Venha fazer parte da KTO
x

Post de Mateus no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Essa pequena taça do mundo de 1953 é moralmente MUITO mais mundial que a copa rio 51 do palmares, essa é a diferença de um gigante para um pequeno, não precisamos mendigar títulos para nos acharmos grandes

em Bate-Papo da Torcida > Quando o Corinthians ficou reconhecido internacionalmente

Em resposta ao tópico:

O Corinthians formou uma das melhores equipes do mundo na década de 50 e ganhou quase tudo que disputou, vencendo muitas equipes estrangeiras.

1951: o Corinthians fez a sua primeira partida no exterior. Foi em um quadrangular amistoso realizado no Uruguai em comemoração ao primeiro aniversário da conquista da Copa do Mundo no Brasil. O Timão enfrentou um combinado uruguaio, que contava com quatro jogadores campeões mundiais e venceu por 4x1.

1952: o Corinthians realizou pela primeira vez em sua história uma excursão internacional. O time passou por Turquia, Suécia, Finlândia e Dinamarca. Ao todo foram 16 jogos com 12 vitórias, 3 empates e uma derrota. Foram marcados 57 gols (média de 3,5 por partida). Essa excursão rendeu ao clube o título honorífico Fita Azul do Futebol Brasileiro.

1953: A conquista do Torneio Rio-São Paulo deu ao Corinthians uma vaga no antigo Torneio Internacional de Clubes, conhecido na época como Torneio de Caracas ou Troféu Marcos Pérez Jiménez e posteriormente como Pequena Taça do Mundo. Os adversários do Timão foram Barcelona (Campeão Espanhol), Roma (Campeão Italiano) e Seleção de Caracas (representante da cidade sede). Os jogos foram disputados em sistema de pontos corridos com turno e returno. Superando todas as expectativas o Timão venceu o torneio com 100% de aproveitamento.

1954: o Corinthians recebeu mais um título honorífico: Campeão Internacional dos Invictos, referente ao período entre 1952 e 1954 quando o time ficou 32 partidas sem derrota para equipes estrangeiras. Nenhum outro time brasileiro conseguiu essa façanha. Nesse período, além da excursão pela Europa em 1952 e da Pequena Taça do Mundo em 1953 houve mais 11 jogos de invencibilidade.

1955: o Timão venceu o Torneio Internacional Charles Miller que contava com Peñarol, Benfica, Palmeiras, Flamengo e América-RJ. Foram 4 vitórias e 1 empate.

1956: o Corinthians disputou a Copa do Atlântico, um torneio sul-americano disputado por clubes do Brasil, Argentina e Uruguai, considerado um dos propulsores da Copa Libertadores da América. Nas oitavas o Corinthians empatou em 2x2 com o Danúbio do Uruguai e o classificado teve que ser decidido em um sorteio, no qual o Timão levou a melhor. Nas quartas e na semifinal o Corinthians venceu o Santos e o São Paulo pelos placares de 4x3 e 2x0 respectivamente. A final deveria ser disputada contra o Boca Juniors, mas esses jogos nunca aconteceram. Diversas fontes apontam que o clube argentino se negou a jogar por ter discordado da realização do terceiro confronto em terras brasileiras. Porém essa informação não é oficial e os principais historiadores apontam que não houve a finalíssima por motivo de “falta de datas”. No entanto o título ficou com o Corinthians pelo chamado W.O.

1959: O Timão fez sua segunda excursão pela Europa. Não tão brilhante quanto a primeira, mas com bons resultados: 7 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. Destaque para a goleada de 5x3 sobre o Barcelona.

Responder ao post do Mateus

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Pepto Fernandes

    Fellix Torres e Cacá kkkkk

    Última resposta há 35 segundos por Luis soung ju kim

    2respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Gabriel Silva

    Fortes emoções amanhã...

    Última resposta há 40 segundos por Luis soung ju kim

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de marcio baranto

    Segredo pra vencer amanhã

    Última resposta há 57 segundos por gustavo leroy

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Marcos Vinicios

    Futebol não se constrói em 24 horas

    Última resposta há 57 segundos por Cleiton Pereira

    22respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Safagner pilantra

    Jogaram 25 milhões no lixo com esse matheuzinho

    Última resposta há 2 minutos por marcelo soarez

    6respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Pedro Augusto

    Augusto Melo montou um bom elenco?

    Última resposta há 2 minutos por gustavo leroy

    15respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Danilo Angelo SCCP

    Entrevista do Matheus Pereira para o The Players' Tribune

    Última resposta há 2 minutos por Kleber Regis Ferreira Puhina

    32respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Thiago Ferreira

    Carlos Miguel não irá demorar muito para ir embora...

    Última resposta há 2 minutos por Fernand Dy

    41respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Haaland Corinthiano

    É bom que António Oliveira insista no Cássio

    Última resposta há 3 minutos por Luis soung ju kim

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Edney Paes

    Parabéns Cuiabá, é assim que se faz!

    Criado em 7 minutos por Edney Paes

    0respostas

    acessar o tópico