2017. Ao menos foi isso que indicou o técnico Fabio Carille no primeiro treinamento técnico com bola realizado na temporada, neste sábado, no CT Joaquim Grava. Aprendiz de Tite, treinador de quem foi assistente por quatro temporadas, Carille tem princípios de trabalho bem semelhantes aos que são aplicados pelo atual comandante da Seleção Brasileira. Um destes princípios é não 'esconder o ouro', e a grande prova é a utilização de uma lousa na atividade em campo, sem preocupações em relação à divulgação de imagens de seu esquema tático. Os treinos sendo fechados ou abertos, o que realmente importa é a qualidade do trabalho. E isso faltou em 2016.

Os sinais apresentados até aqui são positivos neste sentido. Carille dirigiu um treino técnico de cerca de 40 minutos de duração, dividido em dois tempos. Sob sol forte, divisão de titulares ou reservas e uma atividade em espaço reduzido. Mesmo com os jogadores ainda abaixo da plenitude física, já foi possível notar conceitos de jogo: reação rápida às perdas de bola, ocupação de espaços, aproximação para triangular quando alguém recebe a bola (especialmente algum dos pontas), passes agudos para quebrar linhas de marcação e busca por profundidade a todo momento.

A impressão mais clara deste primeiro dia de trabalhos efetivos é que o recém-contratado Gabriel terá função preponderante na proposta de jogo. Achar o primeiro homem deste 4-1-4-1 é algo que o Timão não consegue desde a saída de Ralf. Gabriel é candidato forte, e suas características correspondem às expectativas: tem o passe qualificado e sabe se movimentar em campo mesmo sem a posse de bola.

Gabriel preenche espaços, compensa saídas da linha logo atrás de si e usa sua boa velocidade para bloquear a troca de passes do adversário. É uma função complexa que o Corinthians não achou solução no ano passado, com Bruno Henrique, Willians, Cristian e Camacho. A falta de imposição física pode causar algum susto, já que Gabriel tem apenas 1,71m e 66 kg, mas este não é necessariamente um pré-requisito para a função.

Fabio Carille exibiu o que esperava de sua equipe na preleção e também no gramado, por meio de um quadro que indicava posicionamentos, com a primeira linha de quatro bem adiantada (Fagner, Pedro Henrique, Balbuena e Moisés), dois centrais (Gabriel e Jô), dois meias (Camacho e Rodriguinho) e dois pontas (Giovanni Augusto e Marlone). É ainda mais valoroso notar que os reservas trabalharam boa parte do tempo alternando o 4-1-4-1 e o 4-2-3-1, que é outro esquema do qual Carille gosta.

No time reserva, Cristian foi volante e meia, ora auxiliando Paulo Roberto à frente do trio de meias, ora participando da ação ofensiva. Kazim e Guilherme, à frente, também inverteram posicionamento. O turco, aliás, questionou Carille diversas vezes a respeito de suas funções em campo e trabalhou como ponta, meia e centroavante. Ele deu assistência para um gol do time reserva e mostrou muito interesse em apreender os conceitos do novo treinador.

* Kazim e Paulo Roberto ainda não têm numeração definida

O ano está só começando, é cedo para tomar conclusões. Mas as preocupações de Fabio Carille com o trabalho tático são saudáveis e promissoras para o Corinthians.

[OPINIAO]

Dos setoristas que cobrem o Corinthians, Gabriel Carneiro(Lance) e André Ranieri(J.Pan) são um dos poucos com conteudo para avaliar os treinos diarios, movimentacao coletiva principalmente nos treinos tecnicos/taticos e boa leitura ao comentar os jogos do Corinthians

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Sidney Gabriel

Ranking: 106º

Sidney 13.976 posts

@juniorgabriel em 14/01/2017 às 22:37

Cadê a merda do Romero? Será que ela já saiu e eu não tinha essa boa informação? Kkkk

Foto do perfil de Rafa Gomes

Ranking: 3.329º

Rafa 911 posts

@rafael.gomes31 em 14/01/2017 às 22:48

Gostei muito de toda explicação.

Material bem elaborado.

Parabéns!

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Rômulo Pereira Frazão

Ranking: 8.984º

Rômulo 204 posts

@romulo.pereira.fraza em 15/01/2017 às 00:51

Só de ver o time titular sem Romero, Luca e Cristian, já dá um alívio.

Foto do perfil de Anderson Silva Barreto

Ranking: 808º

Anderson 3.712 posts

@anderson.silva.barre em 15/01/2017 às 00:49

De tudo ai só discordo do Bruno Henrique, quando voltou a jogar o que podia dominou a função

Foto do perfil de Heberson Amorim Pereira

Ranking: 6.729º

Heberson 335 posts

@heber em 15/01/2017 às 00:43

Taticamente o Carille e bom aprendeu com o melhor acho que o poblema dele e na parte de lidar com os atletas ser um líder saber motivar e tal...

Foto do perfil de Bruno Saito

Ranking: 413º

Bruno 6.146 posts

@brunosaito em 15/01/2017 às 00:09

Bom, que aproveitem essa pré-temporada pra deixar o time ao menos com a base pra ir se desenvolvendo ao longo do Paulistão!

Ainda vão entrar nos titulares, com certeza, o Pablo, talvez o Fellipe Bastos, precisamos ver na prática como ele se sai. Jadson e Drogba vou nem citar ainda.

Publicidade

Foto do perfil de Joel Lima

Joel 70 posts

@joel.lima em 14/01/2017 às 23:59

Romero virou gandula? Tenho um amém?

Foto do perfil de Ivan Stark

Ranking: 5.135º

Ivan 510 posts

@ivam.moraes em 14/01/2017 às 23:34

Quem disse que o Romero não participou?

Olha o mito ali de coleto laranja.

Foto do perfil de Brupiuski 777

Ranking: 2.427º

Brupiuski 1.298 posts

@bruno.lima66 em 14/01/2017 às 23:20

Parece que Romero canelada desespero não jogou nem no time reserva lakkkakakakak

Tomare que ele não jogue nehuma partida, esse ameba tem que ser vendido ou emprestado

Foto do perfil de Valdecir Dos Santos Silva

Ranking: 364º

Valdecir 6.548 posts

@valdecir.dos.santos. em 14/01/2017 às 23:05

Ele Gabriel será fundamental mesmo além do mais joga muita bola