Post de Rodrigo no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

O importante mesmo é carregar 30 milhões de loucos a onde for... História e títulos são importantes tão quanto os seus torcedores...

em Bate-Papo da Torcida > Qual o maior orgulho da história do Corinthians?

Em resposta ao tópico:

Saudações Corinthianas a todos, criei essa enquete para saber a sua opinião, afinal, para você, qual o maior orgulho da história do Corinthians, vou tentar listar os maiores deles por ordem, vamos começar?

1910 a fundação

A começar pela sua fundação, às 20h30 do dia 1º de setembro, à luz de um lampião, na esquina das ruas José Paulino e Cônego Martins, no bairro do Bom Retiro, o grupo de operários formado por Anselmo Corrêa, Antônio Pereira, Carlos Silva, Joaquim Ambrósio e Raphael Perrone fundaram o Sport Club Corinthians Paulista. Com mais oito rapazes, foi formada a reunião dos primeiros integrantes e sócio-fundadores do Timão, que teve seu nome inspirado na equipe inglesa Corinthian-Casuals Football Club, que fazia excursão pelo Brasil. O presidente escolhido por eles foi o alfaiate Miguel Battaglia, que, já no primeiro momento, afirmou: 'O Corinthians vai ser o time do povo e o povo é quem vai fazer o time'. Um terreno alugado na Rua José Paulino foi aplainado, virou campo e foi lá que, já no dia 14 de setembro, o primeiro treino foi realizado diante de uma plateia entusiasmada, que garantiu: 'Este veio para ficar!'.

1940 Pacaembu


No dia 28 de abril, aos olhos de mais de 50.000 torcedores corinthianos, o Timão inaugurou o estádio do Pacaembu, vencendo o Atlético-MG por 4 a 2, mal sabia o clube e os torcedores que ali, seria o nosso palco de glórias até a construção da nossa moderna Arena.

1951 O ataque dos 100 gols


Após 10 anos, o Alvinegro foi campeão paulista novamente. O ataque formado por Cláudio, Luizinho, Baltazar, Carbone e Mário fez 103 gols em apenas 30 jogos. No mesmo ano, o Corinthians disputou sua primeira partida fora do Brasil. No Torneio Internacional/Quadrangular de Montevidéu, o clube derrotou o Combinado Uruguaio por 4 a 1 no estádio de Montevidéu.

1976 Invasão Corinthiana

Calcula-se que cerca de 80 mil corinthianos tenham viajado até o Rio de Janeiro para assistir ao jogo em que o Corinthians empatou com o Fluminense por 1 a 1, ganhou nos pênaltis (4 a 1) e classificou-se para a decisão do Campeonato Brasileiro de 1976 contra o Internacional. É, até hoje, um dos maiores deslocamentos pacíficos do homem no mundo.

1977 Fim do Jejum


Depois de 22 anos, oito meses e sete dias, o Corinthians era novamente campeão paulista. O gol foi marcado por Basílio na final do Campeonato Paulista na vitória por 1 a 0 sobre a Ponte Preta, realizada no Morumbi no dia 13 de outubro. Quatro dias antes, o estádio registrou seu maior público: 146.072 pessoas acompanharam um dos jogos da final entre as equipes. O Timão terminou a competição com 72 gols marcados em 48 partidas. No time do técnico Oswaldo Brandão, o artilheiro do torneio foi Geraldão, com 25 gols.

1982 Democracia Corinthiana


Embalado pelos ideais da Democracia Corinthiana, o Timão foi campeão paulista naquele ano. O movimento visava maior participação dos jogadores e demais empregados do clube nas decisões do Departamento de Futebol. Durou até 1985 e contou com um grupo de jogadores talentosos e únicos, como Sócrates, Casagrande, Zenon, Biro-Biro, Zé Maria e Wladimir, entre outros.

2000 O primeiro Mundial


O primeiro título mundial de clubes reconhecido pela Fifa veio com uma vitória nos pênaltis contra o Vasco depois do empate sem gols no tempo normal. A escalação da final foi: Dida, Índio, Adílson, Fábio Luciano e Kléber; Rincón, Vampeta, Ricardinho e Marcelinho; Edílson e Luizão. O Alvinegro fez seis gols em quatro jogos disputados. O segundo tento de Edílson no empate em 2 a 2 contra o Real Madrid é considerado um dos mais marcantes da história corinthiana.

2009 Ano fenomenal


Um dos maiores ídolos do futebol de todos os tempos foi o principal nome daquele ano no Corinthians. Ronaldo, o Fenômeno, marcou o gol mais bonito de sua carreira no primeiro jogo da final do Paulistão contra o Santos. Com a vitória por 3 a 1, bastou um empate em 1 a 1 na volta para o Alvinegro levar o caneco de forma invicta. Dois meses depois, em julho, o Timão venceu o Internacional em casa por 2 a 0 no primeiro duelo da final da Copa do Brasil. Em Porto Alegre, o resultado de 2 a 2 garantiu mais um título ao Coringão.

2012 O ano inesquecível!


Pela primeira vez na história, o Corinthians foi campeão da Libertadores. E, para ser perfeito, de forma invicta! Foram 22 gols marcados e apenas quatro sofridos em oito vitórias e seis empates. O atacante Emerson marcou os gols da vitória por 2 a 0 contra o Boca Juniors (ARG) no jogo de volta da grande final. A escalação da partida foi: Cássio, Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo e Alex; Jorge Henrique e Emerson. O gol de cabeça Paulinho contra o Vasco, que levou o Corinthians às semifinais da Libertadores, já é considerado por muitos o mais marcante da história do clube. Além disso, o Timão conquistou a Copinha também de forma invicta e teve um atleta medalhista olímpico em Londres. O nadador Thiago Pereira ficou com a prata nos 400m medley. Em dezembro, o Bando de Loucos invadiu o Japão e viu o Corinthians conquistar o Mundial de Clubes da Fifa pela segunda vez. Guerrero marcou de cabeça e garantiu o título contra o Chelsea no ano que se tornou inesquecível para a Fiel Torcida.


10 de maio de 2014

A Arena Corinthians finalmente foi inaugurada, depois de tanta espera, finalmente tínhamos o nosso tão sonhado estádio. Estádio esse que foi palco da abertura da Copa do Mundo e uma das mais modernas Arenas já construídas.

Fora da ordem, mas não menos importante, nossos maiores ídolos também merecem um destaque especial nessa gigante história do Corinthians!

Que história linda, eu amo ser Corinthians!

Vote no acontecimento que você ache mais importante.

Um abraço a toda nação!

Ver resultado
Participar

Responder ao post do Rodrigo

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Adriano de Souza Franco

    Os erros do Corinthians em 2018

    Última resposta 1 segundo por Rogério Cardoso que tem 13840 posts no fórum

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Adriano de Souza Franco

    4-3-3

    Última resposta 1 segundo por Caçador de RUIMerete que tem 450 posts no fórum

    6respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Sandra Lima

    Cássio pós Jogo

    Criado em 4 segundos por Sandra Lima que tem 125493 posts no fórum

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Marcos Rogério Menezes

    E o Jegue do jair vai de Romero e Clayson de Novo?

    Última resposta 21 segundos por J. Freitas que tem 1457 posts no fórum

    9respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Igor Bezerra de Sousa

    Técnico pra 2019

    Última resposta 25 segundos por Larry Lahr que tem 3699 posts no fórum

    5respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Gilvan Jose de Lima

    Quebrei um Bambi que tentou me zoar

    Última resposta 36 segundos por Marcelo Santos Duarte que tem 270 posts no fórum

    20respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Pedro Neto

    Pedrinho por 25 milhões de reais, quer apostar?

    Última resposta 47 segundos por j3kyl hyde que tem 264 posts no fórum

    11respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de edgard romanato

    Se o Dedé jogasse no Corinthians...

    Última resposta 1 minuto por danilo ferreira que tem 260 posts no fórum

    7respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Fábio Chamusca de Carvalho

    Sobre falta de lógica, incompetência, e outros demônios

    Última resposta 1 minuto por tiago pexe que tem 2940 posts no fórum

    184respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fernando S.

    Malcom pode ir para o Tottenham

    Última resposta 2 minutos por Eder Linhares que tem 414 posts no fórum

    16respostas

    acessar o tópico