Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Análise detalhada - Jô, Pratto, Borja e Ricardo Oliveira

Tópico popular Entenda as regras
Foto do perfil de Bruno

Ranking: 9.103º

Bruno 201 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 11/02/2017 às 10:39
Por Bruno Cappi (@bruno.cappi)

Fala, galera. Dando uma olhada no Face ontem, vi uma certa página desprovida de mundial e cópia do nosso menino mil grau - vocês já devem ter sacado - fazendo um post com o título 'cada um tem o centroavante que merece', em que enobrece o trio Borja, Pratto e Ricardo Oliveira e ridiculariza nosso atacante Jô. Na hora eu achei um absurdo, e então decidi pesquisar melhor para trazer pra vocês uma análise um pouco mais detalhada para muní-los de argumentos quando se depararem com esse tipo de chacota provinda de terras sem mundial e afins.

Inicialmente, gostaria de traçar o foco da análise. Em se tratando de centroavantes, o principal ponto a se analisar é bola na rede, não é? Mas observando a diferença entre esses 4 envolvidos, fica difícil comparar quantidade, então decidi comparar a quantidade em relação ao número de jogos: a média de gols por jogo. Também destaco que preferi usar somente os dados em clubes, já que as estatísticas em seleções dos 4 jogadores não são tão relevantes. Mais detalhes aparecerão durante o texto. Ademais, inicialmente eu usei como fonte a Wikipedia, mas, já prevendo eventuais choros, usei o soccerway, que creio ser mais dotado de 'credibilidade', apesar de os números terem saído bem parecidos...

Vamos começar com Ricardo Oliveira, sem dúvidas o mais consagrado dos 4, e o único cujos números o tornam incontestável. Ricardo Oliveira tem incríveis 236 gols em 410 jogos, o que lhe confere a média de 0.57 gols por jogo - a maior dos 4, disparada. É um jogador vitorioso, dispensa apresentações, e chega a ser injusto compará-lo com os outros 3, pois os números são imensamente superiores. Talvez não bata o Jô em títulos importantes, mas, no geral, na minha humilde opinião, é o melhor dos 4.

Indo para Borja, esse o mais novo dos 4, com 24 anos. Engana-se quem pensa que Borja sempre foi esse sucesso todo. Até o ano de 2016, o jogador acumulava passagens por inúmeros clubes, e sem sucesso em nenhum. Sua média de gols em 2016 beira 1 gol por jogo, o que é um absurdo, mas, em toda a sua carreira, Borja tem 0.37 gols por jogo, número extraído de seus 66 gols em 174 jogos. É um jogador promissor, no momento parece ser o mais eficiente dos 4, mas é bom mencionar que o nível do campeonato colombiano não é tão bom assim... Enfim, resta saber se ele será o Borja de 2016 ou o Borja do resto da sua carreira...

Passando para Lucas Pratto, esse que é um bom atacante, mas tem sido muito superestimado ultimamente... Pratto é um caso parecido com Borja, embora seja 4 anos mais velho. E digo que é parecido porque também demorou a encontrar a sua melhor performance, a julgar pelo fato de que, até chegar ao Velez, também já tinha passado por diversos clubes, também sem sucesso. Os números de Pratto talvez assustem-nos, já que, como eu disse, se trata de um jogador um tanto quanto superestimado... Pratto possui média de 0.35 gols por jogo, com seus 117 gols em 331 jogos. E cabe ressaltar que, em sua melhor fase, no Atlético, marcou 42 gols, mas sendo 10 de pênalti, e só ganhou um título mineiro... Pergunte para um atleticano quem foi mais importante, Pratto ou Jô...

E com isso chegamos ao nosso centroavante, Jô. Considerado 'patinho feio' por muitos, os números de Jô mostram uma realidade diferente... De fato, ele possui a menor média de gols dos citados, mas acho que 0.32 de média, frente a 0.35 de Pratto e 0.37 de Borja, não é algo que justifique tamanho preconceito com o jogador... São 122 gols em 377 jogos. Em uma análise fria, Pratto parece levar a melhor de longe, visto que são apenas 5 gols a menos, mas também 40 jogos a menos... Mas uma estatística interessante diz respeito a quantidade de minutos jogados: cerca de 14 mil por Jô, frente a 19 mil de Pratto. Então sim, Jô tem mais jogos, mas menos tempo em campo... Isso reflete muito o período em que entrou por 5,10 minutos por jogo quando surgiu no Corinthians, bem como seu 'fracasso' na Inglaterra, onde também entrou pouco tempo. Em títulos, porém, Jô tem talvez o melhor currículo dos 4, competindo apenas com Ricardo Oliveira, também devido a enorme extensão de sua carreira...

Enfim, essa foi a análise dos 4 centroavantes dos times paulistas... Espero que tenha sido útil e demonstrativa. É importante ressaltar a proximidade nos números dos 3 mais mencionados, então se Borja e Pratto são grandes atacantes, Jô também é. Ou se Jô é ruim, os dois também são. Talvez o que mais pese contra Jô seja o momento atual, visto que nos últimos anos o jogador não esteve em evidência, como Borja no ano passado, por exemplo. Mas aí há mais preconceito com nosso atacante, já que, quanto a Pratto, no ano passado passou boa parte do tempo no banco de reservas ou atuando de ponta, e em 2015, mais da metade de seus gols foram marcados de pênalti, tendo, inclusive, feito menos gols que outro contestado do Corinthians, Vagner Love...

Cabe a nós confiar em Jô, e defendê-los de críticas infundadas. Temos um grande atacante, saibamos valorizá-lo como tal.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhor resposta

Foto do perfil de @nder&on L.h.p

Ranking: 184º

@nder&on 10.098 posts

@boltimao em 11/02/2017 às 11:38

Acho o Jô bom jogador. Futebol e momento, não passado e história.

Momento do Pratto e do Borja é melhor.

Só isso.

Quando o Corinthians terminou o campeonato, numca vi o nome do Jô citado aqui

Eu vi, Gustavo bou, marco Ruben, Téo Gutierrez, portker, Borja, berrio, Tardelli, marinho, entre outros e engraçado o do Jô numca foi citado porque?

Responde ai

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Erasmo Dias

Ranking: 3.321º

Erasmo 914 posts

@erasmolsdias em 11/02/2017 às 17:26

Uma diferença grande de todos esses outros para o Jô, é que foram contratados como a esperança e a estrela máxima do time. Fora os valores, tirando o Ricardo Oliveira que foi de graça para o san7os, os outros 2 tiveram um valor absurdo, que historicamente no futebol brasileiro, nunca será recuperado.

Foto do perfil de Renan Costa

Ranking: 769º

Renan 3.917 posts

@renan.costa6 em 11/02/2017 às 17:06

Jô não escolheu os caminhos certos fora de campo. Começou muito novo do Corinthians e na maioria das vezes não era centroavante (lembro-me na época que para muitos ele lembrava o Rivaldo).

Virou centroavante de fato no CSKA onde ele teve muito sucesso e foi convocado pela primeira vez para a seleção e foi vendido para o Manchester. Com o sucesso começou a surgir ou aparentar mais as farras e foi emprestado ao Everton se não me engano. Começou a jogar fora de posição (no meio campo), voltou para o City cheio de estrelas e não teve espaço.

Jô foi vendido para o Inter e lá ficou mais que evidente a fase de farras dele e posteriormente no atlético mineiro também. No atlético ele voltou a jogar bem mas continuou nas farras o que era ignorado já que o time estava bem, quando o time começou a ir mal o lado da farra pesou e ele foi pra arábia.

Obteve boas médias de gols na arábia e na china e agora voltou ao Corinthians sem esse lado das farras que tanto o prejudicou. Tem tudo pra dar certo e se destacar e ser um dos principais centroavantes do Brasil.

Foto do perfil de Celio Junior

Ranking: 1.509º

Celio 2.131 posts

@celio.junior8 em 11/02/2017 às 14:13

E tem também o fato de que no começo dá carreira do Jô ele não era centroavante, e sim jogador de lado do campo, mas isso ninguém lembra, ele só foi jogar de centroavante já na Inglaterra, talvez por isso a média dele seja a menor dos 4... Ah e vendo essas médias, que fase é essa do futebol brasileiro, esses médias pra centroavante são horríveis, e os caras sendo considerado craques...

Foto do perfil de Rinaldo Alves De Santana

Ranking: 7.886º

Rinaldo 256 posts

@blackwolf em 11/02/2017 às 12:13

Parabéns pelo tópico. O problema é que a imprensa desmerece o jogador, sem se ater aos critérios técnicos. O Jõ realmente poderia ter tido um desempenho muito melhor, mas se deixou envolver em algumas situações delicadas. Parece que superou essa fase e deve corresponder. Mas precisa de alguém que jogue mais próximo a ele.

Publicidade

Foto do perfil de Henrique M

Henrique 56 posts

@mateusintimao em 11/02/2017 às 12:05

Tópicos assim que precisamos!

Foto do perfil de Luiz Henrique

Ranking: 879º

Luiz 3.457 posts

@luizhenrique em 11/02/2017 às 11:48

Centroavante é bola na rede!

No fim de 2017 veremos quem jogou mais bola foi mais importante, ganhou títulos e marcou mais gol!

Foto do perfil de Hasan Khalil Zoghbi

Ranking: 5.189º

Hasan 503 posts

@hasan em 11/02/2017 às 11:43

Ainda acredito no coletivo, foi assim em 2015

Foto do perfil de Bob Marley

Ranking: 25º

Bob 30.034 posts

@felipemarley em 11/02/2017 às 11:43

Amigo, não sejamos hipócritas, se você pudesse escolher 1 dos 4 escolheria o Jô? Duvido...